Como lavar peças de lã na máquina de lavar?

A lã é um material muito delicado e caprichoso. Com cuidados inadequados, incluindo lavagem, as peças de lã podem ficar deformadas, esticar, ficar cobertas com bolinhas, emaranhadas ou encolher. Para não ter que sofrer com a atratividade irremediavelmente perdida de seu suéter ou chapéu favorito, você precisa seguir algumas regras para a limpeza desses produtos. Continue lendo para aprender como lavar lã.

Regras para lavar peças de lã em uma máquina de lavar

Os produtos de lã não precisam de lavagens frequentes. Idealmente, eles devem ser submetidos a este método de limpeza no máximo duas vezes por ano.. Se ocorrerem manchas ou contaminação local, é necessário limpar apenas a área problemática e, em seguida, simplesmente atualizar o item.

Donas de casa experientes recomendam:

  • adicione póOs produtos de lã que absorveram odores estranhos só precisam ser ventilados com uma corrente de ar fresco. Coloque um chapéu ou blusa na varanda e depois de um tempo ela se livrará deles;
  • muitos contaminantes podem ser removidos com uma escova comum para roupas após o produto ter arejado e seco;
  • Certifique-se de que qualquer sujeira que tenha surgido só pode ser removida com lavagem e, a seguir, estude cuidadosamente as recomendações do fabricante no rótulo.

Se você tem certeza de que a peça precisa ser renovada por lavagem na máquina, basta seguir rigorosamente as instruções codificadas nos desenhos esquemáticos e costuradas na parte interna da peça. Vamos tentar descobrir esses pequenos truques.

Qual modo devo escolher?

seleção de modoUm material tão caprichoso como a lã nunca lave em ciclos regulares para algodão ou sintéticos. Além de ficar deformado e encolher, ficará emaranhado e dessa forma será impossível usar a blusa.

Observamos o painel da máquina de lavar e selecionamos o modo apropriado. Todas as máquinas possuem uma “lavagem delicada”. Isto é o que você precisa escolher. Com ele, o tambor gira meia volta e o processo não é intensivo. Com este efeito nas fibras de lã, elas não devem ficar emaranhadas ou esticadas. Algumas máquinas possuem modo “Lã” ou “Manual”.. Damos preferência a um dos três ou similar, se for fornecido no seu carro.

Ícone do modo máquina de escrever

ícone de lãÉ possível que você nunca tenha usado as opções de lavagem mencionadas e não tenha como consultar as instruções. Portanto, procure a designação do modo no painel frontal da máquina. Em alguns casos, a opção selecionada é assinada apenas com uma palavra, e em outros modelos de máquinas, em vez de uma inscrição, pode ser utilizado um ícone especial, representando uma tigela de água, mas não aquele que indica o enxágue.

No nosso caso mão mergulha na bacia. Esta é a imagem que se encontra no painel próximo ao manípulo do interruptor para os modos recomendados para lavagem de lã ou tecidos delicados.

A que temperatura devo lavar?

A água quente tem um efeito prejudicial nas fibras naturais da lã. Água muito fria também não agrada ao material natural. Você precisa definir a temperatura para não mais que 40 graus, para algumas coisas – não mais que 30. Designações semelhantes devem estar no rótulo do produto. As máquinas de venda automática geralmente têm a designação 40, mas 30 não está disponível em todos os lugares. Em vez disso, pode haver a inscrição “Água fria”, que corresponde totalmente ao modo - não mais que 30 graus.

Que meios devo usar?

escolha do remédioPara lavar produtos de lã, é necessário adquirir apenas produtos especiais com inscrições adaptadas à limpeza de fibras naturais. Se você puder escolher entre pó e gel, então é melhor dar preferência ao detergente líquido. Combina bem com o material e é totalmente enxaguado, o que não se pode dizer nem do melhor pó especializado.

