As terras altas dos Andes peruanos abrigam animais muito inteligentes e fofos - as alpacas. Eles são criados para produzir lã com propriedades únicas, que é o mais caro de todos os tipos conhecidos de fibras de lã. Que tipo de animal é esse e por que seu pelo é tão caro, continue lendo.
Que tipo de animal é uma alpaca?
Alpacas são animais domesticados pertencentes à ordem dos artiodáctilos da família dos camelídeos. Sua altura é de pouco mais de um metro e seu peso médio é de 70 kg. Eles têm uma disposição bastante mansa, são inteligentes, curiosos, mas tímidos e tímidos.. O valor é a lã macia e longa, chegando a 20 cm nas laterais, cuja lã é tosquiada anualmente. Até 3,5 kg de fibras macias e fofas são cortadas de um indivíduo adulto.
Esses animais são criados nas terras altas dos Andes, na América do Sul. A população de alpacas soma cerca de três milhões de animais, vivendo principalmente no Peru, mas também nos cinturões montanhosos de outros países vizinhos: Equador, Chile, Bolívia.
Propriedades e tipos de lã de alpaca
A natureza montanhosa com o sol escaldante, alta concentração de raios ultravioleta, mudanças constantes de temperatura do calor durante o dia ao frio cortante à noite criaram animais que possuem lã com propriedades únicas.
Os tecidos e fios de lã de alpaca têm muitas qualidades valiosas:
- sedosidade e uniformidade da estrutura da fibra, que permanece durante toda a vida do produto;
- um brilho suave e nobre que não desaparece com o tempo e a lavagem;
- uma textura macia e agradável que não causa coceira e não requer forro para roupas de lã ou camada inferior de camiseta de algodão de manga comprida;
- propriedades termorreguladoras únicas - a capacidade de preservar igualmente o calor e o frio. Com essas roupas, a pessoa não congelará no frio, mas também não sentirá calor no verão;
- alta resistência e resistência ao desgaste: meias de alpaca podem ser usadas por muito tempo sem “pisar” e suéteres sem limpar os cotovelos;
- hipoalergênico, devido ao qual os produtos dessa lã podem ser tricotados para todos, até mesmo para bebês;
- a capacidade de repelir umidade e sujeira, que rola sem aderir às fibras.
Importante! Esta lã não possui pêlos protetores e as fibras lisas não contêm lanolina. É por isso que a lã de alpaca é hipoalergênica e não interessa aos ácaros.
O velo de alpaca é representado por fibras sinuosas ou dobradas apenas nas extremidades, cuja espessura só é comparável à penugem de caxemira. Animais de diferentes idades produzem os seguintes tipos de lã, onde o principal diferencial é a espessura das fibras:
- real - 19 mícrons;
- bebê alpaca - 22,5 mícrons;
- muito macio – 25,5 mícrons;
- adulto – 32 mícrons.
Importante! O mais macio, mais agradável, de alta qualidade e, portanto, mais caro, é considerado o bebê alpaca, obtido na primeira tosquia de animais muito jovens.
A Alpaca é dividida em duas variedades: Huacaya e Suri. Os animais da raça Huacaya são os mais numerosos, representam 95% do rebanho total, e o Suri é a raça mais rara e valiosa. Suas matérias-primas são duas vezes mais caras que o velo Huacaya, as fibras são mais longas, mais finas e com leves cachos nas pontas. Se o fio para bebês for baseado na raça Suri, o resultado será a lã da mais alta qualidade e mais cara do mundo - Suri baby alpaca.
Como é produzido?
Após a tosquia, as fibras da melange são classificadas manualmente, distribuindo a matéria-prima de acordo com as tonalidades naturais, que chegam a 24 nos animais dessa espécie - do prateado e branco neve ao preto azeviche. É um trabalho árduo e tedioso, o que também aumenta ainda mais o custo do material resultante.
Após a triagem, são retiradas impurezas de sujeira e resíduos vegetais da matéria-prima, em seguida a lã é fiada, lavada, retirando-se resíduos de areia e gordura e, se necessário, tingida. Após esse processamento, as matérias-primas não perdem sua qualidade por muito tempo.
Onde essa lã é usada?
Este animal é conhecido pela humanidade há mais de 6 mil anos. Até os antigos Incas criavam alpacas para produzir lã valiosa em tons de cores únicos e da mais alta qualidade. Somente representantes da família real e da elite governante podiam comprar roupas tão luxuosas.
Agora, os produtos feitos de alpaca não são privilégio das dinastias reais: qualquer pessoa pode comprar roupas ou um cobertor feito de fibra cara. As costureiras costumam comprar fios de lã ou misturas contendo alpaca.
A lã desses animais é utilizada para produzir os seguintes produtos:
- suéteres, cardigãs, jaquetas, pulôveres;
- lenços, bonés, chapéus;
- meias;
- casacos e jaquetas;
- vestidos, jaquetas, ternos;
- tapetes, tapetes.
A matéria-prima tosquiada de animais jovens é utilizada para a produção de tecidos para fantasias e vestidos, e a lã de animais adultos é utilizada para tapetes e carpetes.
Prós e contras do fio
Nenhum outro tipo de lã possui qualidades semelhantes e, portanto, a alpaca é muito popular entre as costureiras. Além de tudo o que foi dito, notamos uma série de aspectos positivos desta fibra:
- Ausência de estrutura escamosa na superfície das vilosidades, o que garante conforto no uso dos produtos mesmo sem forro;
- leveza, resistência, resistência ao alongamento e encolhimento;
- a lã não tem efeito memória e, portanto, permanece por muito tempo em sua forma original;
- Os itens de alpaca não rolam nem caem.
A única desvantagem que se nota é o alto custo do material, mas composições mistas de fios ou têxteis com outros tipos de lã natural, acrílico, poliamida, viscose podem reduzir significativamente o custo, mantendo as qualidades básicas e atratividade.
Quais são as diferenças entre lã de ovelha e lã de lhama?
A lã de alpaca é mais leve que a lã de ovelha, mas suas fibras são três vezes mais resistentes e os produtos são várias vezes mais quentes;
- não possui odor desagradável característico, como matéria-prima de ovelha;
- as alpacas são tosquiadas apenas uma vez por ano, e muitas ovelhas são tosquiadas duas vezes;
- A lã da lhama é mais grossa e rígida, enquanto a do suri e da huacaya é macia, mas muito densa;
- a fibra de alpaca é quase totalmente à prova d'água e um tanto repelente de sujeira;
- tem muitas variações de cores, por isso o tingimento raramente é usado.
Como cuidar dela?
Os produtos devem ser lavados com produtos especiais em água à temperatura ambiente. Recomenda-se não torcer as peças, mas sim deixar escorrer a água, e só então colocá-las sobre uma superfície horizontal, alinhando as costuras e mangas.
Importante! Para manter as peças de alpaca em bom estado, elas são lavadas após seis a sete usos e sempre à mão.
Roupas feitas de fibras delicadas devem ser passadas com pano úmido em baixas temperaturas.. É fácil restaurar a pilha simplesmente passando uma escova na parte externa. Essas coisas devem ser armazenadas com raminhos de lavanda, cedro ou tabaco, em vez de repelentes agressivos de traças.