O mohair luxuoso, quente e macio vem da província de Angorá, na Turquia. O material é indispensável nas fortes geadas de inverno. Suéteres e jaquetas leves e fofos feitos com esse material são extremamente bonitos e ao mesmo tempo possuem excelente isolamento térmico, retendo o calor de forma incomparável.
Importante! Ao adquirir um produto mohair, é necessário prestar-lhe cuidados especiais e delicados. Seria melhor usar periodicamente a lavagem a seco. Se, no entanto, a peça foi lavada, em hipótese alguma deve ser seca no radiador, apenas à temperatura ambiente na forma endireitada. As manchas são removidas com uma esponja ou pincel levemente úmido.
Como é feito o mohair?
Mohair é feito de fio de cabra angorá. A estrutura da pelagem deste animal é bastante específica. Suas fibras são difíceis de conectar entre si. Nesse sentido, os fabricantes aprenderam a combiná-lo com a lã de outros animais, acrescentando fibras acrílicas e de poliamida, obtendo assim um fio elástico forte. Além disso, a idade do animal também afeta a qualidade do fio.O mohair das crianças de seis meses é o mais valioso e o mais caro. O mohair de uma cabra com menos de dois anos também é de alta qualidade. Bem, portanto, a fibra mais grossa é considerada o mohair de um animal mais velho.
Importante! Os tons naturais de mohair são brancos, tons de marrom acinzentado. Todas as outras cores são resultados de tingimento, embora isso não afete em nada as propriedades do material.
Qual é o valor do mohair
Independentemente da idade em que o animal foi cortado, a lã do mohair é sempre diferente:
- Brilho naturalmente sedoso, apesar da quantidade de cores que possui.
- Hipoalergênico, não causa irritação nas pessoas, mesmo com hipersensibilidade. Por isso, é especialmente procurado pelos pais de filhos recém-nascidos.
- A lã é bastante durável - não forma bolinhas nem sobe quando usada ou lavada.
- Excelente retenção de calor; o mohair pode fornecer calor mesmo quando molhado.
- O corpo não superaquece devido às propriedades respiráveis do material.
- O fio é elástico, não deforma e mantém a sua forma.
- Não sujeito a fogo.
- Graças às fibras naturais, repele o pó e a sujidade.
Hoje são utilizados ativamente itens “refrescantes” feitos de mohair fino, que são ideais no calor, pois graças à suavidade das fibras não podem superaquecer. Além disso, quando usado no corpo nu, tal coisa não “morde”.