Se você não tiver detergente para lã, coloque um pouco de shampoo diretamente no tambor. Ele substituirá o SMS e não é necessário enxágue completamente. A presença de resíduos na superfície do suéter atuará como um condicionador e deixará a lã levemente fofa e macia.

O que você não deve fazer ao lavar na máquina automática?

Primeiro e mais importante - nunca deixe cair itens de lã. Faça isso manualmente e com muito cuidado. É melhor deixar a água escoar sozinha e depois colocar o produto para secar, sem radiador de aquecimento, secador de cabelo, ferro ou coisas semelhantes que possam danificar irrevogavelmente o seu item favorito.

Importante! A lã é excepcionalmente higroscópica, absorvendo grandes quantidades de água. Lembre-se disso ao colocar itens secos no tambor: com a ajuda da umidade, eles se transformarão em itens volumosos e pesados. Não sobrecarregue a máquina automática.

Existem mais algumas regras proibitivas a serem lembradas:

  • tira a roupa íntimanão molhe peças de lã antes de lavar, pois há grande probabilidade de esticar a linha;
  • não remova manchas com alvejante (embora conselhos semelhantes possam ser encontrados na imprensa e na Internet), seu suéter favorito não resistirá a uma influência tão agressiva, rasgará, mas não necessariamente imediatamente - as fibras ficarão mais finas como resultado de um ataque químico continuarão a desempenhar as suas funções anteriores e o fardo será grande para eles. O resultado é fricção ou rasgo do tecido;
  • não altere a temperatura durante a lavagem, a lã não gosta de oscilações bruscas, que destroem suas fibras;
  • As peças de lã não devem ser colocadas no tambor sem serem viradas do avesso. Isso é feito para preservar a aparência atraente do produto, pois não é a parte frontal que estará sujeita à abrasão, mas sim a parte posterior;
  • Coloque as peças de lã separadas das peças feitas com outros tipos de tecido e embale-as por cor para evitar que caiam. Isso raramente acontece com a lã, mas as fibras coloridas que grudaram em outro produto serão muito difíceis de remover ou remover de qualquer forma;
  • Imediatamente após a conclusão da lavagem, retire as peças do tambor da máquina, deixe escorrer a água ou torça-as com cuidado e coloque-as para secar sobre uma superfície horizontal.. Para fazer isso, primeiro coloque uma toalha limpa em várias camadas, um cobertor ou cobertor de algodão.

Importante! Após a lavagem, você pode secar levemente o produto enrolando-o em uma toalha felpuda de pêlo longo.

Conselhos de profissionais

Lavar em caldo de batata ajudará a suavizar um suéter de lã:

  • fiação de lãPara isso, coloque um quilo de batata descascada ou escovada em um balde de 10 litros de água;
  • escorra a água fervida e deixe esfriar a 40 graus (a temperatura é verificada com o cotovelo, que pode suportar confortavelmente uma temperatura de 36 a 40 graus);
  • após lavar o produto na máquina, enxágue-o neste caldo;
  • secar em condições naturais em uma superfície plana e horizontal;
  • Escove o suéter com uma escova macia para criar uma pilha baixa e uniforme.

E mais algumas dicas:

  1. Antes de lavar, retire todos os acessórios caso possam danificar o produto ou alterar sua cor;
  2. na blusa, faça uma costura regular na parte superior para costurar as casas dos botões para evitar que o produto se solte nesses locais;
  3. procure não lavar a lã por muito tempo, ela não deve ficar na água por mais de 40 minutos;
  4. se você não tem certeza sobre a qualidade do tingimento da lã, corte um pequeno pedaço de linha por dentro e mergulhe-o em água morna. Depois disso, embrulhe e seque com um pano leve de algodão. Este é um teste de solidez da cor. Se não houver marcas no tecido, então está tudo em ordem - a lã não cai;
  5. Não coloque coisas feitas de angorá, alpaca ou mohair em uma máquina automática. Se a lavagem a seco não for possível, lave-os à mão com muito cuidado.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano