A lã é um material natural que retém perfeitamente o calor. É penteado de animais e transformado em fio, que posteriormente serve de base para a produção de roupas.
O que significa “mistura de lã”?
Esta é uma combinação de fibras naturais e sintéticas, um material durável, leve e elástico hermético. Tais produtos não deforma ao lavar, não encolhe e retém o brilho das cores.
Por que outros componentes são adicionados à lã?
Suplementos artificiais ou fitoterápicos eliminam as seguintes desvantagens:
- formação de pelotas;
- alongamento de tecido;
- encolhimento do material;
- alto custo do produto.
Como eles fazem isso?
Para obter fios mistos, várias fibras são combinadas entre si para produzir um material único com maior higroscopicidade, resistência e estanqueidade ao ar.
Vantagens e desvantagens das misturas de lã
O fio feito de vários tipos de fibras é bom porque combina as qualidades positivas de vários materiais. Um item de lã pura pode comprimir, esticar e encolher. A adição de outros ingredientes, tanto naturais como artificiais, pode neutralizar estes problemas.. A adição de sintéticos protege o produto acabado contra deformações e ajuda a manter o brilho das cores.
Uma ótima opção seria combinar vários tipos de fibras naturais com sintéticas. Os produtos combinam o máximo das melhores propriedades dos materiais constituintes.
A combinação de fibras naturais também pode se tornar uma desvantagem, por exemplo, ao tingir um produto acabado feito de mistura de lã. Devido ao fato de o algodão e a lã absorverem a tinta de maneira diferente, ela pode ficar desigual.
Tipos de composições de mistura de lã
- Lã de ovelha com acrílico ou viscose na composição do material indica seu baixo preço e a mesma qualidade. Os produtos feitos com essa mistura logo ficarão cobertos de pellets e perderão a aparência.
- A combinação com o algodão cria um material popular e de alta qualidade - mistura de lã. É macio, durável e suave, ótimo para pessoas com pele sensível e crianças. Os produtos feitos com esse fio não são tão espinhosos quanto os produtos de lã sem aditivos.
- Caxemira com fibra de ovelha é a combinação mais nobre, os produtos feitos a partir dela distinguem-se pela maciez e leveza e retêm perfeitamente o calor.
- A seda evita a formação de bolinhas ao combinar com fibras de lã. A tela é durável, não se deforma e é fácil de pintar.
Tipos de fios misturados
A classificação e funcionalidade dos produtos de lã dependem diretamente das fibras com as quais o material é feito:
- alpaca é um fio feito com lã de lhamas sul-americanas.Não forma pílula, vem em 22 tonalidades de cores, raramente se mistura com outros materiais e tem preço alto;
- Angorá é um fio leve, macio e quente feito de penugem penteada ou tosquiada do coelho angorá. Adapta-se perfeitamente ao tingimento em diversas cores, na maioria das vezes é misturado com fibra de ovelha, sintética ou seda;
- a lã de camelo é um material durável e leve que retém perfeitamente o calor, possui 14 tonalidades naturais;
- Cashmere é a penugem de cabras montesas selvagens, penteada e separada em fibras. Os produtos feitos com ele são quentes e leves e, se manuseados corretamente, são duráveis. A caxemira pura é extremamente rara; é comum uma mistura dela com lã de ovelha ou seda.;
- mohair é a penugem das cabras angorá jovens; quanto mais jovem o animal, mais valioso é o material. Seu fio mohair é macio, fofo e durável, com brilho característico. Não é produzido na sua forma pura, sendo as mais relevantes as combinações com nylon, lã de ovelha ou seda;
- o fio merino é leve e muito fino, raramente misturado, pois a única vantagem da mistura é a redução no custo do produto;
- A lã de ovelha é a mais popular; o indicador de qualidade é a finura do fio. Pode ser usado puro ou misturado com materiais mais caros para reduzir seu custo e torná-los duráveis.
O que é tricotado com fios mistos?
Uma combinação de diferentes fibras é usada para:
- produção de roupas quentes de inverno;
- fazendo coisas de verão.
Merino e lã de ovelha fazem pulôveres e xales maravilhosos. Suéteres leves e quentes com diversos padrões são tricotados a partir de mistura de lã - fios com teor de lã de 8 a 52%. Suéteres e cardigãs também são tricotados com uma mistura de caxemira e fibra de ovelha ou seda.
O mohair é mais frequentemente misturado com seda para fazer pulôveres e cardigãs. Suéteres e ponchos são tricotados com fios misturados com angorá. Para a produção de vestidos e jaquetas, a alpaca é popular em combinação com ovelha, merino ou fio acrílico.
A resistência de um produto depende da quantidade de fios do fio: quanto mais fios, mais resistente é a peça. Quanto mais firmemente o fio for torcido, menos propenso o produto fica a bolinhas, mas o ar retém melhor o calor.