A feltragem de lã é uma atividade interessante e útil. Este hobby está longe de ser o menos importante entre os hobbies e conquistou o coração de muitas costureiras. Você pode sentir uma variedade de coisas de lã, por exemplo, luvas quentes que evitarão que suas mãos congelem, mesmo no frio do inverno.
O que você precisa saber antes de começar a feltrar luvas de lã para iniciantes?
Antes de começar a fabricar o produto, você precisa se familiarizar com o material de treinamento. Tipos de técnicas, características de confecção de luvas, material necessário, tempo necessário para o processo - É importante se preparar com antecedência para não encontrar dificuldades no último momento.
Qual técnica é mais adequada para costureiras iniciantes?
Existem 2 tipos de técnicas de feltragem - técnica de feltragem seca e técnica de feltragem úmida.
Para descobrir qual técnica é certa para você, você precisa se familiarizar com elas com mais detalhes.
Técnica de feltragem a seco
Este método envolve o uso de agulhas especiais para feltragem. Eles têm formato de L e estão equipados com pequenos entalhes.As matérias-primas de lã são perfuradas inúmeras vezes com essas agulhas, após o que as fibras começam a aderir umas às outras e formam um material denso e durável. Isso é feito até que seja impossível furar a lã.
Esta técnica é boa tanto para mestres quanto para iniciantes, é adequada para fazer brinquedos, bonecos, aplicar desenhos em produtos, etc.
Técnica de feltragem úmida
Este tipo de feltragem requer água e sabão (pode ser substituído por detergente). A lã é disposta ao longo do contorno selecionado, umedecida com água e sabão (ou água seguida de fricção com sabão) e feltrada por fricção.
Este método é usado para fazer roupas, acessórios, toalhas e quaisquer produtos planos.
Se você ainda decidir usar luvas, a técnica de feltragem úmida é mais adequada.
Aula magistral sobre feltragem de luvas de lã para iniciantes
Materiais
Precisaremos do seguinte:
- Folha de papel A4;
- lápis ou caneta;
- material de fundo do molde (papel grosso, papelão, etc.);
- tesoura;
- lã (60–70g);
- VShM (retificadora vibratória);
- filme bolha;
- sabão.
Se necessário, o sabonete pode ser substituído por um detergente tipo Fairy, mas é melhor ficar com a versão clássica e escolher o sabonete infantil - é mais seguro.
Instruções
1. Pegue um pedaço de papel. Trace a mão da pessoa a quem as luvas serão destinadas. Aumentar o tamanho 1,5 vezes desta forma, transfira o padrão para o material de suporte.
2. Coloque o padrão no plástico-bolha e comece a colocar a fibra de lã, projetando-se um pouco além do contorno. Primeira camada - ao longo do modelo, segundo - entre, terceiro - junto novamente. Última camada Você pode decorá-lo imediatamente com um padrão de lã, se desejar.
3. Molhe levemente a lã com água (é conveniente fazer isso com um borrifador) e ensaboe suavemente. Você pode processar um pouco as camadas VSM durante 30 segundos, mas não toque nas bordas.
4. Vire cuidadosamente o padrão com a lã molhada voltada para baixo.
5. Coloque a primeira camada de lã como no parágrafo 2. Dobre suavemente as bordas salientes da lã para dentro. Continue repetindo 2º ponto.
6. Repita 3º ponto.
7. Preste atenção especial à área entre o polegar e a parte principal, compactando se necessário.
8. Enrole o molde com lã, prenda e enrole pelo menos 10 minutos.
9. Desenrole o rolo. Agora chegou a hora da parte mais longa da confecção de luvas - a própria feltragem. Comece a esfregar as luvas no plástico-bolha e acariciá-las até que fiquem fortes o suficiente e caibam. O processo pode levar várias horas.
Para saber se as luvas estão prontas, tente arrancar um pedaço delas. Se isso não puder ser feito, o produto está pronto.
10. Após a feltragem, enxágue as luvas e seque-as. O resgate para mãos congeladas está pronto!