Todos os tipos de lã possuem características próprias que determinam sua qualidade e escopo de aplicação. Na determinação da classe do fio, é dada grande importância ao brilho, espessura, elasticidade e outras características importantes da matéria-prima. Existem também propriedades tecnológicas, como facilidade de fiação e feltragem, que determinam o custo e a classe da fibra..
O que é a finura da lã?
O termo "finura" significa nada mais do que "espessura". Este é um importante indicador de qualidade das matérias-primas. Para determinar este parâmetro, é medido o diâmetro da seção transversal das vilosidades. O indicador é medido em micrômetros, que é um milésimo de 1 milímetro.
A qualidade do fio, sua resistência e espessura dependem posteriormente do tamanho da finura.. A faixa de espessura da lã de ovelha é enorme, de 10 a 130 mícrons. Além disso, em diferentes épocas do ano e para diferentes animais, os parâmetros variam muito.
Importante! O grau de espessura da fibra e sua uniformidade determinam a qualidade do futuro fio. Quanto melhor for a fibra, melhor será a qualidade do fio de tricô.
Do que isso depende?
Existem vários fatores que determinam o grau de espessura da fibra:
- raça e características individuais (os métodos de criação e as características pessoais de cada ovelha têm um sério impacto na qualidade da fibra);
- sexo do animal (os carneiros têm lã mais grossa que as ovelhas; ao usar carneiros de lã fina na criação, os cordeiros recebem pêlo fino e de alta qualidade, que posteriormente é utilizado para a produção de fios de elite);
- idade das ovelhas (em cordeiros pequenos a lã pode tornar-se mais grossa, mas mais tarde, por volta dos 4-6 meses de vida, torna-se muito macia e fina; posteriormente, após 4 anos de vida da ovelha, a lã torna-se novamente áspera e espessa) ;
- nutrição (é dada especial atenção à nutrição correta e de alta qualidade das ovelhas; com alimentação insuficiente surge o conceito de “magreza faminta”).
Importante! No processo de criação de ovelhas de lã fina, deve-se prestar atenção a muitos fatores para garantir que a lã seja densa e forte.
Diferenças na magreza de diferentes animais
Dependendo da raça do animal, a espessura da pelagem é determinada. As fibras mais finas e exclusivas são encontradas em cabras e vicunhas, animais da raça lhama. Eles produzem lã com finura de 10 a 21 mícrons. Raças de cabras angorá, raças de ovelhas merino, camelos e vários cruzamentos especialmente criados para produzir matérias-primas de lã fina também podem se orgulhar de matérias-primas particularmente finas.
Métodos para determinar a finura da lã
Na produção em larga escala, é utilizado o método organoléptico. Envolve a separação de 3 a 5 grampos de matéria-prima do velo obtido após o corte. Cada um dos fragmentos retirados é esticado em ambos os lados até formar uma malha fina, sendo avaliada a espessura das fibras e a uniformidade da matéria-prima.
Em alguns casos, se houver divergência sobre a finura, é utilizada a medição de acordo com os padrões de fibra. A Para determinar com precisão o diâmetro da seção transversal, é usado um método de laboratório para estudar a pilha ao microscópio e medi-la usando equipamento especial.
Qual é o tom de fome?
A alimentação de uma ovelha para obtenção de lã deve ser correta e suficiente. Se o animal não receber alimentação suficiente para o crescimento do velo, o velo fica irregular e o cabelo fica mais fino. Isso é chamado de tom de fome.
Via de regra, neste momento o animal já apresenta problemas de saúde. A magreza faminta é considerada um vício significativo. É claramente visível até a olho nu, aparecem no pêlo as chamadas marcas, locais de afinamento perceptível do velo. Se os donos das ovelhas voltam a comer bem, a lã começa a engrossar, mas fica claramente indicada a finura da fome, localizada no mesmo nível horizontal.