A lã de feltragem (feltragem) é uma forma popular e interessante de criar brinquedos e acessórios. Muitas artesãs querem aprender a fazer esses artesanatos. Conhecendo as regras e características básicas, será fácil dominar esta técnica. A feltragem envolve três métodos: feltragem seca, úmida e nanofeltting.
O que você precisa para feltrar lã?
Antes de começar a trabalhar, você deve preparar com antecedência as ferramentas e materiais necessários para a criatividade. Você pode comprar tudo o que precisa individualmente ou em conjunto.
Eles incluem apenas ferramentas básicas, mas às vezes um cinto de remo, para fabricar um produto específico.
Para feltragem a seco você precisará de:
- Um conjunto de agulhas especializadas para feltragem.
Começam a trabalhar com agulha longa e grossa, depois passam para as médias e para o acabamento final pegam agulhas finas e curtas. A agulha em forma de estrela nº 38 é universal. - Lã natural.
- Esponja de espuma com 2 a 4 cm de espessura.
- Papel estêncil, lápis.
- Alfinetes de alfaiate, cola transparente.
- Miçangas, botões, olhos de plástico.
Importante! É aconselhável adquirir um conjunto adicional de agulhas, pois podem quebrar facilmente devido à inexperiência, os iniciantes precisarão de paciência e experiência.
Tipos de lã
Para feltragem seca, utiliza-se lã natural de ovelha ou lã de alpaca e camelo. Existem cinco tipos:
- Fita de remo — as fibras estão localizadas em uma direção, adequadas para fazer brinquedos e broches.
- Lã cardada — macio com fibras mistas, utilizado para todos os tipos de feltragem.
- Lã fina - usado para elementos decorativos.
- Lasca - material áspero e não branqueado. Adequado para a base do produto.
- Rebocar - pequenas fibras remanescentes após a cardação. Usado para encher brinquedos.
Brinquedos de feltragem a seco para iniciantes
Quando a feltragem de fibra seca emaranhado com agulhas serifadas de diferentes formatos (foto). Cardado é considerado um material adequado.
Depois de preparar tudo o que você precisa para sentir o brinquedo, mãos à obra:
- Desenhamos um diagrama do produto no papel e o dividimos em pequenas partes.
- A seguir pegamos um pedaço de material, levando em consideração que ao enrolar ele encolherá cerca de três vezes, enrolamos com as mãos e damos o formato desejado.
- Coloque o caroço sobre uma esponja e fure-o com uma agulha longa e grossa até ficar denso e elástico. Para conseguir um fosqueamento uniforme, viramos gradativamente o produto e trabalhamos por todos os lados com a mesma intensidade.
- À medida que a peça vai compactando, trocamos a agulha grossa por uma agulha de espessura média. Se ao pressionar o produto ele não se deformar e retornar facilmente ao seu formato original, então está pronto.
- Para criar um relevo, você precisa inserir a agulha várias vezes no mesmo lugar. Lixe a superfície com uma agulha fina.
Importante! Quanto mais emaranhadas estiverem as fibras, mais facilmente elas cairão, por isso, se você escolher uma fita de remo, primeiro misture os fios.
O processo de trabalhar com agulhas para feltragem
Para a feltragem são utilizadas agulhas de diferentes espessuras, disponíveis comercialmente do nº 19 ao nº 42. Começam o trabalho com uma agulha grossa e longa, ela é inserida e retirada na peça em um ângulo de 90 graus. A agulha interna não pode ser movida ou torcida porque é bastante frágil. A aresta viva é dotada de entalhes que penetram na peça, por isso capturam as fibras e ocorre a feltragem.
No estágio inicial, a agulha penetra profundamente na embarcação para que não haja espaços vazios em seu interior. À medida que a peça é compactada, ela é substituída por uma mais fina. Durante o trabalho, o produto é colocado sobre um substrato especial feito de um material que não pode ser feltrado.
Importante! Ao trabalhar com agulhas de feltragem, é preciso ter cuidado e não se distrair, pois você pode machucar gravemente a mão.
Regras para conectar peças
Peças grandes geralmente são feltradas inteiras. E peças pequenas, por exemplo, orelhas, cauda ou patas, são feitas separadamente. Ao arquivar itens pequenos, ficam fibras soltas nas bordas. Em seguida, eles são fixados no local de fixação e colocados no meio da base.
Quando as peças estão bem encaixadas, pequenos pedaços de lã são usados para cobrir e selar as costuras. Lixe a superfície com uma agulha fina.
Como afofar um produto corretamente?
Eles afofam a arte de duas maneiras:
- Com agulha reversa - inserindo no produto e retirando as fibras. Você deve enfiar a agulha com a maior freqüência possível para evitar manchas calvas. Para dar um aspecto estético, o pelo é penteado e aparado.
- Enrolando tufos de lã na embarcação. O meio de um fio fino é colocado na parte inferior do brinquedo e enfiado dentro com uma agulha de feltragem.Terminada a carreira, comece a próxima 0,7 cm mais alto.
Como misturar cores?
Se o brinquedo for multicolorido, não se deve adicionar todas as tonalidades de uma vez, pois isso atrapalha o lixamento e fica feio. Para adicionar uma listra ou mancha, você deve enrolar a lã em pequenos pedaços de cor diferente no trabalho acabado.
Regras para feltrar brinquedos em uma moldura
Os brinquedos de feltro são densos e requerem moldura apenas quando possuem membros finos ou para peças móveis. Ao criar produtos em uma moldura, utiliza-se fio de chenille. É cortado em pedaços do comprimento necessário e com a forma desejada. A base de arame torcido é enrolada com fibras de lã, presas com uma agulha grossa de feltragem.
A moldura acabada é fixada na cabeça ou no corpo (dependendo da ideia), enrolada em pedaços de lã. Em seguida, a superfície é polida e elementos decorativos são adicionados.
Ao escolher essa criatividade como hobby, você deve entender que ela exige atenção e paciência. Sentimos com cuidado, sem pressa, é um processo bastante longo e trabalhoso, mas o resultado vale a pena.