A manta de lã de carneiro e a manta de bambu estão na mesma categoria de preço. São classificados como bens de alta e média disponibilidade. Não existem produtos de elite entre eles. Caso contrário, estes fundamentos são radicalmente diferentes uns dos outros. Eles têm diferentes propriedades de consumo e apresentam melhor desempenho em diferentes condições. É difícil dizer qual é o melhor, vamos dar uma olhada em suas características.
Manta de ovelha - prós e contras
Este enchimento é usado há muito tempo e não tem pressa em abandoná-lo, embora tenham surgido muitos substitutos artificiais “inteligentes”. A consistência no assunto é explicada pelas seguintes vantagens:
- excelentes propriedades de aquecimento (aquece com calor seco);
- possibilidade de utilização durante todo o ano (independentemente das condições meteorológicas, ajuda a manter a temperatura corporal nos valores exigidos);
- resistência ao desgaste;
- absorve o suor;
- boa respirabilidade (daí elevadas propriedades higiênicas, bem como ausência de fatores que provoquem sudorese abundante).
Se você combinar calor seco, boa capacidade de aquecimento e respirabilidade, obterá um produto ideal para pessoas com dores nas articulações e problemas de pele. Porém, a preservação das propriedades só é possível com o manuseio adequado da manta e desde que o fabricante tenha processado bem o enchimento. Se a lã não foi completamente limpa na fase preparatória, não é considerada inofensiva.
Importante! O velo sujo provoca alergias, aquece pior e tolera o contacto com líquidos. O lixo atrai insetos.
A resistência ao desgaste é uma vantagem relativa. Com manuseio cuidadoso e adequado, um cobertor acolchoado feito de lã de ovelha de alta qualidade durará de 6 a 10 anos, mas durante esse período terá tempo para se tornar um “lar” para uma enorme quantidade de poeira, alérgenos e outras partículas nocivas. Bem, uma criança pequena tornará a coisa inutilizável em 2–3 anos. Devido à umidade e ao manuseio descuidado, as fibras simplesmente ficarão confusas, se desintegrarão e começarão a se acumular nos cantos.
Importante! Os itens de lã acolchoada geralmente duram um pouco mais do que os não acolchoados.
Os materiais naturais sempre atraem os ácaros, porque a roupa de cama deles deve ser sistematicamente ventilada e bem lavada. O último procedimento no caso de uma manta de lã de ovelha é muito mais difícil. Os fabricantes em todos os lugares proíbem a lavagem de seus produtos à mão e à máquina. Isso porque é impossível conseguir condições adequadas para o enchimento em casa.
Se você ignorar as instruções e decidir lavar você mesmo um produto de lã de ovelha, provavelmente a integridade do material interno ficará comprometida. As fibras se desintegrarão e começarão a se aglomerar. Não será mais possível ficar aquecido sob esse cobertor. Portanto, para preservar suas propriedades de consumo, essas roupas de cama devem ser lavadas a seco. Os serviços de especialistas são caros e o resultado da aplicação nem sempre corresponde às expectativas.
Características da manta de bambu
Tem 3 vantagens significativas:
- é barato;
- pulmão;
- pode ser umedecido e lavado em casa (isso é em teoria, mas na prática o tecido externo das mantas de bambu se desfaz durante a limpeza).
Devido à entrada de líquido, as fibras de bambu não apodrecem nem se quebram. Para preservar suas qualidades, basta secar a manta em tempo hábil.. Além disso, não há requisitos especiais para o processo. A fibra de enchimento não quebra com o seu próprio peso, pelo que mesmo um método de colocação vertical é aceitável.
Importante! Na verdade, a participação das fibras de bambu em muitos produtos não excede 10–20%. Os 80–90% restantes vêm de materiais artificiais. São eles que proporcionam muitas qualidades positivas, desde a higroscopicidade até a resistência das fibras de enchimento.
Propriedades de alta resistência à umidade nem sempre são uma vantagem. Por exemplo, eles prejudicam a absorção do suor. Isto é fundamental, pois, na verdade, mesmo uma pessoa saudável secreta constantemente fluidos das glândulas sudoríparas. Em pessoas doentes e debilitadas, o processo é muito mais ativo. Portanto, eles se sentirão desconfortáveis sob esse cobertor.
O baixo custo também pode passar de vantagens a desvantagens.Alguns fabricantes, na tentativa de reduzir o preço de uma manta de bambu já econômica, usam materiais sintéticos de baixa qualidade como material de topo. Ele quebra facilmente. Para criar um puff, basta um gancho de unha. Portanto, não podemos falar de nenhuma lavagem na máquina.. A roupa de cama mais barata simplesmente rasgará na parte superior e as boas propriedades à prova d’água do enchimento não ajudarão a proteger tudo.
Devido à sua fragilidade, o tecido externo dessas mantas é propenso a bolinhas. Eles aparecem mesmo com o uso constante da capa de edredom. Se você não usá-lo, o material de cima se desgastará nas primeiras semanas após a compra do cobertor.
Em geral, muitas das “vantagens” declaradas pelas fábricas causam ceticismo. Por exemplo, afirmam que as qualidades higiênicas do bambu são mantidas devido à presença de pectina de mel na composição. Na verdade, os fabricantes não indicam exatamente a quantidade de substância contida na manta, portanto, não se deve esperar que seu uso tenha um efeito positivo na condição e na elasticidade da pele ou de alguma forma retarde o processo de envelhecimento. Tais garantias são apenas um artifício de marketing, cuja falta de confiabilidade se torna óbvia quando ligada à questão da ciência.
Importante! Os fios sintéticos acumulam eletricidade estática e também são bons condutores. Roupas de cama feitas com esses materiais geram choques elétricos. Para eliminar o efeito, é necessário lavar as capas de edredom para mantas de bambu com produtos químicos que tenham efeito antiestático pronunciado.
O próprio enchimento irá afinar e por isso irá parar de aquecer após 2 anos, no máximo - após 4. Em alguns casos, o cobertor fica inutilizável ainda mais cedo. Portanto, no longo prazo, a ideia de economizar em produtos de bambu nem sempre se confirma. Basicamente, os benefícios são apenas momentâneos.
Em termos de suavidade, este tipo de roupa de cama também é inferior a alguns dos seus análogos. A manta pode parecer muito áspera, não dobra bem e se molda ao formato do corpo nas primeiras etapas de uso. Com o uso, essas propriedades irão suavizar, assim como seu dono.
O que é melhor - bambu ou lã de ovelha?
A resposta depende dos objetivos e do orçamento do comprador. Se você precisar de um cobertor leve que possa ser movido de um cômodo para outro, você precisará comprar bambu. Este produto não é uma pena, pois com certeza será útil para uma família com filhos que nem sempre utiliza a roupa de cama para o fim a que se destina e ainda não desenvolveu o hábito de manusear as coisas com cuidado.
Se você precisa de um cobertor resistente ao desgaste que o proteja de forma confiável do frio no inverno e em um apartamento mal aquecido, então você definitivamente precisa comprar um produto feito de lã de ovelha. O bambu não é capaz de proporcionar um sono confortável nessas condições. Vai fazer frio embaixo dele, o que em determinado contexto pode causar resfriado.
Ao mesmo tempo, no âmbito do tema saúde, é impossível dizer que tipo de cobertor será melhor. O próprio fato de usar algo diferente da lã como enchimento não deve impedi-lo. Em relação às alergias, é impossível afirmar com certeza que uma das opções em consideração é absolutamente segura. Qualquer um dos materiais pode causar uma reação inadequada, mas estatisticamente a probabilidade de ocorrência da doença é maior no caso da lã. Por outro lado, seu efeito de aquecimento é valorizado em doenças dos ossos e do sistema músculo-esquelético.
A fibra de bambu não tem nada do que se gabar nesse aspecto. E definitivamente não deveriam envolver uma pessoa cuja troca de calor esteja permanente ou temporariamente prejudicada. Ao contrário do que as fábricas afirmam, este enchimento não é capaz de absorver e evaporar a umidade normalmente. Isto é perceptível mesmo no inverno, após ligar o aquecimento central, mas é mais pronunciado no verão.
Com base nisso, os idosos e as pessoas propensas a resfriados devem escolher a lã em vez do bambu, mas os alérgicos devem fazer exatamente o oposto.