Tipos de lã para feltragem

Tipos de lã para feltragemAntes de começar a tricotar, toda artesã deve conhecer as características de todos os tipos de lã. A escolha correta do material para feltrar um determinado produto é metade do sucesso. As fibras naturais são as mais procuradas, mas existem outros tipos de lã que você deve conhecer.

Tipos e características de lã para feltragem

Descrevemos os principais tipos de lã usados ​​com mais frequência:

  • lã merino – é obtido a partir de uma raça especial de ovelhas, criada na Austrália e na Nova Zelândia. Este é um material caro com propriedades únicas. Esta é a lã mais fina, cuja estrutura permite manter a temperatura normal tanto no frio como no calor, é macia e elástica.
  • Caxemira - Esta é a penugem penteada das raças de cabras da Caxemira. Eles são criados no Nepal, Mongólia, Irã e Afeganistão. As principais propriedades do material são magreza e alta densidade. Esta lã é uma das mais quentes do mundo, indicada para quem sofre de alergias.
  • Lamaé uma lã de alta qualidade que combina propriedades como maciez e densidade.
  • Rovnica – projetado para decorar peças de malha, que depois são enroladas na máquina de lavar. Fabricado usando método de baixa torção.

Fibras vegetais

Este tipo de fio inclui todos os materiais obtidos de plantas: linho, algodão, urtiga, rami, etc. O algodão é o mais procurado (principalmente no verão). Os principais fornecedores são EUA, Rússia, Índia e Egito. O algodão retém bem o calor e pode absorver até 20% de umidade. Adapta-se bem à coloração de diversas formas (mercerização, por exemplo).

Fibras vegetais
O linho é mais rígido que o algodão. Seu fio é forte e pode repelir sujeira. Possui boa durabilidade, resistência ao desgaste e resistência. Ideal para roupas de verão, pois pode proporcionar frescor nos meses quentes.
O rami e o cânhamo são quase idênticos em suas características ao linho; são fortes e resistentes. Na sua forma pura, esses fios praticamente não são utilizados, mais frequentemente são utilizados como aditivo para aumentar a resistência ao desgaste.
Características dos fios feitos de fibras vegetais:
· Baixa elasticidade (roupas amassam muito).
· O fio é ligeiramente mais pesado que o fio de lã do mesmo tamanho.
· Fácil de cuidar (resiste a mudanças de temperatura e não é suscetível aos efeitos de produtos químicos de limpeza fortes e alvejantes).

Fibras sintéticas

Fibras sintéticasFio sintético - são fios totalmente obtidos artificialmente. Os materiais químicos mais famosos são: poliamida, acrílico, náilon, elastano, poliéster e muitos outros. O principal objetivo do uso de fibras sintéticas é reduzir o custo do fio.
Outra finalidade das fibras sintéticas é como suplemento de fibras naturais. Isso é feito para melhorar as características gerais do fio: ductilidade, brilho, resistência, etc.As desvantagens incluem forte eletrificação e baixa higroscopicidade. Mas eles enrugam ligeiramente, são duráveis ​​e elásticos.

Fibras animais

É a lã obtida tosquiando ou penteando animais. Este material é difícil de cuidar (deve ser lavado com cuidado), mas possui boa elasticidade, leveza e volume. As fibras animais retêm bem o calor devido à sua estrutura especial.

Fibras animais
Boa repelência à sujeira e à água. A camada externa absorve apenas vapor d'água, repelindo água e sujeira. A lã não é particularmente confiável (especialmente quando em contato com a umidade), mas praticamente não enruga. Em condições normais não é eletrificado.

Importante! Para evitar o encolhimento, a lã não deve ser torcida ou lavada em temperaturas acima de 37 graus.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano