Muitas vezes, ao comprar um produto de lã, duvidamos da sua composição 100%. E isso se deve, antes de tudo, ao fato de a lã ser uma matéria-prima cara, e um suéter comprado pode custar várias vezes menos que o preço normal. O que faz você se perguntar se o rótulo que indica uma composição natural é verdadeiro ou se existem outras fibras no produto além da lã.
Como reconhecer a naturalidade
Alguém tenta reconhecê-lo pelo toque, mas nem sempre é tão fácil distinguir fibras naturais e fibras misturadas com sintéticas, mesmo que você comece a apertar ou esfregar o material. É muito difícil distinguir a caxemira de uma falsificação. O fato é que muitos fabricantes adicionam fios sintéticos à caxemira, que podem ser difíceis de reconhecer visualmente.
Pistas visuais
Mas ainda é possível distinguir externamente o material natural do sintético. Isto é especialmente verdadeiro para a caxemira. Que muitas vezes é falsificado, passando-se por material sintético, especialmente processado.Para entender a composição de um lenço ou suéter, é preciso apagar a luz do ambiente e tocar no lenço. Se voarem faíscas, é sintético.
Se olharmos os fios através da luz, então as matérias-primas da lã natural possuem fios de espessura não uniforme, enquanto os sintéticos têm a mesma espessura em todo o comprimento do fio. Visualmente, a fibra sintética possui numerosos pellets, enquanto um suéter de lã real praticamente não possui nenhum.
Ao toque
A próxima opção para reconhecer a lã não adulterada é tocá-la. Após cinco minutos, a palma da mão na superfície do produto ficará quente e isso é sinal de tecido natural. Se a palma da mão não sentir calor, isso indica que o material é sintético. Outro método tátil é esfregar o produto com as mãos. Os sintéticos vão ranger. E o material natural nunca fará som.
Se pegarmos um suéter e ele for pesado, esse é o primeiro sinal de que o produto contém um grande percentual de aditivos sintéticos. Os fios de lã natural são leves. Os produtos de lã muitas vezes, mesmo com grande volume - estolas, suéteres longos, não são sentidos no corpo, pois são muito leves. Você pode verificar o suéter se usá-lo. O material não falso aquece imediatamente, mas o material sintético não.
Impacto
Um dos métodos mais eficazes é influenciar o material, que apresentará uma reação característica da lã ou dos sintéticos. O efeito mais comum é atear fogo a um pedaço de linha com um fósforo. Se o local derreter e tiver cheiro de plástico, então este é um fio obviamente falso, não natural. Quando queimada, a fibra natural emite um leve cheiro de cabelo queimado, fios, mas não de plástico, e o material não derrete.
Experimente pressionar o suéter com a mão. Uma pequena marca fosca permanecerá na lã, enquanto uma marca brilhante e brilhante se formará na sintética. Depois de molhar com água, você sentirá o cheiro especial da lã molhada, que também é uma forma de determinar a qualidade.