"Dê-me um ponto de apoio e eu derrubarei o mundo"
Todo mundo precisa de uma atividade favorita. É difícil para uma pessoa criativa decidir: pintura ou escultura, design ou decoração? A lã para feltragem oferece uma oportunidade incrível de combinação.
Técnica de feltragem úmida de lã - descrição
Feltragem molhada - um dos mais antigos tipos de têxteis decorativos, que aproveita a capacidade das fibras de lã de aderir e tecer em ambiente alcalino úmido. Este ambiente é criado por uma solução de sabão.
Ao longo dos oito mil anos de existência, o processo de confecção de obras em feltro quase não mudou. A feltragem segue o mesmo padrão: dispor a lã de acordo com a composição pretendida, molhar com água e sabão e depois fazer à mão. Este último lembra a modelagem em plasticina ou bolas de neve rolantes. Onde for necessária lã lisa, a feltragem é semelhante a estender a massa com um rolo.
O que os iniciantes podem fazer com a feltragem úmida?
A técnica é simples, até uma criança pode dominá-la. Sem experiência, mas com paciência e imaginação, você pode criar muitas coisas úteis e fofas: pinturas em feltro, joias, acessórios, molduras para fotos e espelhos, porta-copos, lembranças, chaveiros, brinquedos e muito mais.
Cada trabalho será exclusivo, pois é impossível repetir um padrão de lã.
Master class - feltragem de lã para iniciantes
Se você decidir adotar esse tipo de criatividade, precisará da habilidade de feltrar uma das figuras reais do mundo da lã - bola.
Forma bola usado como base para muitos produtos (miçangas, pulseiras, frutas vermelhas, lembranças, centros de flores, peças de bonecas).
Para tornar o processo de feltragem úmida ainda mais emocionante, apresentamos uma master class de feltragem bola - brinquedos para animais de estimação.
Materiais
- Lã. Para fazer um brinquedo você precisará de lã não fiada. Escolha a cor de acordo com seu gosto. Utilize fita penteada da fábrica Trinity, que pode ser adquirida em lojas especializadas.
Para feltragem úmida, apenas lã natural de diferentes variedades é usada. Se a lã contiver uma mistura de fibras artificiais, ela não ficará bem emaranhada.
- Sabão. Você pode usar qualquer sabão ou detergente. O ideal é um sabonete líquido à base de plantas que combine muito bem com os cabelos e não resseque a pele das mãos.
- Tapete (suporte para feltragem). Qualquer material com superfície texturizada serve. A embalagem mais utilizada é o plástico bolha.
- Recipiente de água. Despeje água morna em uma tigela de borda larga.
- Toalha.
instruções detalhadas
Fazendo um espaço em branco
Para a primeira experiência, basta sentir uma bola do tamanho de uma noz. Você precisará de aproximadamente seis gramas de lã (você pode usar uma balança de cozinha).Para formar a peça, é necessário arrancar várias camadas de fita penteada do mesmo comprimento.
Sequenciamento:
1. Pegue a fita penteada com a mão esquerda.
2. Use todos os dedos da mão direita para agarrar a borda livre. Puxe o fio com cuidado e uniformidade.
3. A fita será esticada e dividida em duas partes. A parte que sai será a primeira camada da peça. É necessário preparar vários desses fios.
4. As fibras são dispostas em uma pilha organizada, em uma direção.
Uma borda alongada das fibras é curta. Começamos a formar a bola com ele. Prendemos a lã com firmeza e cuidado, colocando as pontas uma a uma. Chegando ao fim, enrolamos o restante da cauda fofa em volta do caroço.
Sem pressa! Quanto mais apertada e suave a bola for torcida, mais fácil será trabalhar com ela.
Senti a bola
Começar a feltragem úmida é necessária imediatamente após a formação da peça, caso contrário ela se desenrolará e perderá densidade.
Pegar bola e molhe a camada superior de lã. Não há necessidade de molhar toda a peça, é melhor fazê-lo gradativamente.
Pingar sobre uma bola de sabonete líquido e comece a rolar delicadamente, sem pressão, entre as palmas das mãos, molhando levemente a superfície periodicamente com água. Nesta fase da feltragem podem surgir vincos (dobras que prejudicam o aspecto do produto). Eles são formados por pressão excessiva.
Corrigindo o salão: Enxágue levemente a bola em água para endireitá-la. Comece primeiro a feltrar, com pressão mínima.
Quando vai lutar fibras da camada superior, a superfície ficará densa e lisa, é necessário adicionar sabonete líquido e aumentar um pouco a pressão.
Chafurdar continuar em plástico bolha colocado sobre uma superfície dura e resistente à umidade (bolhas para cima). Trabalhamos com uma mão.
De uma bola vai começar se destacarem água, pois permanece solta por dentro. A densidade normal é alcançada quando o produto é reduzido aproximadamente três vezes.
Se houver excesso de espuma de sabão, enxágue a bola em água em temperatura ambiente, aperte levemente e deixe cair novamente sobre a superfície do sabonete líquido. Continue chafurdando.
Levará mais tempo para fazer um brinquedo denso, mas não se deformará sob influências externas. Se as fibras de lã não se separarem da superfície do produto e a bola saltar ao ser jogada sobre a mesa, a feltragem poderá ser concluída.
Lava e seca
Precisa de bom Limpar produto de uma solução de sabão sob um jato de água corrente contrastante.
Espremer Primeiro, role a bola com as mãos e depois enrole-a em uma toalha felpuda para remover o excesso de umidade.
Após a lavagem, o produto pode ficar ligeiramente deformado. Dê-lhe uma forma de bola rolando-a nas palmas das mãos.
Secagem à temperatura ambiente, cerca de um dia.
Dicas para feltros iniciantes
- Para fazer da bola o brinquedo preferido do seu animal de estimação, após enxaguar, enxágue bem em infusão de erva-de-gato.
- Feltrando várias bolas de lã de cores diferentes e unindo-as com agulha e linha grossas, você obterá contas de feltro ou uma pulseira da moda.
- Faça do seu hobby uma atividade familiar. A feltragem úmida é uma forma segura de bordado. Envolva as crianças na atividade. A sede desenfreada de criatividade será realizada e as mãos brincalhonas estarão ocupadas.
- Não tenha medo de experimentar, a lã vai te perdoar muito se você mostrar paciência e criatividade.