A feltragem é considerada uma das tecnologias mais antigas para a criação de têxteis a partir de fibras de lã não fiadas. Nos últimos anos, esta técnica de bordado tornou-se muito popular e adquiriu uma forma artística. Essa técnica hoje é muito utilizada para confeccionar roupas, acessórios exclusivos, brinquedos e pinturas originais.
O que é feltragem de lã?
Este tipo de bordado é o processo de criação de uma variedade de produtos a partir de lã não fiada, entrelaçando e tecendo suas fibras usando vários métodos, usando agulhas especiais de aço endurecido.
Este processo também é chamado de feltragem (ou feltragem). Esta atividade emocionante ajuda a desenvolver a criatividade.
Referência! Nem toda lã é adequada para feltragem, apenas as fibras naturais. A melhor escolha neste caso seria lã de mohair e alpaca.
A feltragem permite criar desenhos originais em tecido, lindos brinquedos e diversos elementos decorativos (foto).Vejamos como fazer uma imagem de lã com suas próprias mãos com instruções passo a passo.
Materiais necessários
Para este tipo de bordado você precisará dos seguintes materiais:
- lã natural;
- agulhas de feltragem com vários entalhes na parte inferior (para o método a seco);
- pinças (para dispor pequenas peças na hora de fazer pinturas);
- flanela ou tecido não tecido (para base na confecção de pinturas);
- sabonete líquido ou solução de sabão quente (para o método úmido);
- olhos, narizes e material de enchimento (utilizado na confecção de brinquedos).
Se você ainda não tem experiência na compra de material adequado para feltragem, é aconselhável adquirir kits prontos para criação de pinturas em lojas de artesanato. Esses kits podem incluir diferentes volumes de material, agulhas de diferentes tamanhos e uma solução especial para feltragem úmida. Cada conjunto vem com instruções detalhadas, que serão especialmente convenientes para iniciantes.
A vantagem inegável de tais conjuntos é que, após a criação de um produto, permanecerão agulhas e uma solução, que poderão ser utilizadas repetidamente no futuro.
Tipos de feltragem
Existem dois métodos de feltragem - seco e úmido. Quando feltragem seca O material é compactado com agulhas especiais com entalhes. Esses entalhes prendem as fibras e as empurram para as camadas inferiores, resultando em feltragem. Enfiar repetidamente uma agulha no mesmo lugar permite dar ao produto a forma desejada. Este método de feltragem é mais frequentemente usado para criar joias, brinquedos e diversas estatuetas.
Método úmido A feltragem envolve o uso de água morna com sabão e fios de lã esticados.O layout do material é embebido em água com sabão, após o que é esfregado e passado a ferro em diferentes direções, aumentando gradativamente o grau de pressão. Este método é na maioria dos casos utilizado para a fabricação de objetos planos: painéis, pinturas e decorações para tecidos e roupas.
Conselho! Ao fazer um padrão para um produto, deve-se levar em consideração que durante a feltragem úmida a lã encolherá cerca de 30-40%.
Lã de feltragem seca para criar pinturas
Pinturas de material semelhante são criadas colocando alternadamente fios de lã em camadas sobre uma base fixada por uma moldura de vidro. Fazer uma pintura dessa maneira usando uma master class simples é uma ótima maneira de dominar a feltragem seca. Ao aplicar materiais de diferentes tonalidades em fios finos uns sobre os outros, consegue-se uma transição suave de cores de uma para outra.
A produção de tal imagem deve começar com a criação de um fundo, que se recomenda ser disposto de cima para baixo de acordo com o esquema escolhido.
Os fios devem ser translúcidos, leves e não particularmente grandes. Primeiro, use uma pinça para definir as bordas do fundo e depois o meio.
Importante! Após cada etapa do trabalho, o produto deve ser mantido sob um vidro para fixação.
Depois disso, você pode começar a traçar o motivo principal da pintura. Os esquemas para iniciantes, via de regra, contêm motivos grandes com um número mínimo de tonalidades. O primeiro passo é traçar os contornos da figura principal e preenchê-los com material nas tonalidades desejadas.
Então, usando cores adicionais, você precisa “desenhar” os contornos das figuras restantes com fios finos e levemente torcidos. Durante o processo, você precisa verificar constantemente o diagrama. Não há necessidade de pressa.Continuando a “pintar” o quadro com finos fios coloridos, é necessário arrumá-los ao longo das linhas assim traçadas, se necessário, endireitando com uma pinça ou ajustando com uma tesoura se os fios forem muito longos.
Movendo-se aos poucos para o primeiro plano da imagem, é necessário dispor pequenos fragmentos dela, torcendo e enrolando o material. Se a figura principal for muito volumosa, a lã pode ficar levemente amassada.
Quando o trabalho estiver concluído, a imagem deve ser coberta com um estêncil transparente e as pontas dos fios que saem das bordas devem ser cortadas. Depois disso, o produto pode ser inserido na moldura.
Feltragem molhada
Ao fazer um quadro de lã com feltragem úmida, você precisará de moldura, tecido para a base, lã, pinça, água com sabão e gaze, sobre a qual a lã será disposta de acordo com o padrão escolhido.
Etapas do trabalho:
Técnica:
- É necessário colocar a gaze sobre uma superfície plana, e sobre ela a base e a imagem selecionada.
- Então você precisa definir a base com lã, depois o fundo e depois o padrão selecionado. A lã deve ser disposta em tiras e em forma de cruz, tentando evitar a formação de calvas e buracos. As camadas devem ser dispostas perpendicularmente entre si (devem ter a mesma espessura).
- Depois de totalmente disposto o blank da futura pintura, a lã deve ser borrifada com água, coberta com um pano fino (o náilon é o mais adequado para esse fim) e generosamente lubrificada com água e sabão. O excesso deve ser enxugado com guardanapo.
- Depois disso, começa o próprio processo de feltragem. Ao usar o método úmido, o volume necessário e a textura desejada são transmitidos à lã por meio da fricção.
Conselho! Usando diferentes tipos de lã para feltragem, você pode obter efeitos decorativos interessantes.
Trabalhar com feltro artístico oferece muitas oportunidades para fazer belas pinturas por conta própria. A simplicidade dos métodos utilizados torna a feltragem acessível a todos. Tendo dominado com sucesso a técnica de feltragem de lã, você poderá criar verdadeiras obras-primas e montar sua própria coleção de arte.