As artesãs que já dominam a técnica da feltragem de lã às vezes começam a experimentar a feltragem em diferentes produtos. Um dos resultados de tais experimentos foi a tecnologia - Nunovoil. Alguns acreditam que este é o nome da técnica de feltrar seda sobre lã. Na verdade, quase qualquer tecido pode ser usado para esta técnica, se necessário.
Como sentir rapidamente a lã no tecido?
No bordado, a técnica nunovelt pode ser útil em uma ampla variedade de casos.
O tecido é usado para decorar bolsas, agasalhos ou joias. Desta forma você pode criar uma textura ou padrão. Algumas artesãs enrolam malhas com um padrão para que o produto acabado tenha um belo padrão.
Para que a peça acabada seja feita com alta qualidade, sirva por muito tempo e não se desgaste, é necessário escolher o método correto de incorporação.
Existem dois métodos de feltragem:
- seco;
- método úmido.
Se o produto acabado for utilizado ativamente, lavado e sujeito a mudanças de temperatura, é melhor escolher o método úmido.
A sequência de ações neste caso é a seguinte:
- A tela é disposta no produto acabado.
- A lã é disposta ao longo das bordas para combinar com o tecido. Para materiais finos, 2 camadas são suficientes. O primeiro se desdobra horizontalmente, o segundo – verticalmente. Não há necessidade de a 2ª camada se estender muito além das bordas, caso contrário, formar-se-á um excesso de volume.
- O tecido e a tela são umedecidos com água e sabão e aplicado plástico-bolha (bolhas para baixo).
- A seguir, inicia-se o processo de feltragem e distribuição da umidade pela superfície.
- Então você pode passar pela máquina VSM. Para sentir um material fino, 30 segundos são suficientes em uma pequena superfície do tecido.
- Após o VSM, o material é enrolado e enrolado. Nenhuma operação adicional é necessária.
- O tecido é seco e passado a ferro.
O método seco é adequado para itens que serão limpos manualmente. Podem ser sapatos, joias, painéis decorativos ou objetos tridimensionais.
Para feltragem a seco você precisará de um conjunto de agulhas e um aplicador. É melhor usar agulhas importadas e, para não machucar os dedos, compre dedais de borracha.
Com que tecido a lã combina bem?
A lã combina bem com qualquer material natural. Para iniciantes, é melhor começar com tecidos soltos e com trama visível.
Tradicionalmente, acredita-se que nunovelting é o processo de feltragem de lã em seda. A seda tem a textura necessária, além de ser um material leve e bonito. Portanto, é conveniente iniciar suas práticas com ele. A seda natural tem uma peculiaridade: quando molhada com água, encolhe. Portanto, os têxteis são levados com reserva.
Você pode deitar renda ou guipura. Os tecidos com estampas ficarão bem, onde até o preenchimento dos estampas consiste em uma malha fina. É improvável que uma guipura com um padrão denso retenha seu padrão e encolha.
A desvantagem da guipura é a sua elasticidade. Às vezes isso interfere na queda.
Linho, gaze, linho esparso – também ideal para feltragem. Eles têm uma trama solta, você pode até ver os fios longitudinais e transversais no produto acabado.
Que tecido não pode ser feltrado com lã?
Na feltragem, depende muito não só do tecido, mas também da própria lã. Portanto, para feltragem em tecidos densos, é melhor usar lã importada de alta qualidade.
Acredita-se que o mais difícil de sentir é um tecido muito denso ou sintético.
Mas com paciência e experiência, os sintéticos também cairão na lã. Ao mesmo tempo, contrai e cria uma textura no objeto.
Para que a lã seja feltrada em um tecido denso, muitas artesãs passam o tecido em uma máquina de costura com agulha bem grossa. Os threads não estão inseridos. A agulha forma orifícios imperceptíveis através dos quais será realizada a feltragem.
Você também pode fazer isso enrolando a lã jeans
Outra dica que pode ser usada com tecidos grossos é enrolar tecido não tecido Em seguida, a peça feltrada é lavada e enrolada sobre o material de base. Se necessário, ainda pode ser preso com pontos.
Todas as artesãs aconselham fazer amostras de teste antes de começar a sentir o produto principal. A amostra mostrará a resistência ao desgaste do produto e a possibilidade de queda. Nesta fase, você pode corrigir as deficiências.