Na primavera e no verão preferimos materiais finos e arejados. São muito confortáveis, agradáveis ao toque e possuem alta respirabilidade. Um dos tecidos mais procurados e populares é o crepe chiffon.
Composição, propriedades e descrição do crepe chiffon
Este é um material com padrão granulado. Graças ao recurso tecnológico, é criada uma estrutura única na fiação dos fios. Crepe chiffon envolve o uso de torção máxima dos fios e um tipo especial de trama. Com isso, esse tecido adquire densidade e textura original.
A composição do crepe chiffon pode incluir fibras de seda em quantidades variadas: utilizam-se lã, fios de algodão, às vezes fibras naturais com adição de poliéster sintético.
O tecido é quase opaco, mas muito resistente e leve. Graças a essa característica do material, ele é usado para coisas fluidas e cai bem nas dobras.Ao costurar peças em crepe-cetim, a costureira cria facilmente pregas, ondas e dobras com volume, sem adicionar peso. Este drapeado do produto não parece deliberado ou intrusivo. No design clássico, a superfície do crepe-cetim é fosca.
O tecido é dupla face, é bastante difícil entender visualmente onde fica a frente e onde fica o verso, então as coisas podem ser usadas dos dois lados. Essa propriedade do material é frequentemente levada em consideração pelos designers ao costurar coisas.
Peculiaridades
- dois fios de seda crua são torcidos em direções opostas: esquerda e direita. São até três mil rotações por metro de tecido;
- Após a “torção”, as fibras ficam entrelaçadas como um tecido, o que dá resistência. Este é um material de trama simples;
- Outra tecnologia de tecelagem pode ser usada - crepe. Existem duas opções: estender a sobreposição ou aplicar ponto de cetim na sarja. Via de regra, quase não são utilizados na confecção de chiffon crepe;
- depois disso, o tecido é exposto a altas temperaturas, sob a influência das quais os fios se endireitam e o material fica mais granulado;
- densidade média: 25–35 g/m. Isso é menos do que outros tecidos crepe.
Ele estica ou não?
Devido à tecnologia especial de tecer e torcer os fios, o tecido é denso e não estica. O material não é elástico e denso.
Este ponto deve ser levado em consideração ao costurar coisas deste material.
Bolha de crepe chiffon
Este é um know-how no mercado têxtil, por isso este material é um convidado pouco frequente em pontos de venda e lojas online, apesar da grande popularidade do chiffon. A bolha de crepe chiffon é um material sintético leve e arejado, caracterizado por uma estrutura e porosidade especiais.
O material difere do chiffon crepe comum pela tecelagem especial em forma de bolha do tecido, o que lhe confere uma estrutura de relevo e granulação únicas. Sua superfície é fosca, sem brilho, com muitas pequenas bolhas.
Possui uma estrutura original, perfeita para costurar roupas, tanto para férias como para o dia a dia.
Variedades de chiffon crepe
O que torna o chiffon especialmente popular é a sua diversidade, pois as peças feitas com esse material podem ser usadas tanto no verão quanto no inverno, no dia a dia e em um look festivo.
Que tipos de chiffon crepe existem:
- com pulverização;
- chiffon branqueado;
- chiffon crepe intercalado com lurex.
Esses tecidos combinam bem com materiais do mesmo tipo e opostos (malhas, couro artificial e natural, peles). Os fashionistas costumam usar uma combinação com cetim liso e brilhante para criar um look noturno.
Para o dia a dia, combina bem com tecidos de algodão, linho, jeans, etc.
Transparência (transparente ou não)
Devido à sua estrutura densa, o tecido é praticamente opaco, ao contrário do seu antecessor - o chiffon, que é leve e transparente.
Vantagens e desvantagens
Como qualquer material, o chiffon crepe tem uma série de vantagens e desvantagens.
Prós:
- O tecido é arejado, mas bastante denso
- Matéria dupla face
- Textura: granulado
- Resistente a danos mecânicos, incluindo ruptura
- Muitas cores e estampas
- Não brilha
- Agradável ao toque
- Quando lavado, o material não desbota nem desbota
- Cortina lindamente
- Não irrita a pele
Algumas fontes escrevem sobre as propriedades curativas desse tecido, mas isso nada mais é do que uma manobra de profissionais de marketing que estão tentando fazer vendas adicionais. Vamos tentar descobrir o que é mentira e o que é verdade.
