Hoje em dia, para as donas de casa e quem gosta de fazer tudo com as próprias mãos, existe uma grande variedade de técnicas e métodos de bordado. Em nosso artigo falaremos sobre uma maneira tão interessante de criar coisas como a feltragem de lã.
Convidamos você a compreender de forma independente a técnica de feltragem e aprender como criar verdadeiras obras-primas.
Existem dois métodos principais: feltragem seca e úmida. Diferenciam-se, conforme o nome, no uso de água ou no funcionamento sem ela.
Falaremos sobre a técnica de feltragem de lã seca e descreveremos um plano detalhado para um trabalho confortável e rápido. Este método é ótimo para criar joias, bonecos e brinquedos diversos. Se você deseja criar roupas, então você precisa recorrer ao método de feltragem úmida.
História da feltragem seca
Antes de começarmos, vamos aprender sobre as origens do método de feltragem a seco.
As primeiras menções a este tipo de bordado remontam à antiguidade. Inicialmente, as pessoas notaram como a lã de ovelha, sob estresse mecânico, grudava e enrolava em tapetes sólidos.Mesmo antes da domesticação, as pessoas coletavam restos de pêlos de animais e criavam os primeiros produtos a partir deles.
Com o desenvolvimento da humanidade, a tecnologia também mudou rapidamente. O trabalho manual foi substituído por máquinas e equipamentos de produção. No século XVI começaram a surgir as primeiras oficinas e no século XIX foram desenvolvidas e criadas prensas especiais.
Hoje em dia, as pessoas aprenderam a sentir lã com agulhas e introduziram na produção máquinas perfuradoras.
REFERÊNCIA. Nas diferentes etapas, sempre se tomou como base o método de ação mecânica, que está associado à estrutura do cabelo.
Técnica de feltragem a seco
Agora devemos prestar atenção diretamente à técnica de produção.
O método de feltragem foi possível devido à estrutura do cabelo. Se você olhar ao microscópio, notará escamas ou entalhes especiais ao longo de todo o seu comprimento. Eles são distribuídos uniformemente. É graças a esta característica que os pêlos individuais permitem que o pêlo se agrupe em tufos densos. E então forme um tapete denso ou feltro.
É nisso que se baseiam todas as técnicas de produção.
Ao contrário do método úmido, feltragem seca envolve o uso de agulhas especiais. Eles emaranham os cabelos e criam feltro. Após esta manipulação, o produto ganha o formato desejado. Este método é ótimo para criar pequenas peças e itens decorativos.
IMPORTANTE! O processo de fabricação exige atenção e concentração, pois as agulhas são muito afiadas e podem danificar facilmente a pele.
Materiais e ferramentas
O primeiro passo é preparar tudo o que você precisa para trabalhar e criar seu produto. Por esta precisamos do próximo conjunto.
- O material mais importante é lã. Você pode coletá-lo de animais de estimação ou comprá-lo. Dependendo do tamanho do produto, podem ser necessárias diferentes quantidades.
- Conjunto de agulhas para feltragem. Você deve escolher sua ferramenta com cuidado. As agulhas diferem no formato e no tamanho, bem como na colocação dos entalhes que unem os fios. Para fazer a escolha certa, é melhor consultar um especialista.
- Substratos especiais para um trabalho confortável. É aqui que seu produto será colocado. Por esta esponjas ou tapetes funcionam muito bem.
- Para manter sua pele segura, você deve estocar um conjunto de dedais.
- Pente especial para pentear lã e reunindo-o em bolas.
Existem diferentes critérios de seleção para determinados empregos. Experimente usar diferentes ferramentas para sentir a diferença e escolha as que mais lhe agradam.
CONSELHO. Se você já tem experiência, pode utilizar o conjunto de ferramentas que mais gostar. Nas primeiras tentativas, tente começar com conjuntos padrão.
Como secar lã de feltro
Se você preparou as ferramentas e estocou a quantidade necessária de lã, pode começar trabalhar. O processo em si é simples e não requer nenhuma habilidade ou conhecimento especial de sua parte. No entanto, talvez você não consiga obter o resultado desejado na primeira vez. Tente novamente até ter mais experiência.
O plano de ação consistirá nas seguintes manipulações. Siga as instruções passo a passo e você obterá o produto desejado.
- Pegue um pequeno pedaço de lã da mecha fiada.
- Role o chumaço entre as palmas das mãos para formar uma bola ou forma oval.
- Em seguida, enrole-o em um cilindro apertado e, em seguida, prossiga para o estágio principal de feltragem a seco.
- Agora pegue as agulhas e comece a juntar os cabelos.Comece a compactar o produto principalmente na parte central.
- Depois que a agulha parar de entrar, pegue uma ferramenta de diâmetro menor e continue trabalhando.
Verificar a prontidão é bastante simples. O produto acabado não deve mudar de forma ou enrugar quando submetido a esforços mecânicos ou pressão manual.
Como sentir uma bola usando o método de feltragem a seco
Vale a pena pensar na criação de uma pequena bola. Esses espaços em branco servirão como excelentes a base para qualquer brinquedo e a maioria dos produtos.
O princípio praticamente não é diferente, sua tecnologia permanece a mesma. Precisamos criar uma peça de feltro densa.
- Como antes, pegue uma pequena parte da meada total.
- Role-o entre as palmas das mãos para moldá-lo.
- Coloque-o no pincel e comece a feltrar com agulhas.
- Para isso, fure gradativamente o produto profundamente nas cerdas da escova, emaranhando os cabelos.
- Em seguida, retire o produto e molde-o em uma bola. Em seguida, perfure o material uniformemente por todos os lados com agulhas. Trabalhe as agulhas estritamente perpendiculares à lã para evitar quebrá-las.
Tente criar obras-primas e, gradualmente, você ficará cada vez melhor. Delicie você e toda a família com novos brinquedos interessantes.