O nível de desenvolvimento da medicina no século 21 empurrou os remédios populares para as sombras. Mas ainda hoje existem apoiadores suficientes. Por exemplo, aqueles que experimentaram os efeitos positivos obtidos com o uso de bandanas, cintos, meias e outros produtos feitos com pêlo de cachorro.
Propriedades do pelo de cachorro
A melhora do quadro do paciente no tratamento de certas doenças inflamatórias e o alívio das dores nas articulações ocorrem pelo aumento da circulação sanguínea na área do processo inflamatório.
O pelo de cachorro funciona muito bem nos casos em que o calor seco é indicado. Uma compressa seca relaxará suavemente os músculos das costas que ficaram rígidos por ficar sentado por muito tempo.
Seu efeito positivo também foi sentido por quem usava curativo feito de pêlo de cachorro para inflamação ginecológica. O segredo é que em sua estrutura se assemelha a uma antena interna oca feita de tubos, graças à qual não se molha, como a de uma ovelha, e acumula e retém perfeitamente o calor.
A matéria-prima para a confecção de agasalhos ou simplesmente quentes são os pelos de animais de estimação, obtidos penteando os animais. Nem todas as raças de animais de estimação possuem uma pelagem felpuda adequada para tais fins.
REFERÊNCIA. A lã do Chow Chow, Malamute, Collie, Bobtail e Pastor Caucasiano tem boas qualidades. Não cai e permanece seco durante o uso.
O fio feito de lã de terrier é muito rígido, mas, ao contrário, o fio de lã de poodle é muito macio e absorvente de umidade.
Diremos como fiar pêlo de cachorro em casa, manualmente ou usando dispositivos especiais.
Como preparar lã para fiar
Para obter matéria-prima, é necessário escovar seu cão regularmente. Pêlo Curto e Pêlo Arame animais de estimação são penteados uma vez a cada duas semanas, animais de pêlo comprido - uma vez por semana.
Coleção de lã
Coletamos o material penteado em sacos separados, ou preferencialmente em caixas. Você pode usar matérias-primas obtidas na preparação de cães.
IMPORTANTE! O comprimento da lã cortada não deve ser inferior a 2–3 cm.
Limpeza e lavagem
Antes de girar, é necessário separar as fibras dos detritos, pentear, lavar e depois secar.
É mais fácil fiar lã que não foi lavada. Mas esta opção não é adequada para todos devido ao cheiro específico e depende do grau de contaminação da matéria-prima. Para se livrar de um cheiro específico, é aconselhável deixar a lã de molho por 2 a 3 dias em água morna, trocando a água várias vezes.
A lavagem é feita em sacos de malha normais. Caso não tenha, pode usar tecido cortina ou meia-calça de poliamida usada.
Se o animal mora no quintal, a lavagem é feita em diversas águas. A primeira água deve estar quente para remover a gordura, a sujeira e a areia.Para isso, use qualquer produto para lavar lã: Laska, Vorsinka ou shampoo. Em seguida, enxágue bem.
Após a lavagem, a lã é tratada com um agente antiestático para que não fique eletrificada durante o funcionamento. Este procedimento também melhora o cheiro das matérias-primas.
Pentear
Depois disso, as matérias-primas são penteadas usando escovas ou cardadores especiais. Para pequenos volumes, você pode manuseá-lo facilmente com duas escovas normais para cães.
Para fazer isso, coloque um pedaço de lã em uma escova e penteie com outra escova. E assim por diante várias vezes. O resultado são reboques penteados individuais. O procedimento permite obter uniformidade do material em cor e densidade. Isto permite obter posteriormente um fio uniforme em espessura e cor.
IMPORTANTE! Para este procedimento é melhor usar pincéis com agulhas longas. Isso irá acelerar o processo de preparação de matérias-primas.
Noções básicas de fiação
A fiação é realizada com ou sem urdidura.
É bom usar lã, meia lã ou fio acrílico como base. Os produtos feitos de fios com essa base são elásticos e mantêm bem a sua forma.
Se não tiver, pode usar uma viscose mais forte ou um fio de algodão normal (por exemplo, nº 10) de cor adequada.
