O que é lã Lana?

O termo “Lana” na designação de um novelo de fio de tricô significa lã pura, sem uso de impurezas. Essa fibra é mais utilizada para tricotar suéteres quentes, meias, cachecóis e outros itens de inverno projetados para proporcionar aconchego e conforto ao seu dono. A designação Lana pode ser usada em conjunto com outras marcações, que indicarão a adição de determinados componentes. Podem ser fibras de lã de outras raças, bem como componentes sintéticos.

O que é lã Lana?

O termo “Lana” na etiqueta do fio significa lã pura. É muito macio e agradável ao corpo, as coisas feitas com esta fibra são quentes e confortáveis ​​de usar. Pode haver designações adicionais, por exemplo:

  • lana vergine (traduzido como “lã natural”, pois os fabricantes querem indicar a composição absolutamente natural do fio, sem mistura de fibras sintéticas);
  • pura lana (significa “lã pura”; muitos fabricantes usam esta designação para enfatizar a compatibilidade ambiental do material);
  • lana merino (significa "lã merino australiana").

Importante! Além disso, usando símbolos adicionais no rótulo, você pode determinar o grau de maciez da fibra, mesmo sem tocar na meada.

Lana Lã

Esta marcação é muito conveniente, especialmente ao encomendar fios remotamente, através de lojas online ou outros métodos. Nesse caso, a costureira pode escolher o fio adequado para o futuro produto, com base apenas nas marcações do fabricante.

Descrição do tipo de lã

Lana é uma fibra pura de matéria-prima natural, feita de uma ou outra espécie. Podem ser ovelhas, camelos ou alpacas, bem como suas variedades. Esses fios podem ser em tons claros ou escuros naturais, bem como tingidos nas mais diversas cores, brilhantes e inesperadas.

lana lã

Também é rotulado de acordo com o tipo de fibra. Se a seleção foi feita com muito cuidado com a triagem das fibras estragadas por impurezas, esse é o tipo de fio mais popular e caro. Pode até ser usado para tricotar roupas infantis.

Recursos, atributos de qualidade

Os fios feitos de matérias-primas naturais têm uma série de vantagens sobre seus equivalentes sintéticos:

  • higroscopicidade (os produtos não molham bem e são capazes de retirar a umidade do corpo, permanecendo absolutamente secos);
  • respeito ao meio ambiente (pêlo natural e agradável ao corpo é muito confortável no uso diário);
  • elasticidade (as fibras são muito resistentes à deformação, a peça praticamente não enruga);
  • força (se estica facilmente e depois retorna à sua forma original);
  • condutividade térmica (um produto feito com matéria-prima pura retém bem o calor e não interfere na “respiração” do corpo).

No entanto, este fio tem as suas desvantagens. É pouco resistente à abrasão, resultando na formação de pellets durante o desgaste.O fio de baixa qualidade também pica o corpo de forma desagradável, o que é especialmente importante que as pessoas com pele sensível saibam com antecedência. Os produtos requerem cuidados constantes e cuidadosos.

Lana Lã

É por isso que a lã pura raramente é usada para fazer itens de uso diário. Normalmente, fibras sintéticas são utilizadas nos fios, o que melhora significativamente as características de qualidade do produto.

Críticas e comentários
D Danily:

Eu tinha um casaco feito de lã 100% pura, mas meus pais sempre o vendiam por duzentos hryvnias para se livrarem rapidamente das coisas.

Materiais

Cortinas

Pano