Não importa o que as pessoas desenhem, parece impossível inventar algo novo nesta área. E ainda assim tiveram uma ideia: imagine que você pode desenhar com que costumam ser tricotados suéteres, chapéus e luvas quentes!
Aquarela de lã - o que é isso?
Aquarela de lã - um tipo moderno de arte decorativa e aplicada: “desenho” com fibras de lã de várias cores e tonalidades. Pelo fato da lã ser disposta em camadas, forma-se tanto o volume quanto a textura do “padrão”, e o efeito de cor é semelhante aos trabalhos artísticos na técnica de aquarela com manchas características. A gama atual de lã natural disponível para venda é uma ampla gama de cores. Esta variedade de cores permite criar obras verdadeiramente pitorescas - paisagens, naturezas mortas, abstrações e até retratos.
Para quem esse tipo de criatividade é adequado?
A peculiaridade da aquarela de lã é sua versatilidade absoluta: Qualquer pessoa pode fazer isso, independentemente do sexo e da idade.A técnica desse tipo de criatividade não pode ser chamada de complexa: mesmo crianças em idade pré-escolar podem dominá-la facilmente. Adolescentes, gestantes em licença maternidade e aposentadas estão dispostas a fazer isso. Este é um ótimo hobby mesmo para quem trabalha e quer passar o tempo livre sozinho com seu lado criativo. "EU".
A aquarela de lã, mesmo sem levar em conta o belo resultado do trabalho, bastante adequado para decorar o interior de uma casa, é um hobby útil. Isto:
desenvolve gosto artístico (você precisa encontrar ou criar de forma independente um esboço do trabalho futuro, escolher as cores harmoniosamente);
apoia habilidades motoras finas das mãos, portanto, treina a memória, ativa a imaginação, desenvolve habilidades cognitivas (sim, nos adultos também!);
promove relaxamento, permite que você tire sua mente do fluxo dos problemas cotidianos, acalma você.
O resultado do trabalho costuma ter um efeito motivador: mesmo que uma pessoa não saiba desenhar, ela é capaz de criar uma obra totalmente artística! E quem sabe criar beleza tem todos os motivos para se respeitar!
A única “contra-indicação” para a prática de aquarelas de lã é a alergia ao material. Tenha especial cuidado ao oferecer esta atividade às crianças! Mas nem tudo é tão desesperador: há artesãos que espirram durante o trabalho - o problema pode ser resolvido com a ajuda de uma máscara médica barata, vendida em qualquer farmácia. É verdade que você precisa se acostumar, mas logo deixará de prestar atenção nisso.
6 ferramentas que você precisa para criar uma pintura em lã
Certifique-se de que esse tipo de criatividade não exija a compra de dispositivos e acessórios “sofisticados”. Para criar uma pintura completa em lã você precisará de apenas seis itens. Provavelmente você já os tem em casa!
Quadro. Uma moldura sob o vidro é a base da sua criação futura. Para começar, você pode pegar uma moldura de foto bem comum.
Guardanapos de viscose ou tecido não tecido. Você anexará o material de fundo original da pintura a guardanapos de viscose ou a um pedaço de tecido não tecido.
Pinças. Esta popular ferramenta cosmética irá ajudá-lo a trabalhar com pequenos fragmentos e alinhar os detalhes de uma pintura.
Tesouras de manicure e papelaria. Tesouras de manicure são úteis para cortar o excesso de pelos “desgrenhados” que ficam onde não deveriam. Tesouras grandes de escritório são usadas para “trabalhos difíceis” – cortes grandes.
Ferro. Um ferro com diferentes modos de aquecimento é útil para passar a base, fragmentos da pintura durante o processo de trabalho e passar a ferro final toda a criação.
Cola. Uma cola em bastão de papelaria (seca) é perfeita para fixar os fragmentos que formam a obra. Sua principal vantagem é que é extremamente difícil “bagunçar” e estragar a obra.
Tipos de lã usados em aquarela de lã
A lã de ovelha é tradicionalmente usada para criar obras: não fiada, cuidadosamente penteada, tingida em diversas cores.
É por causa do “pentear” que o nome “fita penteada” se enraizou na Rússia. Caso contrário, é chamado de “topos”.
Se você se deparar com o termo “mistura” - este é o mesmo top, mas composto por fibras multicoloridas. Para iniciantes, é melhor comprar meadas simples (fitas) separadamente.
Marcas nacionais:
Semyonovskaia. Oferece lã merino australiana e lã mais grossa de ovelhas de criação russa, produz linha para artesanato "Valyashka";
Pekhorka. A lã merino e alpaca, segundo as avaliações dos mestres, é muito decente;
Trindade. Lã merino argentina e australiana. Mas tome cuidado com os produtos da Trinity Worsted Factory - segundo artesãos experientes, eles são “caprichosos”, ou seja, a qualidade das fibras não é uniforme. Fino é fino e espalhado, e semifino é mais parecido com o grosso mais comum;
Camtex - a opção mais econômica, mas também a menos lucrativa, segundo as avaliações, na embalagem “lã de ovelha inteira”, ou seja, fibras de diversas espessuras, inclusive fibras grossas de proteção.