O pelo de cachorro é escorregadio, então, para evitar que estique, é melhor torcê-lo até formar uma urdidura.
Dominar essa habilidade à revelia é muito fácil. Mas com bastante paciência e habilidade é bem possível.
Se você fiou lã suja, linha de fuso ou carretel, é necessário rebobiná-la em um carretel, amarrá-la em dois lugares (de preferência com um fio de cor visível) e lavá-la.
Métodos para fiar pêlo de cachorro manualmente
Nenhuma ferramenta
Pequenos volumes de matéria-prima podem ser fiados sem ferramentas especiais.
Para isso, o reboque preparado é segurado com a mão esquerda.E com a mão direita, eles puxam dele o mais fino possível e torcem. A torção é realizada sempre em uma direção.
A ponta do fio deve ser amarrada na parte inferior de um bastão de 30 a 40 cm de comprimento e a parte inferior do bastão deve ser pesada com alguma coisa.
Quando um reboque termina, um fio é puxado do próximo reboque da mesma maneira. Traga-o sobreposto à extremidade não completamente torcida do fio anterior e torça-o firmemente.
Assim, cada vez que os fios dos reboques individuais são conectados.
Com ferramenta
Um fuso é usado como ferramenta. Vamos considerar girar com urdidura.
Reforçamos a bobina com a linha da urdidura em um prego ou algum tipo de alfinete fixado na mesa. Em seguida, você precisa puxar o fio e passá-lo por um objeto localizado acima (por exemplo, um abajur, cornija). A linha deve ser alimentada por cima.
Depois de puxar a linha, você precisa amarrá-la na parte inferior pesada do fuso. Em seguida, gire 2 vezes no sentido horário ao redor do fuso e amarre com um laço rasteiro. O processo consiste em girar o fuso no sentido horário pela ponta fina enquanto está pendurado, soltando-o levemente dos dedos. Pratique, você precisa de habilidade!
Em seguida, pegue um pedaço de lã com a mão esquerda e aplique-o na linha na frente do fuso. Puxando constantemente o fio, mova a mão esquerda com o reboque para cima ao longo do fio, girando o fuso em uma direção com a mão direita. Quando os braços atingirem o limite, é necessário retirar o laço do fuso, colocá-lo na coxa e enrolar o fio resultante. Então o processo é repetido.
Para evitar que o produto tricotado fique assimetricamente alongado, a torção é feita após a fiação. Consiste na união de dois fios obtidos na fiação.
IMPORTANTE! A torção de dois fios é realizada na direção oposta à rotação. Se a rotação foi feita no sentido horário, os fios deverão ser conectados no sentido anti-horário.
Fiação mecânica
Em uma roda giratória mecânica
A operação em rodas giratórias mecânicas simples de diferentes tipos é semelhante. Para 2 bobinas disponíveis como padrão conjunto de rodas de fiar, é realizada a fiação e na terceira - tecelagem.
Para começar, prenda a bobina à roda giratória. Em seguida, um fio de urdidura é amarrado ao carretel, enfiado e puxado de cima para baixo na frente das mãos do fiandeiro.
O processo posterior é semelhante à fiação manual em termos de enrolar a lã no fio da urdidura. O processo de enrolar a linha em um carretel é mecanizado. O carretel é acionado por um pedal. Ele coloca a roda em movimento, a partir da qual a bobina gira. São fiados 2 carretéis de fio, dos quais um fio é torcido, pronto para tricotar.
REFERÊNCIA. O fio feito em uma roca simples é mais macio, elástico e agradável do que em uma roca elétrica.
Em uma roda elétrica
As rocas elétricas simplificam e aceleram ao máximo o processo de fiação. Com eles Em uso, é possível definir diferentes modos de velocidade e qualidade para torção de linha.
Trabalhar nesses dispositivos permite que você não se distraia com o enrolamento, pois ele é executado automaticamente. Como resultado disso, o fiandeiro tem a capacidade de enrolar o fio na urdidura com as duas mãos ao mesmo tempo.
Existe uma roda giratória elétrica, mas não há instruções de operação para ela. Onde posso encontrar uma descrição de como trabalhar em uma roca elétrica? Agradeço antecipadamente!