Desde os tempos antigos, as pessoas se isolam com peles e cabelos de animais. Para saber quais propriedades as pessoas modernas valorizam a lã natural e quais tipos de lã elas preferem, continue lendo.
Principais características da lã
Quando a pessoa está com frio, ela veste tudo que é quente, por exemplo, um suéter de lã, meias e um cachecol. Todas as roupas que mantêm você aquecido no mau tempo consistem em matéria-prima tosquiada de ovelhas e outros animais. A lã tem muitas características e propriedades únicas que não são inerentes a outras fibras naturais:
- maior resistência ao calor;
- boa higroscopicidade. Absorve até 30% da umidade do ambiente, mas a absorção e liberação são muito lentas, o tecido permanece seco ao toque por muito tempo;
- resistência à poluição. O produto é fácil de limpar porque a sujeira não gruda nas fibras;
- alta elasticidade. As fibras naturais esticam bem. Esta propriedade é usada para restaurar a forma dos produtos durante o processamento úmido;
- elasticidade. As malhas confeccionadas com esse tipo de matéria-prima apresentam alto grau de resistência a rugas e os tecidos não retêm dobras passadas;
- excelente colorabilidade com vários tipos de corantes. Apesar de a lã apresentar diversas cores naturais, muitas vezes recorrem ao tingimento da matéria-prima. Você pode até usar corantes ácidos;
- feltrabilidade, ou a capacidade, no processo de feltragem, de formar um material não tecido denso, que serve de base para tecido, cortina, feltro, feltro.
Importante! De todas as fibras naturais, apenas a lã possui as propriedades reguladoras de calor mais exclusivas. A capacidade de conservar o calor tornou-o a matéria-prima mais apreciada e popular para a produção de fios e tecidos.
Que tipos de lã existem?
A lã é obtida penteando ou tosquiando a lã dos animais. Ovelhas, cabras, camelos, coelhos, lhamas e alpacas são utilizados como fontes de matérias-primas naturais. Vamos dar uma olhada em cada tipo.
Ovelha
O tipo mais comum. Desde os tempos antigos, aquece uma pessoa, as roupas feitas com sua lã são conhecidas desde a época do reino babilônico. A maior parte da matéria-prima utilizada no processamento é obtida de ovinos. Representa 95% de toda a lã obtida na tosquia de animais.
As matérias-primas ovinas são heterogêneas em termos de tortuosidade, comprimento e finura da fibra. Raças diferentes produzem lã diferente, até mesmo o velo de uma ovelha pode diferir na estrutura da fibra, cortada nas laterais ou nas costas.
A classificação desse tipo de matéria-prima depende da presença de fibras finas, penugens, transitórias, guardas, cabelos mortos e é dividida em fina, semifina, semigrossa, grossa. A mais alta qualidade e mais cara é a lã fina.
Alpaca
Este velo tem as propriedades mais excepcionais; é a mais cara de todas as matérias-primas naturais. A alpaca é um animal que vive nos planaltos da cordilheira dos Andes. Condições naturais extremas de vida - raios solares escaldantes com alto grau de radiação ultravioleta, mudanças bruscas de temperatura de calor para frio, ventos frios - contribuíram para a aquisição de propriedades únicas pelo velo de alpaca:
- leveza, maciez, uniformidade e sedosidade;
- alta resistência ao calor. Este valor é 7 vezes superior ao da lã de ovelha;
- excelentes características termorreguladoras;
- força. 3 vezes superior à lã de ovelha;
- resistência ao rolamento, travamento, vinco;
- hipoalergênico. As fibras não contêm lanolina, por isso são recomendadas até para crianças pequenas;
- suavidade das fibras, o que garante um uso confortável e sem irritações. Um suéter de alpaca não causa coceira, é confortável ao toque e possui todas as propriedades acima.
