Nem um único Ano Novo está completo sem decorar a casa com um convidado da floresta - uma árvore de Natal verde e fofa. Se por algum motivo você não conseguiu instalar uma árvore de Natal viva em sua casa, você pode substituí-la por uma árvore de Natal feita de lã, feltrada com as próprias mãos.
Mas mesmo que haja uma árvore de Natal de verdade, ninguém o proibirá de instalar outro atributo das férias de inverno em sua cômoda ou mesa. Portanto, escolha algumas noites e faça uma atividade emocionante - a feltragem. E as crianças com certeza vão participar do seu trabalho.
Como feltrar uma árvore de Natal de lã usando a técnica de feltragem úmida
Se você nunca fez feltragem antes, não tenha medo – não são os deuses que queimam as panelas. O principal é começar e então tudo funcionará como um relógio. Existem duas técnicas de feltragem - seca e úmida. Quando secos, são feltrados com agulhas especiais com entalhes, enganchando as fibras uma após a outra.
Quando molhado, use água quente e sabão. Depois de feltrar a lã pela técnica de feltragem úmida, é necessário dar-lhe tempo suficiente para secar e só então prosseguir para as próximas etapas do trabalho.
O que você vai precisar
Antes de começar a trabalhar, você deve se preparar bem para ter tudo o que precisa em mãos:
- 100 g de lã verde para feltragem;
- pedaços de lã multicoloridos para decorações de árvores de Natal;
- arame para o cano;
- filme com bolhas;
- sabonete líquido;
- líquido;
- argila.
Além disso, coloque-o ao alcance toalha, elásticos, rolo, furador, tesoura - grande e manicure. Prepare também uma régua, sabão seco, uma agulha média para feltrar o topo e um tubo de cola Moment.
No papelão, desenhe um triângulo isósceles com aresta de 10 cm e desenhe com linhas a uma distância de 5 mm uma da outra.
instruções detalhadas
Quando todos os materiais e ferramentas necessários estiverem montados, você poderá começar a trabalhar. Disponha o plástico-bolha de forma que as bolhas fiquem por cima. Rasgue pedaços de lã, de preferência do mesmo tamanho, e disponha uma fileira no sentido do comprimento e a segunda no sentido do comprimento. Disponha a lã, levando em consideração que ela encolherá alguns centímetros em ambos os lados.
Adicione sabonete líquido à água e molhe a lã com a solução resultante.. Você pode usar um borrifador, mas pode simplesmente adicionar água aos poucos, molhando o material. Para garantir que a lã fique completamente saturada com umidade e sabão, pressione-a com as mãos.
Cubra a peça de trabalho com uma malha e esfregue-a com as palmas das mãos. Faça movimentos leves no início e depois pressione com mais força. Remova qualquer pelo que grude na malha. Dobre as pontas da lã para dentro e pressione-as novamente na malha.
Cubra a folha com plástico bolha e enrole-a sobre um rolo. Prenda com elásticos e enrole a toalha o mais firmemente possível por cima. Em seguida, aplique os elásticos novamente. Você terá que rolar o rolo por uma hora - nada menos. Aumente a intensidade da pressão o tempo todo.
Desenrole o tecido de lã. Como você pode ver, é denso e não transparece. Endireite, alinhe em todo o perímetro e deixe secar até de manhã, talvez até no radiador.
No dia seguinte, escolha de que lado ficará o avesso e desenhe uma linha reta com uma barra de sabão seca. A partir desta linha, usando um molde de papelão, desenhe triângulos: três pedaços com 10 cm de lado, depois corte o molde ao longo da linha em 5 mm e recorte três triângulos de 9,5 cm cada, depois três pedaços de 9 cm cada, etc. Se chegar ao molde final, ainda sobra tecido, você pode adicionar três triângulos com lado de 10,5 cm e depois no sentido de aumento.
Depois de recortar as partes triangulares, comece a montar a árvore de Natal. Usando um furador, faça furos no centro de cada triângulo e amarre-os um após o outro no arame. Comece a trabalhar com as partes maiores e depois passe para os triângulos menores.
Forme um suporte com um pedaço de argila embebido em água e insira nele um tronco de arame. Se o fio for muito fino, dobre ou triplique. O tronco deve ser alguns centímetros mais longo que a árvore de Natal em branco. A argila endurece rapidamente. Depois de seco, pinte com esmalte marrom.
Amarre cada triângulo no tronco resultante na ordem necessária, revestindo o fio com cola e pressionando a lã em branco. Se houver manchas de sabão nos galhos, limpe-as com os dedos molhados. A beleza verde está pronta. Só falta decorá-lo.
Decorando nossa árvore de Natal
Quem pode imaginar uma árvore de Natal sem estrela vermelha? Então estamos fazendo, embora não uma estrela, mas apenas um cone. E, claro, faremos bolas multicoloridas para árvores de Natal.
Umedeça com água pedaços de lã multicolorida de diferentes tamanhos, Ensaboe com as mãos ensaboadas e enrole em movimentos circulares até formar uma bola, como se estivesse trabalhando com plasticina. No início, faça movimentos leves, mas aos poucos vá pressionando cada vez mais com as palmas até a bola ficar dura. Em seguida, use uma agulha de feltragem para dar um formato perfeitamente redondo. Deixe todas as bolinhas secarem até o dia seguinte.
Você precisa costurar as bolas com linha na cor da árvore de natal. Fure o brinquedo com uma agulha, escondendo o nó na parte inferior. Costure na árvore usando no máximo cinco pontos. Em seguida, prenda o fio com um nó e passe para a próxima bola sob a camada de lã.
Cubra o pedaço de arame saliente com um cone vermelho. Retire um pouco de lã vermelha, forme um cone com uma agulha de feltragem, faça um furo com um furador e cole no topo da cabeça.
Além das bolas de lã, nossa árvore de Natal pode ser decorada com uma guirlanda enrolando um fio de miçangas preso no fundo. Certifique-se de pegar as contas em vários lugares para que não se quebrem.
Se você tem sinos, sinos ou outros brinquedos pequenos, também pode decorar sua beleza de lã com eles. Você pode vasculhar sua caixa de artesanato e pescar miçangas, botões, laços e flores de fita desnecessários. Tudo isto é perfeito para decorar a nossa árvore de Natal decorativa.