O que é lã da Virgínia

Com a chegada do frio do inverno, os guarda-roupas são reabastecidos com diversos suéteres, chapéus, cachecóis e luvas de lã natural. O mais comum é considerado o ovino, pois possui as melhores características de preservação do calor, “respiração” do corpo e leveza. Porém, é importante prestar atenção ao tipo de lã com que a peça é feita. Assim, os especialistas aconselham a escolha de suéteres feitos com fios rotulados como lã virgem, que significa “lã virgem”. Muitos chamam isso de material de ovelha virgem ou fibra de cordeiro adulto. Em qualquer caso, apresenta muitas vantagens em relação a outros tipos de fibra.

O que é lã da Virgínia

Esta espécie é matéria-prima tosquiada ou penteada de uma ovelha jovem durante o período de muda. Esta lã não é pré-tratada e por isso é muito macia e fina. Os produtos feitos com esse fio são quentes, leves e muito bonitos.

lã virgem

As principais características são:

  • magreza (a espessura da pilha é de apenas 20 mícrons, o que é aproximadamente 2 a 3 vezes menor que a espessura de um fio de cabelo humano);
  • maciez e brilho (a maciez natural da fibra é preservada graças à tosquia manual das ovelhas);
  • beleza (o pêlo é cortado de ovelhas jovens da raça Merino, considerada elite na fiação);
  • cacho em forma de saca-rolhas (só este tipo tem característica semelhante, o que nos permite considerá-lo ideal para confecção de casacos).

Importante! A lã Virgínia é muito delicada e macia, muito adequada como base para agasalhos, casacos e gabardinas. É agradável ao corpo e fica lindo graças ao seu brilho natural incomum.

Descrição de como obter

Os fabricantes costumam rotular esse tipo de lã como New Wool, que significa lã "nova" ou pura, retirada diretamente após o corte para fazer o fio. Isso significa apenas que ela não passou por nenhum tratamento antes. É por isso que essa fibra é muito mais cara do que outros tipos de fios.

Um fio feito de pêlo de cordeiro jovem é fino e agradável ao toque. Não pica e aquece eficazmente mesmo nas geadas mais profundas. Ao mesmo tempo, os produtos feitos com esse material são leves e bonitos.

lã virgem

O processo de obtenção da lã envolve pentear as ovelhas jovens durante a muda ou cortar o delicado pêlo macio, sem qualquer pré-tratamento ou tecelagem. Essa pilha raramente é tingida, preferindo-se usar tonalidades naturais nos produtos.

Importante! A lã é considerada de alta qualidade somente se for tosquiada de ovelhas vivas e absolutamente saudáveis.

Dependendo da espessura da malha, você pode encontrar suéteres grossos e quentes para o inverno ou casacos para o outono frio ou início do inverno em lã Virgínia. Pulôveres finos tricotados à mão são perfeitos para o período de entressafra. Eles permitem que o corpo “respire”, retenha bem o calor e não absorva umidade.

Propriedades deste tipo de lã

Muitos usuários, tendo descoberto a marcação Virdgin Wool em suas roupas ou planejando tricotar suéteres e suéteres com esse fio, fazem perguntas sobre as propriedades básicas dessa lã de elite. Existem muitos deles:

  • os produtos são muito quentes (os fabricantes afirmam isso com segurança e afirmam que suéteres e casacos feitos com esse tipo de fio são excelentes para o uso diário);
  • resiliente e elástico (as coisas não rolam e se ajustam perfeitamente à figura, sem causar transtornos no uso);
  • resistente a manchas (os produtos não requerem cuidados adicionais complexos);
  • praticamente não enrugam (mantêm bem a forma e não a perdem mesmo com o uso intenso).

Seguindo as regras básicas de cuidado dos produtos de lã, você pode preservar por muito tempo as qualidades externas originais do produto. A lavagem das mãos e os cuidados oportunos tornarão possível usar esse suéter por várias temporadas consecutivas.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano