De que é feita a lã peruana?

Os produtos feitos de lã peruana são muito populares. Eles se distinguem por sua maciez especial e textura agradável à pele. Leia mais sobre os métodos de obtenção deste tipo de lã, bem como suas características.

Lã peruana

A base da matéria-prima para a fabricação do fio é extraída no Peru. Portanto, o material resultante é denominado lã peruana. Para fazer isso, eles levam lã de alpacas de alta montanha. Esse tipo de fibra animal é um dos mais caros do mundo. Uma característica distintiva desta composição é que as fibras apresentam boas propriedades termorreguladoras. Eles podem expandir quando expostos ao frio e, inversamente, contrair em temperaturas mais altas.

Lã peruana

É dada grande importância à gordura das ovelhas. Nesses animais, a superfície da pele é mais lisa e densa, e o pêlo é mais elástico e pode ser bem cortado. Durante o corte, o pelo deve estar seco.

IMPORTANTE! A lã de ovelha normal possui fibras mais grossas com cachos característicos. Pode picar e causar desconforto.

Como conseguir lã

A lã cortada de animais é classificada manualmente de acordo com a cor, espessura e outras características de qualidade. Fibras mais finas e mais longas são selecionadas para a produção de tipos de fios de elite. Vejamos várias etapas da produção de lã:

  • Limpeza. Utilizando uma máquina especial é realizado o processo de separação das rebarbas;
  • Em seguida, emaranhados e detritos são desfeitos;
  • Lavar. As matérias-primas são lavadas em banhos especiais de imersão e espremedura e depois encaminhadas para a secadora;
  • Pentear e alisar fibras. O resultado é um top. Na maioria das vezes é misturado com outros compostos naturais, como algodão ou seda;
  • Envio dos topos para fiações, onde os fios assumem o formato desejado pelos clientes;
  • Coloração. O material possui uma variedade de tonalidades que vão do branco claro e cinza ao marrom escuro e preto. Adapta-se bem à coloração, por isso você encontra uma grande variedade de tonalidades nas lojas. O resultado é um fio macio e sedoso com leve brilho.

REFERÊNCIA! A utilização de compostos químicos no processo de fabricação do fio é minimizada, o que torna este produto ecologicamente correto.

Peculiaridades

Lã peruana de quem

Em termos de propriedades, o material não é inferior a nenhum dos outros tipos de fio. Possui as seguintes características e vantagens distintivas:

  • Termorregulação. Conduz bem o ar e retém o calor;
  • Hipoalergênico. Este material não causa alergias e não irrita a pele;
  • Durabilidade e resistência ao desgaste. Os comprimidos nunca aparecem nas coisas tricotadas com este material;
  • Propriedades repelentes à água;
  • Resistente às manchas por não conter sebo;
  • Conveniência e facilidade de tricô.Os fios são muito grossos, por isso os produtos são volumosos e tricotam rapidamente.

Este material é escolhido tanto por iniciantes quanto por artesãs mais experientes. É possível aprender a tricotar com esse fio em duas noites, enquanto relaxa após o trabalho principal ou estudo. A linha tem espessura de 7 a 8 mm, não emaranha e cabe facilmente em um lindo padrão. Durante o funcionamento, não esfrega os dedos, o que não se pode dizer das outras variedades. Você pode tricotar diversos modelos de lenços, laços, chapéus, luvas, pulôveres e até bolsas.

ATENÇÃO! Itens confeccionados com esse tipo de material requerem lavagem cuidadosa em água fria com adição de detergentes neutros.

A lã peruana atende a todos os padrões internacionais de qualidade e pode satisfazer as necessidades dos clientes mais exigentes. Graças à escolha deste material, o processo de tricô se tornará um verdadeiro prazer.

Críticas e comentários
E Inna:

Que tipo de artigo analfabeto é esse? Em primeiro lugar, se estamos falando das marcações em um novelo de lã, então a lã peruana é a lã das ovelhas peruanas das terras altas, mas não da alpaca.
Em segundo lugar, a alpaca não dobra e o fabricante indicará definitivamente na etiqueta do fio que tipo de alpaca é. Alpaca real, Baby alpaca ou alpaca superfina. Porque a lã peruana e a alpaca são fibras diferentes.A alpaca é muito mais cara que a lã das ovelhas peruanas. Lendo o artigo, você pode pensar que uma alpaca é uma ovelha. Na verdade, a alpaca nem pertence à ordem das lhamas. Segundo pesquisas recentes, trata-se de parente da vicunha, cuja lã é a mais cara do mercado de fibras.

Materiais

Cortinas

Pano