Cada pessoa deveria ter uma atividade que a fizesse feliz, relaxasse e a ajudasse a passar o tempo livre de forma útil. Existem muitos tipos de hobbies que podem ser expressos na fotografia, na fabricação de sabão, na costura, no tricô, etc. A última dessas atividades ganhou recentemente extraordinária popularidade entre as mulheres, e hoje cada segunda dona de casa pode se orgulhar de ter tricotado um lenço novo ou bordado uma imagem como presente para sua mãe.
De todos os tipos de bordado disponíveis, a feltragem de lã ainda se destaca. Brinquedos e outras coisas feitas na técnica de feltragem seca e úmida parecem tão realistas e bonitas que quem não está familiarizado com esse tipo de bordado pode achar quase impossível aprendê-lo. Vamos descobrir se é assim.
Características e métodos de feltragem de lã em casa
A feltragem, assim como a maioria dos tipos de bordado, veio de um passado distante.Mesmo os povos antigos, ao perceberem que a lã animal é um bom material para a confecção de roupas e itens de uso diário, começaram a inventar novas formas de processá-la.
Importante! Pelo fato das fibras de lã serem bem estratificadas ao longo do comprimento e conectadas entre si, podem ser utilizadas para fazer fios para tricô ou novelos de lã, que podem ter qualquer formato. A técnica envolve o uso de lã natural, materiais artificiais servem como complemento.
Existem várias técnicas que você pode dominar facilmente por conta própria.
Método seco – feltragem. A essência da feltragem é emaranhar as fibras de lã umas com as outras, por isso são transformadas em tecido de feltro. Para trabalhar, você precisará de algumas ferramentas - agulhas com seções diferentes e um pedaço de espuma de borracha, que deve ser usado como suporte. Na técnica de feltragem são criados volumosos souvenirs, chapéus, botas de feltro, casacos, bolsas e outros acessórios. O processo de feltragem a seco possui características próprias:
- às vezes a base do artesanato é feita de enchimento de poliéster, que é coberto com lã por cima;
- muitas vezes a lã é colocada em cima de um pedaço de esponja ou almofada de espuma e emaranhada com agulhas;
- a agulha deve ser mantida perpendicular;
- no início do trabalho, use uma agulha grossa, que vai sendo trocada gradativamente por uma mais fina;
- as falhas resultantes são removidas no processo pela adição de novos elementos.
Técnica molhada – feltragem. A feltragem não requer agulhas. Como substrato é utilizada a gaze, sobre a qual é colocada lã multicolorida de acordo com um padrão pré-selecionado. Também é utilizada no trabalho uma solução espessa de sabão, que é infundida por duas horas. Nessa técnica são feitas pinturas, painéis e enfeites para roupas e bolsas. As características da técnica de feltragem são as seguintes:
- a gaze deve ser espalhada sobre uma superfície dura coberta com oleado;
- a lã é disposta sobre gaze em tiras, transversalmente, sem furos, em camadas de igual espessura;
- depois de dispostos os fios, eles são borrifados com água, enxugados com pano de náilon e lubrificados com solução;
- esfregue o tecido molhado com as mãos até sair o padrão desejado.
As costureiras modernas, se precisarem de elementos prontos rapidamente, usam uma máquina de lavar. Eles colocam o material em moldes especiais para feltragem, colocam-nos em um saco de lavagem e colocam a máquina em cinquenta graus. Os blanks são retirados dos moldes com tesoura.
O que você precisa para sentir sua própria lã
Como já mencionado, a técnica de feltragem a seco envolve o uso de agulhas especiais. Eles diferem dos de costura comuns porque têm o formato da letra “g” e possuem serrilhas na ponta.
Importante! Quanto mais entalhes na ponta, mais rápido será o processo. A precisão dos furos deixados pela agulha também depende da seção transversal.
As agulhas são diferenciadas por números:
- número 36 - agulha grossa usada no início do trabalho;
- o número 38 é um instrumento mais fino e adequado para o palco principal;
- número 40 – agulha fina para processamento de pequenos elementos decorativos.
Além dessas, toda costureira deve ter em seu arsenal uma agulha com seção reversa. Com serrilhados direcionados na direção oposta, é muito fácil deixar os animais acabados mais macios e fofos.
O segundo item mais importante da feltragem é a esteira sobre a qual o processo é realizado - o forro. Evita que a agulha se quebre se atingir uma superfície dura e protege os dedos da costureira de serem perfurados.Como substrato, utilizam-se esponjas de lavar louça feitas de espuma de borracha macia e densa, escovas largas com cerdas longas e grossas, feltro ou espuma plástica.
Conselho! Recomenda-se que os feltros iniciantes usem feltro como suporte, pois ele não afofa as fibras da lã.
Além de escolher ferramentas convenientes, você também precisa adquirir lã de alta qualidade, com a qual serão feitos os souvenirs acabados. A lã varia em textura e finalidade:
- Tops. O segundo nome desta lã é fita pente. É classificado como um material de alta qualidade que pode ser utilizado tanto para feltragem quanto para feltragem. É uma lã bem penteada, cujas fibras são muito macias.
- Algodão (cardado). A lã é penteada com pentes grandes, que tornam as fibras multidirecionais. Cardar é bom para iniciantes.
- Lasca. Lã não tingida, que serve para fazer bases para artesanatos feitos na técnica de feltragem a seco. Mantém bem a forma, barato.
Como feltrar lã: instruções passo a passo para iniciantes
Quem quiser experimentar a criação de souvenirs deve começar pelas técnicas secas. Para fazer um lindo broche no formato de um personagem do desenho animado “Ouriço no Nevoeiro” você precisará dos seguintes materiais:
- lã cardada nas cores preta, branca, cinza (tons claros e escuros) e rosa;
- agulhas;
- fecho;
- sabão, água morna;
- escova de apoio;
- cola "Momento".
Processo de trabalho passo a passo:
- Um pedaço de cardação preta é colocado em um pincel alto de cerdas longas e enfiado nele com uma agulha de espessura média.
- O fragmento é enrolado em um pequeno rolo e enrolado novamente.
- A pata resultante fica fofa de um lado.
- A peça de trabalho é embebida em água e ensaboada por todos os lados.Coloque na palma da mão e role entre os dedos, enxágue com água e deixe secar.
- Da mesma forma, são feitas outra perna e dois braços do ouriço.
- Um grande fragmento preto, com cerca de 10 centímetros de altura e 3 centímetros de espessura, é disposto sobre um pincel em forma de oval.
- Comece a feltrar com a agulha mais grossa, reduzindo gradativamente o fragmento nas bordas.
- Depois que o algodão assume a forma de um pequeno oval, ele é coberto com lã cinza escuro na parte superior para que a cor preta não fique visível.
- A partir de um pequeno fragmento cinza escuro, use uma agulha número 38 para fazer um nariz de ouriço, enrolando-o em um rolo e deixando uma das pontas mais fofa.
- A peça é aplicada ao corpo e enrolada em todos os lados.
- A boca é feita de um material cinza mais claro e um pouco de lã vermelha é adicionada para fazer a língua.
- Finalmente, o lixamento é feito colocando a agulha na peça de trabalho com a maior freqüência possível.
- Os olhos são feitos de pequenos pedaços.
- Uma pequena bola de lã branca é usada para fazer um nó, que é enrolado sobre o corpo do ouriço. Em seguida, os braços e as pernas são colocados em cima do feixe.
- No verso da figura existem reentrâncias para fixação do fecho.
- O nó pode ser decorado com bolinhas vermelhas feitas de lã ou miçangas.
- As agulhas para um ouriço são feitas usando uma agulha com seção reversa.
A feltragem de lã é um processo trabalhoso que exige atenção e perseverança da costureira. Para iniciantes, a criação de uma pequena lembrança pode levar de várias horas a vários dias.