Como fazer um pompom com fios de lã

como fazer um pompom com fios de lã Os pompons são bolas redondas exuberantes que são tradicionalmente usadas para decorar chapéus, lenços, cintos, chinelos e bolsas.

Importante! Não use a palavra “bubão” para nomear um elemento decorativo suave! Este é um termo médico especial usado para descrever doenças linfáticas graves.

Falaremos especificamente sobre pompons. Essas bolas macias, fofas e fofas são o artesanato favorito de muitas costureiras.

O que é necessário para fazer

O fio mais adequado para pompons. Torna o artesanato especialmente exuberante e macio. A espessura do fio é selecionada dependendo do diâmetro da bola. Para os grandes - mais grossos, para os pequenos - mais finos.

Os fios podem não ser novos, como um lenço ou suéter desfiado. Neste caso, devem ser umedecidos e secos para nivelá-los.

IMPORTANTE! De fios “encaracolados”, os pompons ficarão pouco atraentes e desleixados.

Padrão

É necessário cuidar dos padrões.As lojas de artesanato vendem peças prontas, mas não é difícil recortá-las em papel grosso. A largura do anel é metade do diâmetro da embarcação. Quanto maior a largura, maior será a bola. Quanto menor for, mais miniatura será.

Papelaria

Para funcionar, você definitivamente precisará de pontas pontiagudas e bem afiadas tesoura. Dependendo do método escolhido para completar o artesanato, você pode precisar agrafador ou clipes de papelaria, bússola, régua, lápis.

Como fazer um pompom

Existem diversas maneiras de fazer esse acessório.

A maneira clássica - em um anel de papelão

  • Recorte o padrão. Usando um compasso, desenhe um pequeno círculo D 20–30 mm no papelão. Este é o diâmetro interno. A partir do centro do primeiro círculo, desenhe um círculo de diâmetro maior, do tamanho do pompom. Corte uma fenda de 2-3 mm no anel resultante. Você precisará de dois desses padrões.
  • Alinhe os dois espaços em branco, primeiro colocando um pedaço cortado de fio de lã em um círculo entre eles. Você vai precisar dele para amarrar o pompom no final do trabalho.

no anel

  • Enrole o fio em carreiras iguais, com tensão igual na peça de trabalho. O diâmetro interno deve diminuir cerca de metade. Neste caso, o produto será bastante denso, mas não pesado.
  • Se precisar de uma bola maior, continue enrolando até que o orifício interno do anel se transforme em um pequeno orifício. Esse acessório será denso, fofo e pesado.

Conselho! Se você precisar fazer muitos pompons idênticos, conte o número de voltas ou filmagens.

  • O anel não deve ser enrolado nas ranhuras, mas a uma distância de cerca de um centímetro delas. Você pode acelerar o processo de enrolamento dobrando a linha em duas ou três camadas.Se você pegar lã de várias cores, obterá um pompom multicolorido.
  • Com uma tesoura fina, é necessário cortar os fios na ponta do anel, segurando-o com os dedos para que o artesanato não se desfaça.
  • Com cuidado, para não mover os laços dos espaços em branco, afaste levemente os anéis com uma tesoura. Em seguida, amarre bem o fio esticado por dentro.
  • Solte os padrões do enrolamento e afofe o produto acabado. Resta “aparar” - endireitar os fios, dando ao pompom um formato esférico.

Uma maneira simples - em um quadrado ou retângulo

Este método é simples e bastante popular entre as costureiras. Usando quadrados e retângulos você pode fazer não apenas pompons, mas também pincéis de qualquer comprimento. Eles podem ser usados ​​para decorar cortinas, cintos, bolsas e muito mais.

  • Corte dois quadrados ou retângulos idênticos de papelão do mesmo tamanho do futuro acessório.
  • Faça um pequeno corte no meio da lateral, por onde você puxa e prende a linha. Seu comprimento deve ser suficiente para posterior amarração do produto.

em um retângulo

  • Enrole o fio ao redor do retângulo em fileiras organizadas, mantendo a mesma densidade. O esplendor do acessório depende do número de voltas do enrolamento.

Referência. Uma bola média leva aproximadamente 20 g ou 3 a 5 m de lã.

  • Use a ponta livre da linha para amarrar firmemente um dos lados do enrolamento. Remova com cuidado do papelão em branco. Amarre os fios novamente. O espaço em branco resultante lembra um arco.
  • Corte as laterais do “laço”, afofe o produto acabado, corte com uma tesoura, dando-lhe o formato de uma bola.

Conselho! Para fazer um grande número de pompons de tamanho médio, você pode usar um cartão plástico desnecessário fazendo um corte nele. Este “padrão” durará muito tempo devido à sua resistência.

A forma original é em ferradura

  • Preparar quatro padrões em forma de ferraduras feitos de papel grosso.
  • Combine os modelos em pares para fazer duas ferraduras.

em uma ferradura

  • Enrole a linha primeiro em uma e depois na segunda peça de trabalho.
  • Conecte as duas partes entre si usando um grampeador ou pinça.
  • Corte cuidadosamente o enrolamento na extremidade.
  • Separe levemente os cartões uns dos outros e amarre bem o artesanato com um nó.

Este método é o mais original por vários motivos.

  1. Nas ferraduras você pode fazer não apenas bolas, mas também ovais.
  2. Ao alternar camadas de fios multicoloridos, você pode criar vários padrões, flores e frutas.
  3. Usando uma tesoura, você pode dar ao artesanato uma variedade de formatos. Por exemplo, nariz de cenoura para boneco de neve, morango, limão e outros.

de pompom

Conselho! Seguindo uma sequência estrita de enrolamento de fios de diferentes cores e depois dando um certo formato ao produto, você pode surpreender a todos com acessórios e elementos decorativos originais.

Maneiras incomuns

As artesãs estão constantemente criando métodos novos e incomuns para fazer pompons. Vamos falar sobre eles também.

A maneira mais fácil é nos dedos

Este método é conhecido por todas as artesãs. É muito simples e não requer nenhuma ferramenta ou equipamento extra, exceto fio, tesoura afiada e as mãos. Além disso, o tamanho do acessório depende do número de dedos envolvidos. Quatro é uma bola grande, três é uma bola média e dois ou um é um minúsculo “bambon”, como as crianças chamam. Você vai precisar dele para botinhas de bebê, botões de blusa e outros artesanatos.

nos dedos

  • Escolha lã da cor desejada. Corte um pequeno pedaço de linha da meada para amarrar o produto acabado.
  • Enrole nos dedos a quantidade de fio necessária para o acessório.
  • Puxe o fio preparado pelas voltas e amarre a peça de trabalho com um nó forte para formar um laço. Corte cuidadosamente as laterais do arco com uma tesoura.
  • Afofe o produto acabado e corte-o, formando uma bola uniforme.

Maneira conveniente - em um garfo

Muitos ficarão surpresos, mas existe outro método incomum de fazer pompons - com um garfo. É um dos mais convenientes.

  • Prepare um novelo de lã da cor desejada, corte um pedaço para amarrar o produto.
  • Pegue um garfo de tamanho adequado (grande ou pequeno) e enrole-o perpendicularmente à direção dos dentes.

no garfo

  • Puxe um pedaço de linha entre o segundo e o terceiro dentes e amarre o enrolamento com um nó forte.
  • Remova a peça de trabalho do garfo e corte o “arco” resultante nas laterais.
  • Agite e endireite o artesanato acabado. Use uma tesoura para aparar e modelar em formato redondo.

Até uma criança pode lidar com o processo de criação de bolas fofas em um garfo. Talvez você devesse dar talheres e um novelo de lã para sua casa e passar o fim de semana juntos fazendo pompons. Em seguida, faça alguns elementos decorativos com eles. Os artesanatos multicoloridos, macios e fofos vão tocar e encantar a todos por muito tempo.

Como você pode ver, as costureiras praticam diversas opções para fazer pompons. Qual você acha que é o mais adequado?

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano