Muitas vezes, na hora de escolher a roupa de cama, muitas pessoas têm dificuldade em escolher o material que compõe este ou aquele acessório. Isto é especialmente importante quando se trata de travesseiros. Afinal, em contato com a cabeça, são um dos itens mais importantes da cama. A principal tarefa do travesseiro é ser não apenas macio, mas também confortável, assumindo o papel de propriedades ortopédicas. Este artigo analisará travesseiros feitos de um material bastante comum, ou seja, lã de ovelha.
Almofada de lã de ovelha
Os produtos feitos com lã de ovelha estão se tornando cada vez mais populares no mercado devido às suas propriedades positivas. Desde a antiguidade, acreditava-se que este material poderia curar uma grande variedade de doenças.
O material dessas almofadas é feito principalmente de lã merino. Esta raça de ovelha tem lã macia, o que torna sua lã ótima para travesseiros. Estas ovelhas são criadas principalmente na Austrália e no Quirguistão.Este produto requer cuidados especiais, pois, ao contrário dos sintéticos, é menos durável e desgasta-se rapidamente.
Almofadas de lã de ovelha também estão disponíveis e são muito fáceis de fazer.
Quais são os benefícios, vantagens
Este material tem muitas propriedades úteis, como:
- Capacidade de reter calor. Esse recurso é causado pelo material. Já a lã natural possui uma condutividade térmica única, o que permite que esta roupa de cama retenha o calor por muito tempo. Essa característica é causada pelo fato de sempre permanecer algum ar entre as vilosidades, responsável pela termorregulação.
- Absorção. Graças a outra propriedade natural da lã, a almofada permite absorver até 20% de humidade mantendo-se completamente seca. Esse fator é importante para pessoas que suam à noite, pois o suor pode ser um excelente ambiente para microorganismos nocivos. Este material absorve perfeitamente o excesso de suor, prevenindo muitas doenças.
- Propriedades bactericidas. Além da excelente absorção, o velo tem outro fator importante - nele não se multiplicam bactérias e fungos. É por isso que esse material é considerado muito puro. Devido ao fato de as bactérias não terem chance de se multiplicar, essas almofadas são caracterizadas pela ausência de um odor específico durante o uso prolongado.
Atenção! Se uma almofada de lã apresentar um odor desagradável, significa que a tecnologia de produção foi violada e o comprador deve abster-se de adquirir este produto.
- Sem poeira. Como o velo é uma combinação de fibras elásticas, o pó é repelido e o produto não tende a acumular pó, ao contrário de roupas de cama semelhantes feitas de outros materiais.
- Propriedades medicinais.A lã de ovelha pode secretar um tipo especial de cera chamada lanolina. Tem um efeito rejuvenescedor na pele. Além disso, graças à sua alta transferência de calor, o travesseiro é indispensável no tratamento de resfriados e outras doenças.
Desvantagens
Por ser feito de lã natural, este produto apresenta as seguintes desvantagens, com as quais você deve se familiarizar antes de comprar.
- Alergenicidade. Por ser natural, o material pode causar alergias em algumas pessoas.
- Perda de forma. Mesmo o velo da mais alta qualidade tende a diminuir de tamanho com o tempo. Isto é devido ao tapete de lã. Devido às mudanças de volume, o produto não perde suas qualidades úteis.
- É necessário cuidado cuidadoso. O velo requer um manuseio muito cuidadoso. A cada seis meses, as roupas de cama feitas com esse material devem ser ventiladas e não devem ser enxaguadas ou espremidas.