Qualquer costureira sabe como é difícil escolher a quantidade certa de material para suas criações. E como a escassez é muito pior que o excesso, os baús mágicos das artesãs sempre contêm restos de fios, tecidos, franjas, botões ou lantejoulas. Talvez seja hora de encontrar um uso para eles? Basta usar um pouco de imaginação e resíduos antigos e desnecessários se tornarão um excelente material para artesanatos encantadores.
Artesanato de lã DIY - ideias interessantes
Uma grande variedade de itens pode ser feita com sobras de fios de lã.
Desde a antiguidade, as donas de casa procuram não jogar fora os restos de fios e utilizá-los na confecção de utensílios domésticos, além de todo tipo de tapetes aconchegantes e artesanatos. Esses artesanatos permanecem relevantes há muito tempo, por isso existem muitos tipos de receitas para fazer algo necessário ou bonito.Existem trabalhos manuais muito simples que até as crianças podem fazer e outros complexos que requerem a ajuda de adultos.
Apesar de agora não haver problemas em comprar tudo o que você precisa para uma vida confortável, O artesanato DIY ainda pode ser encontrado em qualquer casa. Essas pequenas coisas guarde lembranças maravilhosas sobre a época de sua criação e o hálito encantado do bebê. Esse passatempo oferece uma excelente oportunidade para se comunicar mais de perto com seu próprio filho e dar-lhe o calor de suas mãos.
Os fios de lã destinam-se simplesmente à criatividade - são macios e grossos. Seus produtos são quentes e aconchegantes.
No entanto, além de coisas puramente práticas, como suéteres, calças, chapéus, cachecóis, luvas, meias, você pode fazer muitos artesanatos com eles. Esses incluem:
- todos os tipos de brinquedos;
- roupas para bonecas;
- vários vasos e caixas;
- tapetes fofos;
- bolas pendentes elegantes e leves e cortinas para lustres;
- pinturas feitas de fios de lã.
Como fazer rapidamente um artesanato com fios - uma master class para adultos e crianças
Vamos começar com o mais simples. Provavelmente em casa cheio de lápis, canetas e pincéis espalhados. Isto é especialmente verdadeiro para casas onde vivem pequenos artistas. Por alguma razão, seus materiais de desenho não querem ficar no local designado para eles. E um suporte maravilhoso, feito com as próprias mãos (com a ajuda da mãe), vai obrigar o bebê a colocar os lápis em uma casa aconchegante.
O material para criatividade pode ser muito diversificado. Para um porta-lápis você precisará de: papelão, garrafa velha de vidro ou plástico sem gargalo ou rolo de papel higiênico, tesoura, cola, fios de lã.
Primeiro você precisa fazer um espaço em branco para o porta-lápis. Para isso, recorte o fundo do papelão e cole um copo ou garrafa nele para que as paredes do produto cubram completamente o fundo do artesanato. Agora revestimos as paredes da futura casa para lápis com cola e enrolamos cuidadosamente os fios em volta dela. A lã pode ser liso ou multicolorido, fino ou fofo. Chegando ao topo do produto, fixamos adicionalmente a ponta do fio. Eo produto pode ser considerado pronto, mas para beleza deve ser decorado. Pode ser usado como decoração miçangas, penas, lantejoulas. Lã finamente picada e polvilhada com cola aplicada por cima dará volume e fofura ao porta-lápis. Pode cola retirou focinho, asas e cauda, e um adorável passarinho aparecerá em sua mesa, com o qual você poderá se divertir brincando e também se divertir colocando canetas e lápis nele.
Ou você pode deixar o fundo um pouco maior que o próprio vidro e coloque pequenos brinquedos lá (por exemplo, de surpresas mais gentis), frutas ou flores artificiais. Nesse caso, o porta-lápis ficará ainda mais interessante.
O mesmo caminho você pode fazer um vaso e colocar nele flores que você mesmo fez. Essas plantas brilhantes e elegantes não murcharão e farão as delícias de seus criadores por muito tempo.
As próprias flores podem ser criadas de várias maneiras. Provavelmente, o crochê será o mais ideal, mas para pequenas costureiras isso pode se tornar um processo muito complicado.
Portanto iremos faça beleza com papel e lã. Para tal artesanato, você precisará de jornal e fios brilhantes para a própria flor, arame bastante rígido e fios verdes para o caule.
- Primeiro você precisa cortar finamente os fios de lã.
- Agora amassamos fortemente um pedaço de jornal, mergulhamos na cola e enrolamos em pedacinhos de linha, como costeletas na farinha de rosca, só que muito para que não fique careca.
- Secamos os botões resultantes e trabalhamos nos caules das nossas plantas.
- Para isso, o fio deve ser generosamente lubrificado com cola e bem enrolado com fios verdes e deixado secar junto com as flores.
- Depois que todas as peças estiverem secas, é necessário fixar o botão furando o papel com arame e instalando-o no vaso criado, que também já está seco.
Fazer uma bola aberta também será fácil. Para criá-lo você precisará de fios, um balão comum e cola.
Primeiro você precisa inflar a bola até o tamanho desejado e cobri-la com cola. Em seguida, aplique uma grande quantidade de fios de lã. Esse valor depende de quão delicado deve ser o item acabado. Como de costume, espere secar completamente e esvazie ou fure a bola. Remova com cuidado os restos da embarcação e a bola maravilhosa estará pronta. Várias dessas bolas podem ser usadas para fazer um excelente arranjo para pendurar. Decore-os com penas delicadas.
Se você não selar a parte superior e inferior da bola, obterá um castiçal exclusivo, basta encher um balão bem pequeno e lembrar que os fios queimarão se entrarem em contato com o fogo. Portanto, este artesanato se tornará apenas um elemento decorativo. Você pode colocar lâmpadas nessas bolas e criar abajures exclusivos. Uma bola meio embrulhada será uma excelente base para uma cesta elegante.
Aula magistral sobre artesanato complexo, mas muito interessante, feito com fios de lã para alunos “avançados”
Depois de aprender a fazer essas bolas, você pode tentar fazer um ninho para uma galinha. Normalmente, esses ninhos são dados como presentes na Páscoa. Eles parecem muito fofos.
Para fazer tal artesanato É necessário fornecer poliestireno ou espuma de borracha, fios, cola, tesoura.
- De um pedaço de espuma de borracha ou poliestireno, corte um molde em forma de ovo e remova todas as irregularidades da superfície. A peça de trabalho pode ser embrulhada em filme plástico para iluminar todas as arestas.
- Usando agulhas ou alfinetes comuns, é necessário marcar os limites do artesanato para que um frango possa ser plantado dentro da casca fabricada. É bom se você puder fazer um padrão original usando agulhas. Agora untamos a superfície do “ovo” com cola e enrolamos os fios, deixando livre a entrada do ninho.
- Enquanto nossa criação seca, fazemos um frango. Para fazer isso, fazemos dois pompons com fios amarelos brilhantes - um para a cabeça, o segundo para o corpo e os prendemos juntos. Colamos os olhos e o bico na cabeça.
- Fazendo um tapete para nossa garota. Pode ser um pequeno pedaço de tecido com flores coladas.
- Quando a casa aberta estiver completamente seca, remova cuidadosamente a peça de trabalho. Colocamos um tapete no ninho e plantamos o frango.
As paredes do ninho também podem ser decoradas com flores ou miçangas.
Sutilezas de trabalhar com fios de lã
Os fios de lã não requerem conhecimentos e habilidades especiais. Além disso, não há sutilezas ou truques aqui. Basta manuseá-los com cuidado e jogar fora os pequenos pedaços em tempo hábil para que não entrem no nariz ou na boca.