Sintepon ou rebatidas sintéticas é um enchimento moderno relacionado a materiais não tecidos. É formado por várias camadas de fibras sintéticas. Além deles, o tecido às vezes contém aditivos (lã, algodão).
Para unir as melhores fibras de poliéster em um tecido inteiro, um dos três métodos é usado.
Durante o tratamento térmico dos fios de poliéster, sua camada superficial derrete e conecta firmemente os fios sintéticos entre si em um tecido durável.
Referência! O material obtido pela exposição dos fios a altas temperaturas é denominado eurosintepon.
Propriedades do tecido produzido termicamente:
Agulhas curvas e farpadas são usadas para fixar mecanicamente fibras sintéticas que foram previamente tecidas juntas. As agulhas passam pelos fios e os fixam com segurança.
Propriedades do tecido criado usando o método perfurado:
Ao conectar as fibras da terceira forma, camadas de fios sintéticos são coladas umas às outras. Um fabricante de qualidade usa cola segura à base de látex (PVA) para isso. Não é tóxico e não emite substâncias nocivas.
Propriedades do enchimento de poliéster colado:
Importante! Fabricantes inescrupulosos usam tipos tóxicos de cola, que podem causar reações alérgicas e irritação.
Sintepon difere não apenas na forma como as fibras estão conectadas.
Dependendo da composição, distinguem-se os seguintes tipos de rebatidas artificiais:
Referência! Na maioria das vezes, o fio merino de alta qualidade é usado para o sherstepon, o que confere suas qualidades ao material. Sherstepon é mais ecológico do que o poliéster convencional e retém melhor o calor.
Sintepooh - um material composto por fibras 100% artificiais.
Esse tipo de enchimento não tem esse nome por acaso: a penugem sintética é macia, arejada, elástica e muito quente, como a penugem natural de ganso.
Referência! Ao produzir penugem sintética, uma camada de silicone é aplicada a fios ocos artificiais e depois torcida em forma de espiral. A ausência de cola torna o material resultante hipoalergênico.
Holofibra — material semelhante à penugem sintética.
Também é composto por fios sintéticos e não possui aditivos naturais. As fibras utilizadas na produção da holofibra também possuem estrutura oca. A principal diferença entre os dois enchimentos é que, quando a holofibra é formada, os fios são reunidos em pequenos pedaços. Eles ficam unidos quando tratados em altas temperaturas.
Referência! Além das propriedades gerais do enchimento de poliéster (condutividade térmica, praticidade, durabilidade), a holofibra se diferencia pela capacidade de permanecer seca em condições úmidas (baixa higroscopicidade).
A espessura e a densidade do enchimento artificial também são utilizadas para determinar suas características.
Referência! A espessura e o peso do tecido dependem diretamente de sua densidade: materiais mais densos são sempre mais grossos e pesados que os tecidos de menor densidade.
Tipos de enchimento de poliéster por densidade:
Um importante indicador de um material são as matérias-primas utilizadas em sua produção.
As matérias-primas para enchimento são divididas em 2 grupos.
As matérias-primas primárias são fibras utilizadas pela primeira vez. Eles não apenas fornecem tecido de alta qualidade, mas também não prejudicam a saúde humana. A maior parte do material é feita desses fios.
Fabricantes inescrupulosos fabricam enchimento de poliéster a partir de materiais reciclados: sacos plásticos, garrafas, tecidos sintéticos usados. A reciclagem de fibras de poliéster pode torná-las tóxicas.
Importante! O enchimento de poliéster reciclado (marrom ou verde) é prejudicial à saúde humana. Não é recomendado o uso de itens com isolamento feito de poliéster nocivo.
O enchimento sintético possui qualidades importantes para o isolamento.
Vantagens material é:
O isolamento artificial tem menos desvantagens do que vantagens. Esses incluem:
Este enchimento prático e barato é amplamente utilizado na prática.
É usado para costurar agasalhos. Jaquetas de inverno e macacões infantis com forro sintético são muito confortáveis, requerem pouca manutenção e desempenham bem suas funções de proteção.
A roupa de cama moderna também é feita à base de enchimento de poliéster. Travesseiros e colchões com enchimento elástico mantêm bem a sua forma e os cobertores criam condições para a termorregulação. A roupa de cama com enchimento de poliéster proporciona condições confortáveis para um sono saudável, relaxamento e recuperação.
O enchimento espesso de poliéster também é utilizado na fabricação de móveis. Os lençóis viram forro de sofás, poltronas e outros móveis estofados.
A utilização do enchimento de poliéster em qualquer setor garante produtos de alta qualidade aliados a um preço acessível.