As peças de lã podem ser encontradas no armário de qualquer família, pois nos mantêm aquecidos no tempo gelado. E àqueles com quem mais nos preocupamos – os nossos filhos, os idosos, os nossos entes queridos – tentamos dar o máximo possível destas coisas. É assim que cuidamos deles para que não sintam frio e se lembrem de nós com carinho mesmo em geadas severas. Tudo isso é, claro, bom e romântico, mas... chega a hora de lavar peças de lã. E se lavado incorretamente, o material enrola, encolhe e estica. Para evitar que isso aconteça, vamos utilizar algumas regras e conselhos de especialistas.
Preparação
Antes de iniciar a lavagem, é necessário realizar um determinado conjunto de medidas. Digamos desde já que você deve lavar essas coisas à mão, a menos que haja uma necessidade especial, no máximo 2 vezes por ano. E tudo porque a sujidade, o pó e os odores desagradáveis desaparecem da lã muito rapidamente. Antes de lavar, verificamos a peça com as mãos para ver se há alguma mancha significativa nela. Se as manchas forem visíveis a olho nu, devem ser tratadas.Após o tratamento da mancha, se houver, vire a peça do avesso para que a roupa não fique deformada no processo. Se possível, os acessórios que podem ser retirados são retirados, pois durante a lavagem podem oxidar e deixar marcas desagradáveis na roupa.
Os laços são costurados. As peças tingidas são lavadas separadamente das naturais para que as primeiras não desbotem e estraguem as últimas. Aliás, uma coisa nova deve ser testada para ver se cai ou não. E por último, é melhor pentear a peça, isso ajuda a tirar o excesso de sujeira e ajuda a desembaraçar os fios emaranhados.
Removendo manchas
Para remover manchas de tecidos de lã, você não precisa usar produtos químicos pesados; os remédios populares podem resolver isso facilmente. Além disso, os removedores químicos de manchas podem danificar o material. Água oxigenada ou vinagre de mesa (que também amacia a lã) ou ácido cítrico podem remover completamente manchas difíceis. Esfregamos as substâncias líquidas na mancha, borrifamos a área suja com ácido cítrico, umedecemos com água e deixamos agir por 40 minutos. Depois lavamos de forma aceitável. Mas há outra maneira: é preciso secar a mancha e depois removê-la com cuidado com uma escova macia.
Importante! A lã absorve os odores com muita força, por isso não é recomendável secá-la na cozinha.
Imersão, lavagem
É claro que lavar as mãos é mais adequado neste caso do que lavar na máquina. Embora quase todas as máquinas de lavar tenham um programa especial para lavar peças de lã. É preciso lembrar que a água não deve ultrapassar 35 graus. Além disso, no momento do enxágue não é possível alterar o regime de temperatura, caso contrário, devido às mudanças de temperatura, o produto pode “encolher” ou, ao contrário, esticar.Ao lavar, não esfregue o material em hipótese alguma! É enxaguado lentamente. É estritamente proibido apertar, torcer ou torcer uma peça molhada. A peça é colocada sobre uma toalha e assim enrolada. O próximo passo é desdobrá-lo e depois secar na posição horizontal. Em relação à imersão, não é recomendado que os produtos de lã permaneçam muito tempo na água.
Importante! Para evitar a situação de um item encolhido, é necessário colocá-lo sobre um pedaço grande e traçar as bordas. Após cada lavagem, seque um pouco a roupa e prenda-a no contorno.
Instalações
Ao lavar na máquina, é melhor usar detergentes líquidos (géis de lavagem); eles são melhores em baixas temperaturas. E na hora de lavar à mão, o melhor é usar raspas de sabão (de preferência de alta qualidade) ou espuma. Roupas de lã podem ser amaciadas com qualquer condicionador adequado. Às vezes, como opção, você pode colocar vinagre ou glicerina na água - 0,5 colheres de sopa. para 5 litros de água.