Diferentes raças de ovelhas e outros animais podem produzir fios com propriedades completamente diferentes. Isso depende não apenas da raça e do habitat do animal, mas também das características estruturais do corpo e de outras características. Alguns criadores de gado criam especialmente uma ou outra raça de animal para obter lã de determinada qualidade. Isto permite a produção de lã de boa qualidade para a produção de fios.
Lã mestiça - o que é isso?
O termo "cruzado" vem de uma mistura de duas palavras em inglês "cruzar" que se traduz como "híbrido" E "raça" – "raça". Por isso, A lã mestiça é a tosquia de ovelhas de raças mistas.
A lã da mais alta qualidade vem da Nova Zelândia e da Austrália. Lá, os criadores de ovelhas criam especialmente raças mistas de animais para produzir fios naturais macios, elásticos e de alta qualidade.Igualmente populares são as matérias-primas dos EUA e da Argentina, onde também são criadas ovelhas mestiças.
Não há produção deste tipo de matéria-prima em todo o território da ex-URSS e da Europa Ocidental. A exceção é o Cazaquistão. Os criadores de ovinos não criam raças mistas para obter uma fibra distinta.
Descrição, propriedades e vantagens
A lã mestiça possui uma série de características distintivas que a tornam muito procurada em relação a outros tipos de fibras:
- comprimento (a lã de ovelha sem raça definida tem uma pilha alongada de 12 a 17cm);
- cor (uma bela tonalidade branca requer apenas uma limpeza de alta qualidade de sujeira fina; na pintura não há necessidade de branqueamento adicional);
- brilhar (o brilho nobre distingue este tipo de fibra das demais).
Além disso, os especialistas observam que os cabelos mestiços se destacam pela resiliência, elasticidade e pelo ondulado incomum. Os produtos feitos com essas matérias-primas são macios e muito duráveis, desgastam-se bem e não encolhem durante a lavagem.
Lindos suéteres, jaquetas e luvas são feitos deste material. Meias e outros itens de uso diário. Também é adequado para feltragem.
Além de sua beleza e elasticidade, a lã mestiça possui propriedades de isolamento térmico aumentadas. Os produtos feitos com esse fio retêm bem o calor, mesmo nas geadas mais severas do inverno. Devido à sua estrutura porosa, o fio permite que a umidade passe bem, retirando-a do corpo, mas permanecendo seca.
O ponto fraco da lã mestiça
Essa variedade possui textura semi-áspera ou grossa, o que limita significativamente seu uso em bordado. As fibras são macias, mas não suficientemente finas e nem muito flexíveis. Para fazer itens para uso diário.Muitas costureiras tentam diversificar seu guarda-roupa, inclusive com a ajuda de peças mestiças, mas é sempre muito difícil prever o resultado.
A cor principal do mestiço é o branco com fibras claras e sinuosas de comprimento suficiente. Mas também pode conter fibras coloridas, que prejudicam um pouco a cor brilhante e nobre do fio. Se este ponto não for importante, você pode usar a fibra com segurança para seus fins pessoais.
O que é feito de lã mestiça?
Uma variedade de fibras obtidas de raças mistas de ovelhas é proposta para uso em necessidades pessoais, como matéria-prima para tricô de diversos itens:
- tapetes e outras decorações para casa;
- roupa casual;
- lenços, luvas e chapéus;
- capas, lenços e estolas.
O tecido mestiço é muito utilizado no tricô de roupas para o lar e para o dia a dia, bem como na produção de carpetes e tapetes. Este é o uso mais comum deste tipo de lã.
Os têxteis-lar e os tapetes mestiços são uma excelente opção para a reforma da casa. O material natural e ecológico fica ótimo em ambientes fechados e não prejudica os membros da família.
O fio mais fino dessa variedade é usado para tricotar chapéus e cachecóis para o período outono-inverno, além de suéteres, cardigans e outros itens do guarda-roupa. Protegem do frio de forma confiável em qualquer situação e ficam muito bonitos graças ao brilho e à cor do fio.