Nem toda costureira se arrisca a fazer feltragem de lã.. Entretanto, esta é uma atividade muito emocionante e não tão difícil como parece à primeira vista. Você pode começar feltrando um boneco de neve. Afinal, um artesanato feito de lã branca se assemelhará idealmente a bolas de neve, com as quais geralmente são esculpidas mulheres da neve, que serão impossíveis de transmitir com apliques ou costuras.
Para economizar materiais, recomendamos o uso de uma moldura de espuma de borracha, poliestireno expandido ou enchimento de poliéster. Existem duas maneiras de fazer feltro - seco e molhado. Hoje aprenderemos sobre feltragem seca.
Como fazer um boneco de neve de lã usando a técnica de feltragem a seco
Até um artesão novato pode fazer um boneco de neve com lã cardada (é preferível usar este material). Claro, você terá que passar várias noites seguidas fazendo artesanato, mas sempre ficará satisfeito com o resultado.
O que você vai precisar
Primeiro você precisa preparar tudo que precisa:
- um pedaço de enchimento de poliéster para a moldura;
- agulha cigana com linha grossa;
- lã cardada branca, um pouco de vermelho nas luvas e laranja no nariz;
- contas para os olhos;
- pastel seco;
- 50g de algodão.
Além disso, estoque agulhas para feltragem: uma “estrela” grossa e quatro finas tamanho 38, uma esponja, cola, um pincel e uma lixa de unha.
Instruções
Começamos a trabalhar feltrando o corpo do boneco de neve. Teremos que sentir três bolas de tamanhos diferentes, duas alças, luvas e um bico.
Sentindo o corpo
Enrole uma tira de enchimento de poliéster em um rolo. Dobramos as pontas para que fique o mais parecido possível com uma bola e prendemos com um fio grosso. Aperte bem a peça de trabalho com roscas para que não haja folgas.
A lã cardada lembra mais o algodão, então pegamos, afofamos, aplicamos na bola, pressionando com uma agulha “estrela”. Rolamos até que nossa bola fique lisa. Se houver amassados, eles devem ser preenchidos com lã e enrolados. Depois de usar uma agulha fina, pegamos uma grossa e continuamos o processo de feltragem até que a superfície fique lisa e densa.
Da mesma forma fazemos a segunda bola, um pouco menor.. E então costuramos os espaços em branco. Cubra a junção das bolas com pedaços de lã e nivele a base. Se você acha que o boneco de neve não é arredondado o suficiente, adicione mais pelos nos lugares certos.
Canetas de feltragem
Vamos passar para a feltragem das alças. Afofamos dois pedaços idênticos de lã e apalpamos cada um separadamente, virando-os nas mãos para dar o formato de uma mão. Mova da mão direita para a esquerda e depois novamente para a direita. Desta forma, as alças serão tão uniformes quanto possível em densidade e tamanho.
Afofe a borda do cabo e prenda-o ao corpo, prendendo as peças com lã. Faça o mesmo com o ponteiro dos segundos.
Estamos deitando nossas cabeças
Conectamos a terceira e menor bola ao corpo e lubrificamos a junta com lã. No rosto fazemos recortes para os olhos. Cole as contas. Formamos um queixo com lã oval e bochechas com duas redondas. Fazemos uma depressão com uma agulha grossa em semicírculo para uma boca sorridente.
Afofe quatro pequenos pedaços de lã e coloque-os sobre uma esponja. Usando agulhas, batemos firmemente na parte superior e inferior, formando bordas lisas. Depois compactamos novamente de cada lado. Primeiro colocamos as pálpebras inferiores e depois as superiores. É aconselhável semicerrar os olhos para que o boneco de neve não ceda, mas sorria.
Use uma agulha para marcar o local do nariz. Faremos em forma de cenoura. Para isso, formamos uma cenoura a partir de um pequeno cacho de laranja, girando-a nos dedos e batendo com uma agulha em todos os lados. Depois disso, rolamos o nariz até o rosto, dobrando os fios laranja para dentro para que a borda com os cabelos brancos fique nítida.
Luvas de feltragem
Vamos tentar fazer luvas de feltro com duas peças idênticas de lã vermelha. Pegamos cada peça nas mãos uma a uma e aos poucos vamos dando-lhe o formato desejado, girando constantemente a luva na mão.
Depois de fazer as duas luvas, compare-as. Se não forem iguais, ajuste-os para caber. Deixe fofo o local onde a luva fica presa ao cabo.
Lixando o boneco de neve
Fizemos apenas o boneco de neve. Este não é o fim do trabalho. Agora nosso produto deve ser completamente lixado. Para fazer isso, pegue um pequeno pedaço de lã, afofe-o e enrole-o suavemente no corpo com uma agulha.
Colocamos cada novo pedaço um ao lado do outro para formar algo parecido com escamas de peixe. Assim, é necessário cobrir toda a superfície do brinquedo. É conveniente trabalhar com três agulhas finas, que pegamos na hora de fazer as pálpebras.
Abaixamos um braço do boneco de neve, trabalhando cuidadosamente a conexão com o ombro. Não se esqueça de formar botões com três pedaços feltrados de lã branca e conectá-los ao corpo.
Quando o corpo estiver completamente lixado, começamos a lixar as luvas com lã vermelha.
Tingindo o boneco de neve
Outro processo importante é o tingimento. Para isso, leve pastel seco em tom terroso. Esfregamos em uma lixa de unha e depois usamos um pincel para pintar o corpo do boneco de neve.
Decoração faça você mesmo
Em princípio, a embarcação está pronta. Só falta colocar lenço e chapéu no boneco de neve. Você pode tricotá-los com agulhas de tricô. Agora admiraremos o resultado de um trabalho árduo e demorado.