Hoje a arte da feltragem de lã (filtragem ou em outras palavras - feltragem) experimentando um renascimento. Deixando gradualmente de ser um hobby de lazer, passa para a categoria de artes decorativas e ofícios, permitindo-lhe obter bons rendimentos com isso. Trabalhos incomuns realizados por artesãs usando diferentes técnicas de feltragem são cada vez mais procurados e a cada dia há mais pessoas querendo dominar essas habilidades.
Qual é o segredo da popularidade desse artesanato? Talvez a razão sejam as qualidades especiais do material: a própria energia quente da lã dá uma carga positiva aos produtos, e eles, por sua vez, a transportam para seus proprietários. Cada obra implora para ser retomada: você quer tocá-la, olhar para ela e, finalmente, mantê-la. Além de brinquedos exclusivos, essa direção permite criar roupas e sapatos, joias e acessórios, pinturas e painéis de parede.
Existem duas técnicas de feltragem – seca e úmida.Seco é usado para trabalhos volumosos, úmido para itens planos.
Junto com a beleza e a singularidade dos produtos, a popularidade da feltragem é somada pela facilidade de aprendizado e pela disponibilidade de materiais de trabalho. Estes últimos podem ser vendidos em conjuntos, o que resolve simultaneamente o problema de escolha do fio e de localização de ferramentas para um determinado artesanato.
Kit básico de feltragem - o que inclui?
Na fase de aprendizagem, recomenda-se adquirir um kit básico de feltragem, incluindo os componentes básicos para começar.
1. Um conjunto de agulhas de tamanhos diferentes. Existem três deles no conjunto básico:
- agulha de feltragem triangular Nº 36;
- agulha triangular fina para enfiar Nº 40;
- agulha reversa fina para trabalhos de afofamento Nº 40.
Dependendo da ação executada, são necessárias agulhas de diferentes espessuras. Seu volume é indicado por um número: quanto maior, mais fino é o instrumento.
No conjunto básico, as agulhas de feltragem podem ser triangulares ou em forma de estrela. Os triangulares são preferíveis.
2. Uma base de esponja sobre a qual será feito o artesanato.
Não é estritamente recomendado trabalhar fora da esponja! Isto é, antes de tudo, perigoso, porque o risco de perder e ferir os dedos no ar é muito elevado. Além disso, gasta-se muito mais tempo no trabalho se a mão não sentir apoio.
3. Lã ornamental.
Não existe uma correlação universal entre a espessura das fibras e agulhas específicas. Sua combinação é selecionada experimentalmente.
Ferramentas para técnicas de feltragem seca e úmida - existem diferenças?
Assim como a própria técnica de feltragem seca difere em sua execução da feltragem úmida, as ferramentas que realizam esse trabalho são diferentes.
Seco a feltragem requer o uso de agulhas especiais que, devido ao emaranhado mecânico (feltragem) da lã, criam um objeto tridimensional.
Além do conjunto básico, agulhas estão disponíveis para venda com um número diferente de faces da peça de trabalho:
- cônico;
- forma tristar;
- forma de diamante;
- cilíndrico.
Todo o processo criativo ocorre de forma ad hoc, que é uma esponja ou pincel de espuma.
Por conveniência, você pode usar porta-agulhas, e moldes de espuma ou poliestireno para desossa.
As agulhas de feltragem são muito afiadas e as feridas que causam demoram muito para cicatrizar. Um dedal de borracha protegerá seus dedos contra danos, tornando seu hobby favorito mais seguro.
Tecnologia molhado a feltragem é completamente diferente do processo de criação de artesanato pelo método seco. Neste caso, a principal “ferramenta” de trabalho é a água quente. No processo de fricção prolongada, une as fibras da lã e, quando seco, “encolhe” o produto, transformando-o em um material sólido.
Além de lã e água, esta técnica utiliza:
- tapete impermeável ondulado para disposição de fibras (irregularidades impedirão o deslizamento das fibras);
- um borrifador ou dispositivos para hidratar os fios;
- uma malha que evita que os fios se misturem durante a operação;
- um rolo de massa ou objeto que o substitua;
- toalha felpuda para remover o excesso de água.
Os métodos de feltragem úmida e seca são tão diferentes que a única coisa que têm em comum é o material ornamental, enquanto as tecnologias e ferramentas são completamente diferentes. A feltragem úmida pode ser feita com os materiais disponíveis, enquanto a feltragem seca só pode ser feita com equipamentos especiais.
Paleta de cores de lã para iniciantes - o que deveria ser?
Na hora de escolher um esquema de cores para feltragem, é preciso lembrar que a exposição da tonalidade selecionada à água ou sabão, bem como a mistura com outras, inclusive cores contrastantes, pode distorcer a profundidade de seu tom.
Isso acontece por dois motivos:
Razão nº 1. Lã de alguns fabricantesAo se desprender, não só perde a saturação da cor, mas também mancha as fibras vizinhas. Neste caso, recomenda-se enxaguar abundantemente o produto com fixadores de cor.
Dada a imprevisibilidade das combinações de cores após o processamento, os iniciantes não devem usar uma paleta brilhante e contrastante ao usar a técnica de filtragem úmida.
Razão #2. As cores são desbotadas devido à penetração mútua das fibras. Isso é o que indica que o item foi tombado. Levando em consideração essa especificidade, deve-se selecionar tonalidades que, quando misturadas, não dêem um tom “sujo”.
Para a comodidade de combinar cores, existem cartelas de cores especiais, a partir das quais será muito mais conveniente para um feltrador iniciante selecionar tonalidades de fios para o produto.
Não será difícil para um artesão experiente encontrar materiais e ferramentas para implementar seu plano. Porém, um iniciante ainda não deve experimentar compras isoladas, mas sim adquirir kits de feltragem prontos. Eles já vêm equipados com tudo o que é necessário e, tendo uma amostra do artesanato, facilitam o processo criativo do estreante.
No futuro, variando em nível de complexidade, os kits prontos ajudam você a aprimorar suas habilidades, ganhar experiência e também decidir se deseja continuar com esse hobby ou parar depois de terminar alguns artesanatos.