Uma desvantagem geral dos produtos produzidos internamente é que é difícil encontrar materiais com baixa finura (com fibras muito finas).
Este tipo de criatividade requer sutileza 16-19 mícrons - as fibras finas permitem que o trabalho fique arejado e elegante, sendo mais fácil trabalhar com esse material. Em nosso país é difícil encontrar material mais fino 21 mícrons.
Nas lojas online você pode encontrar produtos de fabricação estrangeira:
Italiano,
Alemão,
Inglês,
Nova Zelândia
Aqui vem em tons diferentes. Porém, você pode começar a aprender aquarela de lã usando nosso material.
Lembre-se também dos termos (esses tipos de lã também são usados para criar pinturas):
cardação - lã não penteada, semelhante a algodão, usada para traçar o fundo ou substrato para detalhes de pinturas complexas;
lasca — uma fase intermédia da transformação da lã entre a cardação e a penteação, utilizada para a disposição da urdidura;
mohair - lã arejada, fina e sedosa ao toque das cabras angorá.
Para decorar o desenho, você pode adicionar fibras de viscose, acrílico e seda.
Qual é o “conjunto de lã” básico de uma pessoa apaixonada por esse hobby criativo?
Vamos fazer as contas:
7 cores do espectro, lembre-se do arco-íris - você precisará de 3-4 tons de cada uma delas;
pelo menos 2 tons de branco (“natural” e branco neve);
3-4 tons de cinza claro a preto puro.
No total, você precisa de 26 a 34 tons diferentes. Não é barato e será uma pena se você ficar animado, comprar material e de repente se esgotar. Seria sensato tentar primeiro: é um trabalho árduo, extremamente cuidadoso, embora criativo. Se você gosta e gosta do processo em si, compre o material sem dúvidas. Se o penteado lento só irrita - talvez você se encontre em outro tipo de criatividade.
Para testar você mesmo, compre um kit pronto para aquarelas de lã com esParaisom e instruções e tente criar um emprego. Você sentirá se combina com você ou não. Mas, em geral, você não deve comprar conjuntos prontos o tempo todo - eles serão caros e, além disso, você não escolhe o enredo da imagem sozinho. Não parece criatividade.
Aquarela de lã faça você mesmo - uma master class sobre a pintura mais simples
Como criar seu primeiro emprego? Vamos tentar fazer isso em 12 etapas.
Em primeiro lugar, escolhemos um esboço - nós mesmos o desenhamos e, se não sabemos como, selecionamos e imprimimos uma imagem da Internet. Não escolha o primeiro que encontrar - escolha aquele que você realmente gosta.
Vamos desmontar nossa moldura e deixar o vidro de lado por enquanto.
Na base da moldura, geralmente de papelão ou madeira, colocamos um guardanapo ou tecido não tecido cortado no tamanho certo e prendemos cuidadosamente com clipes de papel.
Selecionando lã para definir o fundo. Enrolamos firmemente no dedo indicador da mão não dominante (esquerda se você for destro) e prendemos com fios.
Colocamos os fios na base e fixamos cuidadosamente com cola. Certifique-se de que as bordas da lã colocada se estendam um ou dois centímetros além das bordas da base.
A partir dos cantos aplicamos um tom de fundo mais escuro, introduzindo gradativamente tons mais claros em direção ao centro. Não se esqueça de prender os fios com cola!
Esperamos secar, colocamos um pedaço de papel sobre a base acabada e passamos com ferro. Sem fanatismo! A imagem geralmente é corrigida após algumas “passagens”.
O momento mais crucial é beliscar e dispor os fios que compõem o nosso desenho. Também passamos a ferro cada fragmento acabado.
Use uma tesoura de manicure para cortar o excesso de pelos.
Se quiser deixar o desenho visualmente mais volumoso, você pode enrolar os fios nas palmas das mãos para esse fim, mas estritamente em uma direção. Se você rolar para frente e para trás, o fio só ficará desfiado.
Quando você considerar o processo completo, passe novamente a pintura na folha, então o excesso de volume e “desgrenhado” irão embora. Se o contorno se moveu para algum lugar, endireite-o cuidadosamente com uma pinça e corte o excesso com uma tesoura de unha.
Coloque o vidro com cuidado na criação finalizada, cortando os fios de cabelo que ficarem salientes nas bordas. Devolvemos a moldura ao seu devido lugar. Preparar!
Para o seu primeiro trabalho, não escolha um esboço muito complexo e com muitos tons. Deixe sua criação ser mais simples, mas com certeza terá sucesso. Isso motiva!
Boa sorte, aquarelistas lanosos!
“Colocamos os fios na base e prendemos cuidadosamente com cola.” , “Não se esqueça de prender os fios com cola!” Essas palavras são de um artigo sobre aquarela de lã, mas não diz que tipo de cola é. por favor me diga que tipo de cola devo usar?