Hoje em dia, as coisas feitas com as próprias mãos estão se tornando uma verdadeira raridade e praticamente saindo de moda. É muito mais fácil as pessoas irem até uma loja e comprarem tudo o que precisam para uso pessoal. Mas, apesar do rápido desenvolvimento das taxas de produção, as tradições do trabalho manual e da produção independente de coisas são preservadas em pequenos volumes.
Neste artigo discutiremos métodos para feltrar chapéus feitos de lã verdadeira. Se você tiver tempo livre e quiser tentar se provar nessa área, poderá fazer isso seguindo as instruções e o plano passo a passo.
A fabricação do produto não exigirá que você tenha nenhuma habilidade especial; qualquer pessoa pode realizar essa tarefa.
Feltrando um gorro de lã - o que você precisa saber?
Ao decidir criar um gorro de lã, você precisa preparar tudo o que precisa para o trabalho. Para fazer isso, você precisa saber exatamente alguns pontos básicos, sem os quais nada funcionará e tudo será feito incorretamente:
- Medidas, determinar o escopo do trabalho futuro;
- criação de padrões reproduzir com precisão a imagem desejada;
- preparação de todos os básicos ferramentas e materiais: lã, água com sabão, borrifador, rolo ou bastão redondo, oleado, papel milimetrado, tesoura, fita métrica.
Se você já tem experiência em feltragem, pode experimentar e experimentar novas formas. Quanto mais opções, melhor e mais rápido você fará. No caso da primeira tentativa, deve-se seguir o diagrama e as instruções de fabricação.
Medidas
A primeira coisa a considerar ao fazer utensílios domésticos é fazendo medições. Não importa se você está fazendo um chapéu para você ou para presentear amigos e familiares, o tamanho correto é muito importante. Dependendo do estilo do cocar, podemos precisar perímetro cefálico e altura do produto desejado. Você também deve levar em consideração o fator de redução de lã, que geralmente está dentro da faixa 1,3 – 1,6. Isso é necessário porque após a feltragem a peça final diminuirá de tamanho em relação à versão original.
O fator de redução deve ser levado em consideração. Se você não fizer isso, o chapéu ficará vários tamanhos menor.
Padrões
Depois de fazer as medições, começamos a criar um padrão, com base no qual se baseará o trabalho posterior. Dependendo do modelo que você deseja criar, os padrões serão um pouco diferentes. Por conveniência, você pode usar padrões prontos ou delinear o contorno de um chapéu antigo.
Estamos considerando a versão clássica regular, que é a mais conveniente de usar. É construído da seguinte forma:
- Pegar papel milimetrado e lápis.
- Empate imagem em forma de cúpula de acordo com as medidas tomadas. Para o conforto Você pode usar um padrão de um chapéu antigo.
- Depois disso aumentar contorno para os valores correspondentes do ganho.
Se seus cálculos resultarem em um número não inteiro, é melhor arredondá-lo.
Lã
O principal material com que temos que trabalhar é a lã. Para funcionar, você precisará de dois tipos: o principal para criar um chapéu, fibras adicionais para aplicar um padrão no cocar.
Você vai precisar de lã para o chapéu 100g Existe um sistema de cálculo complexo, mas não é totalmente preciso, por isso é melhor levar material extra para adicionar, se necessário.
Estilos de chapéus que você mesmo pode fazer
Se desejar e for criativo, você pode criar quase qualquer modelo. Tudo depende da sua experiência e criatividade. Vale destacar apenas as opções mais populares para este método de fabricação. Esses incluem:
- chapéu alongado clássico;
- boina estilosa e irresistível;
- imagem de uma cabeça de animal ou personagens de desenhos animados.
Você pode tentar criar isso e muito mais em casa. Depois de fazer todas as medições e realizar a parte preparatória, pode-se iniciar a etapa principal do trabalho.
Como fazer feltro em um chapéu de lã - master class
Para garantir que você obtenha um chapéu de boa qualidade, execute todas as etapas com cuidado e siga a sequência de todas as etapas. Por conveniência, aqui está um diagrama de feltragem:
- Prepare sua área de trabalho distribuindo o filme e o modelo.
- Comece a colocar os fios de lã na camada inferior em fileiras. Neste caso, cada linha deve se sobrepor à anterior, cobrindo-a cerca de metade.
- Portanto, você deve dispor de 3 a 4 camadas perpendiculares entre si. Certifique-se de que o material esteja distribuído uniformemente.
- Deixe saliências em cada camada que se estendem além das bordas do modelo. Isso será necessário para dobrar ainda mais o produto.
- Trate a peça de trabalho com uma solução de sabão, borrifando-a uniformemente com um borrifador.
- Depois disso, cubra a lã com filme por cima e alise o material.
- Vire a peça de trabalho e dobre cuidadosamente as bordas da lã em todo o perímetro.
- Repita colocando a lã do outro lado.
- Trate o verso com água e sabão e dobre as bordas do produto.
- Assim que os dois lados estiverem encharcados, comece a trabalhar com o rolo, desenrolando a lã uniformemente.
- Na etapa final, coloque o chapéu sobre uma toalha e continue feltrando até o tamanho desejado.
- Deixe o produto secar.
Tudo está pronto, Depois que o produto secar, ele poderá ser usado.
Se desejar, você pode adicionar fibras de lã multicoloridas para criar um padrão. O mecanismo de feltragem não muda, o principal é monitorar a distribuição uniforme das fibras em todas as etapas.