É extremamente importante que geólogos, turistas e pescadores usem roupas que não só proporcionem um excelente calor, mas também que se molhem lentamente. Os itens de lã atendem a ambos os parâmetros. No entanto Não há consenso sobre como os equipamentos de lã levemente molhados se comportam. Se aquece ou não, também está em questão. A última opção tem confirmação científica. Vamos examinar mais de perto por que ele não aquece e se isso é realmente verdade.
Como explicar a falta de calor da lã molhada?
Em climas quentes, os médicos recomendam lavar e limpar frequentemente com uma toalha molhada. Existem 2 razões para isso:
- o líquido, evaporando da superfície do corpo, esfria-o;
- A água fria afeta a troca de calor mais rapidamente do que o ar quente.
Graças à fricção, a pessoa começa a se sentir melhor porque um fator mais forte que o ar quente começa a influenciar sua troca de calor. Além disso, esse fator reduz brevemente a temperatura. Isso resulta em duplo benefício.
Importante! Quando secas, as peças de lã aquecem bem devido ao ar entre as lãs. A água desloca o ar, que preenche a lacuna entre as vilosidades. Devido à substituição, a jaqueta ou chapéu para de aquecer.
As peças de malha não só esfriam quando molhadas, mas também demoram muito para secar.. O velo, usado na costura de conjuntos para esportes radicais, seca de 8 a 10 vezes mais rápido. Isto significa que as suas propriedades protectoras e de aquecimento regressam 8 a 10 vezes mais cedo e, portanto, representam uma ameaça muito menor para a saúde.
Os produtos que contêm lã e poliéster secam mais rapidamente do que a lã natural. Neste caso, as fibras devem ser dispostas em uma determinada ordem. Caso contrário, a lã molhada transferirá a umidade para o material artificial.
O pelo de que animal ainda consegue mantê-lo aquecido?
Os fabricantes de roupas de viagem insistem que a lã Merino, uma raça de ovelha, mantém suas propriedades de proteção contra o calor mesmo depois de molhada.. Esta tese da empresa é confirmada por pesquisas pessoais (isto significa que foi realizada em laboratórios pertencentes às próprias empresas). As descrições dos experimentos estão disponíveis gratuitamente e podem ser facilmente acessadas, se desejado.
No entanto, nem os físicos, nem os químicos, nem os profissionais médicos são capazes de confirmar ou refutar a hipótese sobre o merino. Não há informações de que a teoria tenha sido confirmada por pesquisas independentes. Portanto, a versão dos fabricantes pode ser levada a sério e com ceticismo. Talvez falar em preservação da qualidade seja apenas uma jogada de marketing para aumentar as vendas de produtos turísticos específicos.
O blogueiro Ross Gilmore insiste neste último ponto.O autor dos artigos conduz experimentos destinados a confirmar ou refutar afirmações chocantes feitas pelos fabricantes sobre seus produtos. Durante um dos experimentos, Ross testou as propriedades de proteção térmica:
- equipamento de caminhada de lã ligeiramente molhado;
- roupas de lã muito molhadas pelo vento;
- peças de lã muito molhadas em tempo calmo;
- secar roupas de lã muito molhadas;
- peças de roupa de lã muito encharcadas, cuja umidade é constantemente reabastecida.
Como resultado, Ross chegou à conclusão de que a diferença entre roupas feitas de lã comum e itens de guarda-roupa feitos de lã merino é mínima.. Eles se comportam quase da mesma forma.
Importante! Você não deve confiar cegamente nos resultados obtidos por um blogueiro, mesmo que seja mundialmente famoso. O fator humano, a opinião subjetiva e violações sutis da tecnologia podem interferir na obtenção de uma avaliação objetiva.
Também Há uma opinião de que os itens de pêlo de cabra seco mantêm você aquecido e úmido e seco. Isto é explicado por uma camada interna de fibra mais uniforme.