Angorá
A fonte da matéria-prima são os coelhos angorá de pelagem delicada, criados na China, que posteriormente se espalharam para outros países. A pelagem desses animais é macia, fofa e possui alto grau de retenção de calor. Os itens feitos de coelho angorá são agradáveis, gentis, confortáveis e, portanto, muito procurados.
No entanto, existem algumas desvantagens: a possibilidade de abrasão dos tecidos pela impossibilidade de fixação firme da penugem macia no produto, monitoramento cuidadoso da manutenção da aparência da peça e impossibilidade de qualquer outro tipo de limpeza que não seja química.
camelo
Esta variedade é o subpêlo felpudo do Bactriano, penteado uma vez por ano para obter até 9 kg de matéria-prima.A composição é limitada a cabelos grossos e finos (até 85%), e a partir dela são produzidos tecidos de alta qualidade.
As matérias-primas para camelos são muito mais leves que as matérias-primas para ovelhas. O tecido ou fio feito com ele sempre terá alto grau de maciez, sedosidade, resistência, elasticidade e praticidade. Mantém a temperatura natural do corpo em diferentes condições climáticas: aquece no tempo frio e evita que você se molhe no calor.. É hipoalergênico e não acumula eletricidade estática.
Importante! Tratados inteiros foram escritos sobre seu poder curativo, porque a lã de camelo é usada no tratamento de quarenta doenças. Alivia doenças circulatórias, resfriados e metabolismo.
Caxemira
A matéria-prima é a penugem mais fina, penteada durante a muda, que ocorre apenas na primavera. As cabras de caxemira de alta altitude, encontradas no Tibete e na província de Caxemira, localizada na fronteira da Índia e do Paquistão, têm subpêlo hipoalergênico macio, leve e que retém calor.
As matérias-primas são produzidas na Austrália, Nova Zelândia e Escócia. Uma cabra não produz mais do que 200 g de penugem. Este é um dos componentes significativos dos altos preços da caxemira.
Lama
Este animal é originário das terras altas do Peru. A estrutura da lã é de duas camadas, composta por cabelo protetor superior (cerca de 20% da matéria-prima) e subpêlo (penugem). Este último é utilizado na produção de roupas luxuosas, leves e macias, capazes de reter o calor em diferentes condições de temperatura. A grande vantagem da lhama é a sua hipoalergenicidade, já que não contém óleos naturais nem lanolina..
Merino
Sua origem é a ovelha merino de lã fina, mas a matéria-prima é utilizada apenas em um local, é retirada da cernelha. Ovelhas desta raça são criadas em muitos países, mas a Austrália é líder na produção de matérias-primas. As fibras de lã finas e macias são uniformes, longas, quentes, brancas e com alta capacidade de reter calor. Os itens Merino não causam coceira. Essas matérias-primas são de alta qualidade e caras.
Mohair
Esta é a matéria-prima da cabra turca, que leva o nome do seu habitat - a província de Angorá. Agora, o mohair é obtido de cabras angorá não apenas na Turquia, mas também na América do Norte e na África do Sul. Mohair é um material quente, durável, luxuoso, leve e sedoso.
Características únicas - pêlo longo, capacidade de afofar, estabilidade do brilho natural mesmo quando tingido. O mohair de cordeiros jovens é transformado em fios luxuosos, e as matérias-primas de cabras adultas são usadas em tecidos para casacos.
O que é tecido de lã?
Os tipos de matérias-primas acima têm características diferentes e a partir deles são obtidos diferentes tecidos. As diferenças na categoria de preço também serão significativas e dependerão do custo das matérias-primas obtidas.
O fio de lã é a base para a produção de tecidos rotulados como “lã natural” se a composição for pelo menos 93% natural, e “lã natural pura” no caso de 99,7%. É utilizado na produção de fantasias, vestidos, agasalhos e tecidos técnicos. São valorizados por sua alta capacidade de economia de calor, preservação da aparência original do produto sem rugas, maciez e higroscopicidade.