Como a lã é feita de leite?

O fio obtido a partir do leite tornou-se uma alternativa valiosa ao material natural feito de pêlos de animais. A seguir, consideraremos suas características e tecnologia de fabricação.

Fio de leite

Muitas pessoas já apreciaram fios feitos de leite. Tem um hidratante natural e tem efeito benéfico na pele humana, alivia reações alérgicas e ainda suaviza rugas finas.

leite 1

Produtos feitos de lã de leite tornaram-se uma dádiva de Deus para pessoas com pele sensível. O material é leve, volumoso, absorve líquidos rapidamente e não desbota.

Referência! Devido à boa capacidade do fio de ser tingido mesmo em baixas temperaturas, uma grande variedade de cores pode ser encontrada à venda.

Benefícios da Fibra Proteica

As fibras proteicas são obtidas através da polimerização das proteínas caseína encontradas no leite e da zeína encontrada nos grãos de milho. As seguintes vantagens das fibras são destacadas:

  • suavidade;
  • propriedades bactericidas e antifúngicas;
  • respeito pelo ambiente e efeitos benéficos para a saúde;
  • boas qualidades de isolamento térmico;
  • a higroscopicidade e a elasticidade estão próximas do material natural;
  • a escala de produção é limitada pela disponibilidade de matéria-prima, pois o produto também é um alimento valioso.
fibra de proteína de leite

Fibra proteica do leite.

Atenção! Entre as desvantagens das fibras proteicas estão os indicadores de baixa resistência, principalmente quando molhadas.

Tecnologia de produção

O processo de produção da lã começa com a separação da nata do leite. O resultado é leite desnatado contendo 3-3,5% de caseína. Em seguida, a água é separada e seca e obtém-se o requeijão triturado. É misturado a uma solução de soda cáustica, obtendo-se uma massa espessa e pastosa. A caseína líquida é então alimentada em máquinas de fiar, onde endurece em fios sob a influência de reagentes especiais. Todos os fios resultantes são amarrados em um feixe, lavados de produtos químicos e enviados para bronzeamento.

fio de leite

Fio feito de leite.

Um método para aumentar a resistência foi proposto pela primeira vez por tecnólogos soviéticos. Durante o processo de acabamento, o fio deve ser tratado com formol. A solução, penetrando na estrutura, combina moléculas de proteína em uma única “molécula grande”. Após esse procedimento, a superfície das fibras fica lisa, enquanto a lã natural fica coberta por minúsculas escamas. Assim, as fibras ganham a aparência adequada antes de serem enviadas para a fiação.

Importante! Quando as fibras de caseína são acesas, as pontas carbonizadas permanecem em forma de bolinhas e o cheiro da queima é exatamente igual ao da lã natural.

Suplementos “saudáveis”

fio de caseína de leiteA lã de caseína não é utilizada na sua forma pura. Geralmente é misturado com lã de ovelha, cabra ou outra lã natural. Dependendo do aditivo, o material muda suas propriedades. Obtêm-se fios lisos e brilhantes combinando com algodão e seda. Esses produtos proporcionam uma sensação de frescor mesmo em climas quentes.Uma mistura com caxemira confere volume e boas propriedades de isolamento térmico.

Na aparência, a lã leiteira é muito semelhante à lã normal. Também aquece bem e é agradável ao corpo. Além disso, essa lã é muito mais barata. Afinal, mil litros de leite fornecem a mesma quantidade de matéria que dez ovelhas por ano.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano