Enraizado em um passado distante e ainda popular hoje, um tipo de bordado é a feltragem de lã. É assim que são feitas peças de roupas, brinquedos, painéis e acessórios.
Outro nome para este tipo de bordado é feltragem ou feltragem. O processo de feltragem fascina pela sua simplicidade e o resultado são coisas lindas e exclusivas.
Para iniciantes, contaremos como é feita a feltragem de lã e apresentaremos o passo a passo da execução do trabalho.
O que preparar para o trabalho
Materiais
Existem dois tipos de feltragem: seca e úmida.
Ao usar o método seco, é melhor usar lã tingida semifina. Lã fina é menos prático, sob a influência de uma agulha ele se destrói e a coisa pode estragar.
Na criação de brinquedos, utiliza-se como base lã grossa e não tingida. Chama-se tira e depois é embrulhado em lã colorida. Observe que os brinquedos feitos de fita são mais macios, mas não mantêm sua forma da melhor maneira.
Você pode encontrá-lo nas lojas fita penteada - fibras de lã alongadas. Antes de utilizar essas matérias-primas, as fibras devem ser emaranhadas, colocando-as umas sobre as outras transversalmente ou penteando-as com uma escova especial. Você pode usar o tipo usado para pentear animais. As fibras devem estar fortemente emaranhadas, assim o processo de feltragem será mais fácil e o resultado esperado será mais preciso.
Lã (cardada) funciona bem para iniciantes. Este é um monte de lã composto por fibras emaranhadas. Já está pronto para feltragem e não requer preparação adicional.
Referência. A feltragem é realizada apenas com lã natural.
Isso se deve ao fato de que apenas as fibras naturais são capazes de formar foscas e feltrar.
Via de regra, os produtos são feitos de lã de camelo ou ovelha. Mas você também pode usar os mais caros: angorá, caxemira, alpaca, mohair.
Ferramentas
Além disso, você precisará do seguinte.
- Agulha de feltragem. Difere de uma agulha de costura pelo formato e pela presença de entalhes). Maioria As agulhas triangulares são populares e estão disponíveis.
- O processo de feltragem é realizado em um substrato. Podem ser esponjas grossas, pincéis ou esteiras de espuma especiais para feltragem.
Seria útil usar dedais para evitar arranhões. As agulhas são afiadas e dentadas e podem danificar a pele.
Como fazer feltragem a seco
A feltragem seca é o processo de emaranhar as fibras usando uma agulha para formar o feltro. Assim, coisas tridimensionais são criadas.
Mais adequado seria agulhas triangulares ou de quatro raios (estrela), diferentes em espessura. Também é necessário preparar borracha de espuma dura ou escova.
Instruções passo a passo
- Colocamos um pedaço de lã sobre a espuma de borracha e começamos a furar com uma agulha grossa. Vamos entrar perpendicular à superfície.
- Inicialmente, fazemos furos profundos para sentir bem o interior do produto. Vire gradualmente a peça feltrada para que a feltragem fique uniforme.
- O resultado deve ser uma bola ou cilindro uniforme em todos os lados. A peça não deve ser deformada durante a compressão; só então pode-se passar para a próxima etapa.
Importante! Pegue a lã em pequenas porções e vá acrescentando mais aos poucos. Isso garantirá um estol mais uniforme.
- Para trabalhos posteriores, vale a pena pegar uma agulha mais fina. É utilizado para perfurar a peça o mais próximo possível da injeção anterior. Como esta etapa é realizada na superfície do produto, a agulha deve ser inserida em um ou dois entalhes.
- Para remover irregularidades, fure-o com uma agulha sempre que possível. O relevo na superfície é criado da mesma forma. Caso não consiga remover a falha, adicione uma pequena quantidade de lã, distribuindo uniformemente na área apropriada.
Atenção! Para verificar a densidade da peça de trabalho, bata na mesa com o dedo e no produto. Se o som for o mesmo, a queda pode ser completada. Você atingiu a densidade necessária.
- A conexão de peças individuais é feita enrolando-as juntas. Para isso, deixa-se uma pequena quantidade de fibras não preenchidas na junção de uma das peças. Eles são enfiados em outra parte com uma agulha.
- Em seguida, é colocado um pequeno pedaço de lã na junção, que agarra as duas partes e cai. A camada fosca deve ser fina para evitar impactos desagradáveis.
Como aprender a técnica de feltragem úmida
Essa tecnologia é chamada de feltragem úmida porque é baseada em uma solução de sabão.
O tecido assim criado é utilizado para costurar casacos, chapéus, bolsas e cachecóis. Para isso você precisará de:
- lã;
- 1,5 metros de filme monocamada com bolhas (vendido em lojas de ferragens) ou mosquiteiro;
- spray;
- sabonete ou detergente para bebês;
- água.
Via de regra, lã semifina fina ou fita penteada são usadas para feltragem úmida.
Instruções passo a passo
- Inicialmente é feita uma solução de sabão. Uma barra de sabão é ralada e enchida com dois litros de água quente. Misture tudo até que o sabão se dissolva. Deixe engrossar (cerca de 2 horas). Você pode simplesmente levar sabonete líquido. A solução resultante promove o rápido emaranhamento das fibras.
Importante: no processo de feltragem úmida, o produto encolhe até 20%.
Layout de lã
- Espalhe o filme sobre uma superfície lisa com as bolhas voltadas para cima. Meça aproximadamente as dimensões da tela, que deseja receber, não esqueça de adicionar 20%. Decida com antecedência o padrão que deseja obter. Separe cuidadosamente os fios da meada de lã em todo o comprimento. Tente fazer isso com contrações suaves. Neste caso, segure a borda com a mão esquerda e puxe os fios com a direita.
- Espalhamos a lã em uma direção sobre toda a superfície marcada do filme.
- Coloque a segunda camada perpendicular à primeira. Se quiser obter um produto denso, adicione mais 2 ou 3 camadas. Se deixar 2 camadas, o produto ficará fino e leve.
- Quando todas as camadas estiverem dispostas, você poderá aplicar o desenho. Fazemos em camada fina para que não fique áspero na tela acabada.
Ensaboar
- O desenho é apresentado e tem a aparência que terá a peça acabada. Vamos começar a ensaboar a tela. Derramar cuidadosamente a solução de sabão cria uma massa espumosa. Para evitar que o padrão flutue e fique borrado, não despeje muita água.
Suavização
- Cubra a lã ensaboada com filme.Alise suavemente a superfície para que o sabão seja distribuído uniformemente por toda a superfície. Se você umedecer levemente o filme por cima, suas mãos deslizarão sobre ele com mais facilidade. Se, ao abrir o filme, você perceber que não há solução de sabão suficiente, pode adicionar mais.
- Realizamos alisamento por meia hora, aumentando gradativamente o grau de pressão manual sobre o filme.
A tela estará pronta quando a superfície ficar lisa e o desenho não se separar da tela principal. E, por sua vez, não esfoliará.
Lançamento
- Em seguida, enrolamos a peça de trabalho em um tubo e a enrolamos para frente e para trás com as palmas das mãos.
- Depois fazemos um tubo do outro lado e enrolamos novamente.
- Você precisa rolar a tela cerca de cinquenta vezes nos quatro lados. Não há necessidade de colocar nenhum esforço neste processo. Mas lembre-se de que o excesso de água ainda escorrerá pelas laterais. Cada vez que você desenrola a tela, endireite o filme e certifique-se de que a peça não fique presa.
- Quando terminar de enrolar, remova o filme superior. Sem levantar o produto, mova-o para o centro e comece a amassar levemente, pressionando como se fosse uma massa. Desenrole-o periodicamente e endireite-o. Após 5-7 minutos você perceberá que a lã está enrolada.
Caindo
O último passo é realizar a queda. Por esta libere a superfície do filme e jogue o produto sobre a mesa. Não se esqueça de endireitá-lo de vez em quando para evitar dobras desnecessárias. É agora que o produto vai adquirir o tamanho final.
Terminada a feltragem, a tela deve ser enxaguada e seca, espalhando-a sobre a mesa.
Simples e inesperado: chafurdar na máquina de lavar
A feltragem na máquina de lavar é acessível até mesmo para iniciantes.
Pegue um lençol velho e coloque pedaços de lã na metade dele no padrão desejado. Cubra com a outra metade da folha.Alinhave o tecido longitudinalmente e transversalmente, ao longo de todo o tecido aproximadamente a cada 10 cm.
Referência. Pode-se usar não só lã, mas também fio, a presença de lã natural deve ser superior a 60%.
Coloque a peça de trabalho em um saco de lavagem; isso protegerá o tambor contra entupimentos. Adicione alguns itens feitos de tecidos duros, como jeans, à máquina; eles aumentarão a vibração do tambor. Também é aconselhável adicionar uma peça de algodão, pois o pó de algodão favorece o processo de feltragem.
Importante! Ajustamos o modo de lavagem para não mais que 40 graus, certifique-se de centrifugar e secar.
Os iniciantes podem criar facilmente modelos simples desta forma: um lenço, uma capa de telefone ou um pequeno tapete.
Dicas úteis para iniciantes
- Se você quiser criar algo rapidamente com lã, use lã grossa. O mais quanto maior a espessura das fibras, mais rápido elas caem.
- Quanto mais fundo e com maior frequência a agulha atingir a lã na fase inicial do trabalho, mais rápido e melhor a peça ficará emaranhada.
- Se o formato da peça criada não combina com você, você pode corrigi-lo feltrando um pequeno pedaço de lã da cor adequada.
- Quando um produto possui várias partes idênticas, por exemplo, patas ou orelhas de um brinquedo, seria mais correto preparar imediatamente a mesma quantidade de lã para cada parte. E só então role-os.
- Não se deve pegar um volume grande de uma vez, é mais difícil de sentir. Comece aos poucos e envolva-o gradualmente em finas camadas de lã. Quanto mais denso for o produto por dentro, mais fácil será lixá-lo por fora.
O principal é abordar a feltragem com alma e imaginação. E o resultado com certeza irá agradar você.