Feltragem - este é um tipo especial de bordado quando brinquedos volumosos, acessórios interessantes e até desenhos em feltro ou tecido são criados a partir de lã especial. A utilização de materiais naturais e momentos de lazer agradáveis para toda a família estão garantidos!
Por que os brinquedos de lã para feltragem podem ser úteis?
A técnica parece um processo complicado apenas à primeira vista., exigindo habilidades incríveis e habilidades sobrenaturais. Este passatempo popular até as crianças podem fazer isso, o principal é dominar as técnicas básicas e comece criando pelo menos uma lagarta simples. Depois do primeiro brinquedo as coisas ficarão muito mais fáceis!
Existem dois métodos de feltragem: molhado e seco. No primeiro método formulário obrigatório aplicado com solução de água e sabão. No segundo – o material é derrubado com agulhas especiais. Em qualquer método descrito o processo captura toda a atenção sem deixar rastros, a concentração aumenta e as habilidades motoras finas se desenvolvem.
O resultado do trabalho é dado como presente em datas memoráveis ou utilizado no dia a dia. Feito de material natural multicolorido joias decorativas, brinquedos, luvas engraçadas e até chinelos. Portanto, esse hobby é considerado não apenas entretenimento, mas também uma atividade prática que pode gerar renda com a venda de coisas próprias e exclusivas.
A feltragem é conhecida pela humanidade há muito tempo, segundo os arqueólogos, há mais de 8.000 anos! Segundo a lenda, o primeiro feltro apareceu na arca de Noé. As ovelhas flutuavam em locais apertados e perdiam a lã, que ficava molhada e pisoteada pelos cascos. No final da viagem, foi encontrado um tapete de feltro na barraca.
Que habilidades são necessárias para sentir um brinquedo de lã com as próprias mãos?
As habilidades são adquiridas por meio do aprendizado, então você precisa estocar materiais, escolher o esquema de trabalho que mais lhe agrada e começar! Na internet ou em uma loja regular especializada para costureiras, é preciso comprar material nas cores desejadas (de preferência com reserva) e agulhas.
- Agulhas. A feltragem a seco é realizada com agulhas em forma de L de várias espessuras e bordas. O trabalho começa de um instrumento grosso e, em seguida, mude gradualmente para uma versão fina. Isso é determinado pelo toque: assim que você sentir que a agulha entra com dificuldade, é hora de trocá-la. As faces também diferem muito em formato e funcionalidade, pois quanto mais faces, maior será a área de interação com o material.
- Substrato. Podem ser almofadas de espuma, pincéis especiais ou feltro.
- Lã. A escolha é ilimitada: para todas as cores e gostos e até carteira. Materiais artificiais e naturais estão à venda, e para as artesãs iniciantes é recomendável comprar kits prontos, que fornecem instruções detalhadas e contêm todas as ferramentas necessárias para criar o brinquedo escolhido.
Se a escolha recaiu sobre o método úmido Para criar artesanato em feltro, você precisará de lã, água, filme e uma toalha grande para coletar o excesso de água.
Para quem gosta de tricotar, existe uma técnica de feltragem úmida de malhas na máquina de lavar. Ou seja, primeiro se tricota uma peça, por exemplo, uma futura bolsa, e depois passa por um ciclo (ou até dois) de lavagem com centrifugação forte.
Brinquedos de feltragem para crianças feitos de lã passo a passo
O processo é meticuloso, portanto, é importante considerá-lo passo a passo do início ao fim, para não perder nem um pequeno detalhe que acabará afetando o resultado do seu trabalho.
Que tipo de lã é necessária para feltrar brinquedos?
Usado com mais frequência lã de ovelha, distinguem as ovelhas merino australianas, que se distinguem pela sua lã fina. Material de estrutura mais grosseira é utilizado para confeccionar botas de feltro e brinquedos com capa felpuda. Para o fundo e base, utiliza-se material branqueado. Recomenda-se usar fio dental fino para preenchimento.
A opção mais econômica – tira, Este é um material não tingido a um preço modesto. Isso geralmente serve como base, sobre a qual é colocada uma camada colorida mais fina de merino.
Não é proibido levar lã de camelo ou cabra. Mohair, angorá e caxemira ficam ótimos em produtos acabados.
Seleção de equipamentos
No momento existem duas técnicas:
- Feltragem seca. Usando uma agulha dentada, emaranhe as fibras. A tecnologia é muito semelhante à criação de esculturas em plasticina.
- Técnica molhada. O material preparado é embebido em água com sabão, passado a ferro, esfregado e amassado em todas as direções. É assim que se obtém um pano de feltro, com o qual são feitos diversos utensílios decorativos e domésticos.
Para criar um brinquedo tridimensional, utiliza-se a primeira técnica, que permite esculpir animais verdadeiramente fofos e engraçados e até criaturas fantásticas.
Todos os pequenos elementos emparelhados são feitos simultaneamente para criar uma simetria perfeita. Você precisa arrancar duas peças absolutamente idênticas e fazer movimentos, passando de uma parte para outra.
Que outros materiais serão necessários?
O hobby não requer uma grande quantidade de materiais, o principal é: um monte de lã e uma agulha. Todo o resto fica a critério da costureira. Alguns itens são necessários apenas para determinados tipos de trabalho ou para a segurança de um feltrador novato.
Tentaremos fornecer uma lista o mais completa possível:
- agulhas facetadas de várias espessuras;
- porta agulha;
- almofada ou suporte;
- quantidade suficiente de material;
- fibras sintéticas para volume;
- dedais de borracha para proteção dos dedos;
- mais liso;
- cola;
- fio fino se precisar fazer uma moldura de brinquedo;
- formas para o processo de feltragem;
- composições impregnantes;
- pastel seco para criar um desenho.
A lista pode ser complementada com elementos decorativos: fitas, miçangas e outras coisinhas fofas.
instruções detalhadas
Dada a popularidade particular das corujas, é recomendável começar com uma master class simples, onde, como resultado, Acontece que é um pássaro engraçado.
O que é necessário:
- substrato para feltragem;
- de agulha uma ferramenta com ação reversa e nº 38 (tamanho universal) será suficiente;
- olhos e bico Você pode comprar os prontos, fazer com botões ou moldá-los em argila polimérica. Nesta master class, o bico é feito de lã;
- tópicos tons marrons de espessura média. Agulha de costura normal;
- tesoura;
- cola (por exemplo, “Momento”);
- marrom pastel ou sombra para os olhos. Eles são usados para tingir;
- lã para a feltragem deve-se levar um cartão cardado, sua textura lembra o algodão e é mais fácil de trabalhar;
- cor soluções: principalmente tons marrons, com algumas manchas brancas acinzentadas adicionadas, além de um pouco de material amarelo para o bico.
Classe mestre
- Os pedaços preferidos são quebrados e misturados para criar manchas.
- Coloque o caroço no fundo e comece a feltrar, inserindo profundamente uma agulha grossa ou universal.
- Você precisa dar-lhe a forma de um ovo ligeiramente achatado.
- Pare na fase em que a peça salta e não adquire dureza final.
- Adicione lã clara na região da barriga e uma parte escura nas costas.
- Prenda com uma agulha.
- Marque as órbitas oculares e o local do bico com uma agulha, ou seja, faça recortes.
- Cola nos olhos.
- Senti o bico separadamente: pegue um caroço amarelo, enrole-o entre os dedos e modele-o com uma agulha no verso.
- Dê a forma final ao focinho colocando a bola no local pretendido.
- Lixe o bico. Fica assim: é preciso usar uma agulha para caminhar sobre a superfície com movimentos muito frequentes e pequenos, dando-lhe suavidade.
- Caminhe com movimentos simples por toda a figura, nivelando os cantos e verificando a simetria; não é necessário lixar, apenas compactar.
- Usando uma agulha ao contrário, afofamos as áreas marrons do corpo sem tocar na barriga branca.
- Usando uma linha e uma agulha comum, borde traços de penas e costure a linha do pescoço para enfatizar a separação da cabeça e do corpo.
- Com um pincel, aplique sombras nas órbitas, na área sob o bico e destaque a linha do pescoço.
- A etapa final: molhe as mãos com água e esfregue o brinquedo em movimentos circulares.Os fios salientes serão torcidos, o que dará à coruja um aspecto original e desgrenhado.
A lembrança resultante vai alegrar mãe e filho!
Decorações para árvores de Natal feitas de lã - como fazer feltro?
As bolas para decorar uma árvore de Natal podem ser feltradas de forma simples e original. A essência do método: enrole a base de enchimento de poliéster ou holofibra em lã, coloque em uma concha de náilon e lave na máquina.
Dê preferência a elementos simples: bolas, flores, estrelas, formas ovais e corações.
Classe mestre
- Prepare modelos, recorte um círculo de enchimento de poliéster. Calculamos o diâmetro assim: multiplique o tamanho desejado por dois. Por exemplo, se precisar de um brinquedo de 7,5 cm, recorte um espaço em branco de 15 cm.
- Junte a borda externa do círculo com uma “saia” e coloque enchimento (por exemplo, holofibra) no saco. Aperte as pontas dos fios ao longo da borda, corte as pontas.
- Peças com formas complexas (corações, estrelas, etc.) costurar, encher e amarrar os fios.
- Enrole a base em tiras de lã, com muito cuidado, evitando carecas! Para maior resistência, fixe com uma agulha de feltragem.
- Coloque os espaços em branco em uma meia de náilon.
- A lavagem é feita a 50 graus.
- Retire do carro e seque no radiador.
- Se necessário, remende as áreas calvas. A correção deve ser feita com agulha fina.
- Decore com pedaços de feltro, miçangas, fitas, fitas decorativas e fitas.
Não use material multicolorido se houver suspeita de que uma bola está mudando!
Os brinquedos resultantes podem ser pendurados na árvore de Natal, dados a amigos e colegas ou colocados em cestos como desenho de Ano Novo.