Na verdade, o tecido contém muita proteína. Em sua essência, estes são resíduos de aminoácidos. Teoricamente, podem ter um efeito positivo na microcirculação sanguínea, estabilizar o trato gastrointestinal e ter outros efeitos positivos no corpo. Mas para tal efeito, o tecido deve ser consumido por muito tempo. É claro que esse uso do tecido não é pretendido pelo consumidor e, ao usar peças confeccionadas em crepe-chiffon, o impacto na saúde é mínimo.
Outro "pato" - esta é a restauração da pele de uma pessoa ao usar algo que contenha fibras de seda. Na realidade, o crepe chiffon não possui tais propriedades. Pode retirar a umidade do corpo, absorvê-la, não irrita a pele e não causa reações alérgicas.
Desvantagens:
- Não é muito fácil de manusear, pode escorregar
- Encolhe durante a lavagem
- Se fibras de seda forem utilizadas na produção, as peças precisam de cuidados especiais.
Cuidado adequado com crepe chiffon
Em geral, não é recomendado lavar peças confeccionadas em crepe chiffon., especialmente se o item tiver cortinas complexas. É melhor que seja limpo por uma lavanderia profissional.
Mas se isso não for possível ou o tempo custar muito caro, você pode lavá-lo à mão. Ao mesmo tempo, utilizando as regras básicas para tecidos delicados:
- a água não deve ultrapassar 30 graus;
- as peças coloridas são lavadas separadamente das brancas;
- o produto não é torcido ou torcido em alta velocidade na máquina de lavar;
- Não esfregue o material com muita força durante a lavagem para não danificar as fibras
- Não utilizar alvejante
Você deve secar as coisas colocando-as sobre uma superfície horizontal (mesa, escorredor de pratos, sofá) ou colocando uma toalha felpuda por baixo delas. A toalha coletará rapidamente o excesso de água e a peça secará muito mais rápido. Não é recomendado secar roupas em máquina de lavar automática.
O material dificilmente enruga, por isso não é necessário passar a ferro. Mas se aparecerem vincos no produto, uma série de regras devem ser seguidas ao passar.
- defina o modo “Seda”;
- verifique a temperatura da base do ferro em local discreto;
- não segure o ferro quente na mesma área por muito tempo para evitar queimaduras;
- Para garantir que o tecido não perca o aspecto decorativo por muito tempo, recomenda-se passar com gaze seca.
Conclusões do artigo
O chiffon crepe é um dos materiais mais utilizados na costura e decoração de roupas femininas (fabricação de babados, laços, babados, punhos). Mas ao costurar coisas com esse material, é preciso lembrar que após a lavagem o produto pode encolher um pouco. A tela praticamente não estica e não perde a forma quando deformada.
Este material é frequentemente usado para costurar fantasias de carnaval ou shows. Na maioria das vezes são vestidos com abundância de detalhes decorativos e cortinas originais. No verão, as coisas feitas de chiffon crepe mantêm-se bem frescas, o que as torna confortáveis de usar.
Apesar de toda a sua despretensão e resistência, costurar com ele não é nada fácil. Ele rasteja na mesa do cortador, diverge e deve ser cuidado como um tecido delicado. Deve incluir o engomar apenas pela parte de trás (é possível pela frente, mas apenas através de gaze seca). Passe o tecido levemente úmido e a temperatura da sola do ferro não deve exceder 130–150 graus.
E o chiffon crepe não resiste muito bem à exposição ao sol, principalmente quando as coisas estão guardadas ou começam a secar. Se após a lavagem o tecido ficar mais desbotado, recomenda-se restaurar as cores com uma solução de água e vinagre. Esta composição, quando enxaguada, ajudará a restaurar os tons opacos. Mas não se deve colocar vinagre na água, pois pode danificar as fibras, o que afetará a resistência ao desgaste do material.
Apesar do capricho no cuidado, as vantagens superam todas as desvantagens. É por isso que quase toda mulher tenta ter em seu guarda-roupa pelo menos uma peça feita de crepe chiffon com lindos acabamentos e cortinas. O delicado tecido esvoaçante dos vestidos deixa as mulheres ainda mais bonitas, permitindo-lhes esconder falhas de figura e destacar suas vantagens.