As terras dos antigos eslavos são consideradas o berço da feltragem de lã. Isso significa que o desejo por este ofício está em nosso sangue. Tal como os seus antepassados, as pessoas de hoje são atraídas pelo âmbito da imaginação e pela ausência de regras prescritas nesta actividade emocionante.
Noções básicas de feltragem de lã seca para iniciantes
Nossos contemporâneos, ao contrário de seus ancestrais, preferem um método diferente de feltragem - "seco". Esta escolha foi influenciada principalmente o nascimento de uma agulha de aço.
Sem agulhas especiais, este processo criativo é impossível. Eles diferem dos comuns pela presença de entalhes. Penetrando na camada de lã, os entalhes emaranham os cabelos e formam um tecido durável.
Existem diferentes tipos de agulhas. Eles diferem na forma da seção transversal, na direção dos entalhes e na espessura. Todas as agulhas recebem números: Quanto maior o número, mais fina é a agulha.
Agulhas grossas são usadas para feltrar a lã grossa no início do trabalho.
Mais procurado agulhas de comprimento médio. Isso se explica pela possibilidade de sua utilização em todas as etapas do processo.
Com agulhas finas, pequenos detalhes são desenhados na fase final (acabamento).
Para começar a trabalhar usando técnica de feltragem seca, na primeira fase, bastam algumas agulhas triangulares universais (Nº38).
As agulhas costumam quebrar, especialmente entre as costureiras novatas. É necessário ter uma reserva. Cuide disso com antecedência.
A tecnologia de feltragem a seco envolve o uso apenas de fibras naturais de lã.
Utilizado para feltrar bases de brinquedos e rechear bonecos de pano. Lasca É uma lã grossa contendo impurezas vegetais.
Fita pente – produto de lã pura na forma de fibras longas. É adequado para feltragem a seco, mas é inconveniente. Antes de começar a feltrar o produto, é necessário misturar bem os fios mais finos.
Cardação – massa de lã pronta para uso. Externamente, lembra algodão. Consiste em fibras curtas localizadas aleatoriamente. Não requer preparação prévia, cai rapidamente. Recomendado para costureiras iniciantes.
Para evitar ferimentos e quebra da agulha, use uma base especial para feltragem. Na maioria das vezes, esponjas de espuma são usadas nesta capacidade - automotiva, doméstica.
Se você é fascinado pelo processo criativo - pegue você mesmo com uma escova especial e mais conveniente.
Quem é adequado para a feltragem como forma de criatividade?
Este tipo de criatividade é adequado para quase todas as pessoas - adultos e crianças. Psicólogos revisam aulas feltragem Como Arte terapia. A estrutura da lã acalma e deixa você de bom humor.
Crianças a partir dos três anos pode fazer feltragem molhada. Além de prazer, traz benefícios à saúde, promove o desenvolvimento da paciência, atenção e precisão.
De três a sete anos Recomendamos o treinamento na técnica de feltragem úmida. Adequado para idade escolar seco. Nesse período, as habilidades motoras finas já foram desenvolvidas e a criança consegue lidar com agulhas afiadas.
Este tipo de criatividade não é recomendado para pessoas alérgicas à lã ou com problemas graves de coluna e articulações.
O que pode ser feltrado de lã usando a técnica de feltragem a seco?
O método de feltragem a seco é usado para criar produtos tridimensionais: bonecos, esculturas e figuras inusitadas, brinquedos, joias e acessórios, elementos decorativos. O método é usado para aplicar padrões e desenhos em texturas de lã. Usando a tecnologia de perfuração, é criado um feltro artístico - uma tapeçaria não tecida. A variedade de produtos de feltro é simplesmente incrível.
Uma master class simples e interessante sobre brinquedos de feltragem para iniciantes
Vamos começar aos poucos: aprenda a fazer feltro em um brinquedo simples.
A maioria de nós conhece o filhote de urso desde a infância. ursinho Pooh. Amante do mel e filósofo com pensamento inovador – é assim que o conhecemos e tentaremos recriá-lo num brinquedo de lã.
Durante todo o trabalho, é aconselhável ter diante dos olhos a imagem de um filhote de urso. Isso permitirá que você não perca os detalhes e ajudará a transmitir o caráter do personagem ao brinquedo.
Materiais e ferramentas:
- Cardação quatro tons: branco, marrom claro, marrom e preto.
- Agulha de feltragem nº 38.
- Esponja para apoio.
- Cole "Momento Cristal".
- Espaços em branco para os olhos (pequenos botões pretos).
Sequenciamento
1. Sentimos o espaço em branco do brinquedo - a cabeça e o corpo (uma peça).
Pegue uma bola de lã marrom clara e forme uma bola. Aperte bem e, colocando-o no fundo, comece a furar com uma agulha. Para evitar que a agulha fique presa na fibra e quebre, ela é inserida em ângulo.
Perfure a lã em toda a peça de trabalho. A figura do Ursinho Pooh deve se assemelhar a um balão. Penetre a agulha o mais profundamente possível. Não deve haver espaços vazios na base do brinquedo.
Gradualmente aumenta o volume, adicionando fibras e caindo. Não tenha pressa - a agulha pode quebrar.
Quando a peça de trabalho corresponder ao tamanho e formato pretendidos e for difícil inserir a agulha nela, prossiga para a próxima etapa.
2. Formando a cabeça.
É necessário distinguir entre a cabeça e o corpo do filhote de urso. Para isso, contorne o pescoço, referindo-se à imagem. Concentre o trabalho da agulha na área selecionada - faça um sulco circular.
Olhos. Pique as reentrâncias para os olhos (você deve obter depressões). Pegue dois pedaços de lã marrom e pregue-os levemente com uma agulha em dois bolos, sem amontoar nas bordas. Forme as mesmas duas partes, mas com diâmetro menor, de lã branca.
Faça todas as partes emparelhadas (patas, orelhas, olhos) ao mesmo tempo. Isso é necessário para que fiquem iguais.
Entrar em contato na cabeça, no lugar das reentrâncias para os olhos, há detalhes marrons, e no topo - branco. Os olhinhos do ursinho estão quase prontos, só falta colar os botões no lugar das pupilas. Faça isso mais perto da linha de chegada.
Nariz. Modele o nariz com uma pequena bola de lã preta. Entrar em contato ele na cabeça do urso. Ajuste o formato do nariz com uma agulha, remetendo à imagem do Ursinho Pooh. Contorne as narinas.
Boca, sobrancelhas. Molde as cavidades para a boca e as sobrancelhas da mesma forma que para o pescoço. Senti lã preta nas reentrâncias.
Não faça orelhas para o ursinho e não cole nos olhos até terminar o brinquedo. Eles vão interferir no trabalho.
3. Patas
Usar cardação Cor marrom. Para as patas superiores, forme dois rolos. Enquanto eles estão frouxamente feltrados, dobre-os e adicione lã.Um pouco deitar-se patas no corpo - isso é apenas um contorno. É necessário poder corrigir a situação, se necessário.
Faça as pernas seguindo o mesmo plano, mas lembre-se que elas são um pouco mais compridas que as superiores.
Se tudo estiver em ordem com simetria, ótimo deitar-se patas ao corpo. Para evitar que pareçam um elemento estranho, coloque pelos nos locais onde as patas estão fixadas. Arredonde todas as pernas.
4. Cauda
Pegue uma pequena bola de fibras de lã. Dobre-o em formato de cone e modele um rabo de cavalo. Entrar em contato ele na bunda do urso.
5. Ouvidos
Forme dois pedaços idênticos de lã marrom em dois bolos semicirculares. Senti as duas peças alternadamente e compare os tamanhos.
Arredonde e sele o contorno externo da orelha. Borda interna fofa deitar-se para a cabeça do urso. Não se esqueça de adicionar curvas às orelhas!
6. Desligar
Senti o brinquedo com mais firmeza, alinhe as pernas, alise as juntas.
Cole nos olhos. Se você usar botões pequenos nas pernas, use uma agulha para fazer pequenos furos nas órbitas dos olhos. Trate-os com cola e prenda os botões.
O brinquedo está pronto! Talvez o Ursinho Pooh tenha uma aparência completamente inesperada. Não fique chateado, isso não é um casamento, mas sua visão criativa de um personagem de “desenho animado”.
Não pare - crie e imagine!