O que é laster de lã

Nas lojas de artesanato hoje você encontra uma grande variedade de fios para tricô manual e à máquina. Portanto, muitas costureiras se deparam com uma difícil escolha de fios com nomes muito estranhos e incompreensíveis. Uma das variedades de fio é a lã Laster. Sempre levanta muitas dúvidas sobre seu nome e as características do material.

Lã Laster - o que é isso?

O termo "lustre" traduzido do inglês significa "brilho". É esta palavra que melhor caracteriza este tipo de fio confeccionado com lã natural de ovelha ou de outras raças animais. Possui um brilho suave incomum, não tão evidente como no Lurex, mas ainda assim muito perceptível e mais nobre.

laster lã diamante

As marcações dos fios tentam enfatizar esta propriedade única por todos os meios:

  • Brilhante;
  • Safira;
  • Diamante.

Importante! Por analogia com as pedras preciosas, a lã Laster aumentou a resistência. As peças confeccionadas com esse fio apresentam maior resistência às influências externas e podem até ser lavadas na máquina.

Além disso, o fio do produto é muito macio e macio, agradável ao corpo. Isto é especialmente importante para as pessoas. propenso a reações alérgicas e pele sensível.

Como é obtido esse tipo de lã?

Antes que um lindo fio de tonalidade nobre e brilho caia nas mãos de uma costureira, a lã com que é feito passa por várias etapas de confecção. Todas essas manipulações são feitas na fiação, onde a lã tosquiada das ovelhas vai parar imediatamente após a tosquia:

  • limpeza de impurezas (folhas de grama, poeira e sujeira do velo são limpas com dispositivos de escarificação);
  • lavagem (uma ação repetidamente repetida destinada a limpar completamente a lã resultante de contaminantes);
  • coloração (as matérias-primas preparadas são mantidas em solução de corante natural por 3 horas, a temperatura deve ser de no mínimo 120°C);
  • cardação (a matéria-prima obtida após o tingimento passa por cardadoras, que transformam o velo em uma fibra fina pronta para ser fiada).

Em seguida, a fibra é gradualmente nivelada e prensada. Recebendo bobinas exclusivas, que depois são colocadas em um aparelho especial. Sua função é embeber a fibra em ácido e depois revesti-la com resinas sintéticas. Só depois disso a fibra é transformada em um fio completo, conhecido por nós como “Laster”.

Como é caracterizado?

Como já mencionado, a principal característica distintiva da lã Laster de outros tipos de fios é o seu brilho incomum e nobre. Os produtos feitos com esse fio acabam sendo muito bonitos e inusitados. Os vestidos e outras roupas femininas, bem como os produtos de higiene infantil, ficam especialmente atraentes.

características de lã

Importante! Ao contrário do lurex e de outras fibras que possuem brilho, o Laster oferece um brilho discreto e sofisticado.Não irá “prejudicar” os olhos e parecerá sem gosto.

Além disso, os itens feitos de lã Laster são excepcionalmente macios, graças à fibra fina. Aderem agradavelmente ao corpo sem irritar a pele. Isto é especialmente importante para crianças e pessoas com pele sensível. A lã não coça e é muito leve. Os produtos feitos de laster retêm perfeitamente o calor e ao mesmo tempo parecem absolutamente leves.

Prós e contras da lã Laster

Este tipo de fio apresenta uma série de vantagens inegáveis:

  • aumento da condutividade térmica (devido à sua frouxidão, o fio permite reter o calor mesmo que o tecido seja fino);
  • higroscopicidade (devido à porosidade da fibra, o tecido permite a passagem da umidade sem se molhar e permite que o corpo “respire”);
  • riqueza de cores (devido às peculiaridades do revestimento com resinas sintéticas, a cor fica mais saturada; esse fio costuma ser oferecido nas versões mais brilhantes);
  • “flocos fechados” (no material comum há uma grande quantidade de flocos, que revelam muito rapidamente os odiados pellets do produto; isso não acontecerá com as coisas da Laster).

No entanto, este tipo de fio também tem as suas desvantagens. Portanto, tem um preço bastante caro, isso se explica pelas peculiaridades da produção, durante a qual se perdem mais de 30% das fibras. Além disso, o tratamento com resinas especiais traz alguns inconvenientes ao trabalhar com esse tipo de fio. É mais escorregadio e se esforça constantemente para escorregar da agulha de tricô.

Apesar de algumas desvantagens, este tipo de fio é amplamente utilizado na produção de diversos tipos de roupas. É muito bonito em comparação com modelos semelhantes feitos de lã comum e é agradável de usar.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano