Qual é a aparência da lã e o que é?

A lã é um dos materiais de origem natural mais populares para a confecção de diversos itens e atributos quentes. As excelentes propriedades da lã são valorizadas desde a antiguidade. No mundo moderno, a fibra de lã ainda permanece no auge da popularidade. A produção de vestuário e outros têxteis não pára, novas formas de processamento destas matérias-primas estão a ser desenvolvidas. Continue lendo para saber o que é a lã, onde é usada, sua aparência e suas propriedades benéficas.

Que tipo de material é a lã?

No sentido geralmente aceito, lã refere-se à linha do cabelo de um mamífero. Possui uma estrutura incomum, pois é composta por dois tipos de cabelos:

  • lãpêlos protetores - longos e densos, que determinam a estrutura geral e o volume da pelagem, além de desempenharem funções protetoras e determinarem a ondulação;
  • pêlos felpudos, que juntos constituem o subpêlo.Esses pelos são bastante finos e tortuosos, não sobem muito acima da pele, por isso retêm o calor e, no calor, permitem que o animal não superaqueça.

Importante! O cabelo protetor tem uma característica interessante: próximo ao seu bulbo existe um músculo especial que permite que o cabelo fique em pé. Nesse momento, cria-se uma espessura ainda maior da pelagem, o que significa que o animal está aquecido.

Os pelos da pelagem estão localizados aleatoriamente, muitas vezes emaranhados e entrelaçados. É por isso que se formam peculiares “bolsas de ar” que ajudam a manter o corpo aquecido ou fresco..

Tipos de lã

A lã como material para fazer algo é coletada para processamento posterior de duas maneiras:

  • na maioria das vezes - cortando lã;
  • com menos frequência - penteando.

O cabelo é coletado de vários animais, mas há muitos séculos a lã dos mamíferos mais comuns tem sido utilizada na indústria e no artesanato: ovelha, camelo, cabra, lhama, etc.

Ovelha

ovelhaEste é o tipo mais comum, usado em uma ampla variedade de indústrias leves. Graças ao seu formato ornamentado, os pelos se emaranham bem, mantendo a forma e retendo o calor por muito mais tempo do que alguns outros tipos. As lãs frisadas têm outras propriedades benéficas, por exemplo, Eles protegem bem a pele da precipitação e de qualquer umidade, bem como da poluição excessiva. E graças à estrutura do cabelo, as coisas feitas de lã de ovelha são bastante volumosas, fofas, mantêm bem a forma e não enrugam muito..

Entre os tipos de lã de ovelha da mais alta qualidade, destaca-se a lã merino. É obtido de uma raça de ovelhas de lã fina que vive principalmente na Austrália e na Ásia Central.A magreza do merino permite que ele seja utilizado não só como fio para suéteres, mas também na produção de roupas íntimas quentes para roupas. Por falar nisso, A lã Merino é um dos poucos materiais que nunca foi substituído pela fibra sintética.

camelo

cameloA principal diferença entre esta espécie é o cabelo absolutamente oco. Significa que uma pequena “bolsa” de ar é formada dentro de cada cabelo, o que reduz significativamente a condutividade térmica do material. A lã de camelo é muito leve e elástica, principalmente o subpêlo (também chamado de penugem de camelo), que é mais utilizado na produção.

Cabra

O pelo de cabra tem uma textura diferente do pelo de ovelha: é muito mais liso e reto, o que significa que é mais difícil de fazer o fio. No entanto, também é muito comum na indústria leve. Existem três tipos de lã de cabra da mais alta qualidade:

  • de uma cabra Orenburg. O conhecido lenço Orenburg é feito de subpêlo (penugem de cabra). O comprimento dos fios é de cerca de 16–18 mm;
  • mohair. É retirado da cabra angorá, que vive na Turquia e na África do Sul. Os cabelos, com cerca de 20 mm de comprimento, são muito delicados, por isso o material requer cuidados delicados;
  • caxemira é o tipo mais caro. É obtido da cabra do Himalaia, o comprimento do cabelo é de 22–25 mm.

Alpaca

alpacaO fofo animal alpaca pertence à família dos camelos, vive na América do Sul e produz lindas lãs. Ela muito mais quente que ovelha e cabra, muito macio, leve e fofo, então não é barato. Curiosidade: acredita-se que antes era usado para confeccionar roupas apenas para a realeza.

Lhamas

Lama é outro representante da família dos camelos.As propriedades da lã de lhama são em muitos aspectos semelhantes às de seu parente anterior: ela também é quente e leve. A principal vantagem é incrível subpêlo fofo capaz de manter uma faixa climática confortável de cinquenta graus.

O que é pele de lã?

pêlo de animalMuitas vezes, nas etiquetas das roupas e nos sapatos, você pode ver a inscrição: pele de lã. Esta frase engraçada tem um significado muito apropriado. A pele de lã é um material que contém lã natural (cerca de 80%) e pêlos sintéticos (20%). Normalmente os cabelos são fixados sobre uma base tricotada.

Externamente, esse material é difícil de distinguir dos totalmente naturais, mas em termos de custo é muito melhor. As propriedades do pêlo de lã também são muito atrativas: ele retém bem o calor, mas a espessura do material costuma ser muito mais fina que a do pêlo real..

Importante! Na maioria das vezes, a pele de lã é feita de lã de ovelha - uma das mais quentes e confortáveis ​​de usar.

Características das fibras de lã

As fibras de lã apresentam muitas vantagens baseadas em suas características. Vejamos os mais importantes deles:

  • novelos de lãfinura é o tamanho da seção transversal da lã, ou seja, a espessura de uma fibra individual. Por exemplo, em uma ovelha, a finura varia de 10 mícrons (no subpêlo) a 160 mícrons (pêlos protetores densos);
  • O comprimento do pelo de todos os mamíferos é diferente, mas quanto mais comprido o cabelo, mais volumoso costuma ficar o fio e, consequentemente, a peça acabada. Em ovelhas de lã fina, por exemplo, o comprimento da lã atinge 8–10 cm;
  • condutividade térmica. A pelagem do animal é composta quase inteiramente por queratina, o que garante baixa condutividade térmica do material. Basicamente, a proteção contra o frio não é criada pelos próprios cabelos, mas pela camada de ar que se forma entre eles;
  • higroscopicidade.A lã absorve perfeitamente a umidade e remove um pouco da água na forma de evaporação, molhando-se lentamente. Além disso, ao absorver uma pequena quantidade de água, a lã gera calor adicional.

Propriedades da lã

Além das características mais importantes listadas, possui outras propriedades importantes, graças às quais é apreciado por muitos consumidores. Entre eles:

  • fios de lãforça. A estabilidade natural da lã também é reforçada com métodos modernos de tecelagem de fios e linhas;
  • resistência à poluição. Em primeiro lugar, esta propriedade ajudou os animais selvagens, mas as pessoas a adotaram com sucesso;
  • resistência ao vinco. Na verdade, alguns produtos feitos de lã natural não são passados ​​a ferro - isso não é necessário. Estando em um ambiente levemente úmido, o próprio item retornará ao seu estado original;
  • não absorve cheiro de suor, é bem ventilado;
  • Às vezes, durante o uso, ele pode ficar emaranhado, o que reduz ainda mais a condutividade térmica.

Que coisas são feitas com isso?

bolas de lãExistem inúmeros produtos que podem ser feitos com lã natural de animais. Em primeiro lugar, trata-se de todos os tipos de itens de guarda-roupa, desde suéteres quentes até ternos executivos. Graças à lã torcida das ovelhas, elas são usadas para fazer feltro, e o feltro é usado há muito tempo para fazer botas de feltro, que são resistentes a qualquer geada. As avós gostam de tricotar luvas e meias quentes para os netos com fios de lã, e para os amantes de banhos, saunas e outros prazeres semelhantes, são feitos chapéus especiais de feltro para evitar superaquecimento.

Em segundo lugar, a lã é famosa pela sua qualidade incomum - absorve bem o som. É por isso que os materiais feitos com ele são frequentemente usados ​​​​para revestimentos e estúdios de gravação.

Em terceiro lugar, é ideal para criar calor na casa, por isso o feltro de construção especial é feito de qualidades baixas - um bom material isolante.

Como saber se algo é feito de lã natural?

meadas de lãA maneira mais fácil de determinar se se trata de algo feito de material real é cheirá-lo.. Um cheiro característico em um item novo pode estar presente mesmo se você simplesmente aproximar o nariz do item. Se você não conseguir sentir imediatamente nenhum odor específico, poderá realizar um pequeno experimento. Para isso você precisará de um pequeno fio do produto. Tente atear fogo com cuidado.

O material natural queimará, enquanto a fibra sintética simplesmente derreterá. Além disso, quando a lã queima, ela emite um cheiro característico de cabelo queimado e os próprios fiapos se transformam em cinzas.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano