Ao mencionar tecidos de algodão, a maioria das pessoas pensa primeiro em chita. Brilhante, elegante e fino, este tecido é o mais popular de todos os materiais feitos de fibras de algodão.
Não é de surpreender que o chita seja considerado por nós como o material mais comum. Afinal, eles o usam há 9 séculos! E o tecido familiar apareceu na quente Índia, cujos habitantes procuravam proteção do sol forte. E os tecidos feitos com fibras de algodão acabaram sendo os mais indicados para isso. Eles criavam frescor, eram leves e também se tornaram uma verdadeira decoração, da qual as mulheres gostavam especialmente.
Na Idade Média, a tela foi reconhecida na Inglaterra, França e outros países europeus. As chitas democráticas eram igualmente apreciadas pela aristocracia europeia e eram um verdadeiro achado para as pessoas comuns. Desde o século 17, o material alegre, como às vezes é chamado o chita, entrou firmemente na vida dos russos.
O tecido chita é formado pela tecelagem mais simples e alternada de fios horizontais e verticais (trama e urdidura).Como resultado desta tecelagem simples, o material antes do tingimento do lado avesso parece igual ao da frente.
Após a pintura, o padrão brilhante torna-se uma característica distintiva da parte frontal da tela.
Tradicionalmente, o algodão natural é usado para fazer este material popular. Não há impurezas em sua composição.
Referência! Recentemente, surgiram à venda produtos confeccionados com tecidos mistos, que, além do algodão, contêm fibras sintéticas. O fogo (fósforo, isqueiro, vela) ajuda a verificar a naturalidade do tecido: o fio de algodão queima até aparecer cinza, a fibra misturada derrete.
Atualmente, a produção do popular algodão é realizada em 2 etapas.
Na primeira etapa, é feito um tecido semiacabado de algodão, que os especialistas chamam de chita.
Para fazer uma chita, vários procedimentos são realizados sucessivamente com algodão:
Depois de tecer os fios em tecido (chita), a primeira etapa da produção é concluída.
Na etapa 2, a chita é processada e submetida a um acabamento especial, com o qual o tecido fica mais fino e leve.
O resultado é colorir o material e aplicar um desenho nele.
Inicialmente, o padrão era aplicado manualmente na superfície do material ou martelado com martelos especiais. Em seguida, começaram a transferir a tinta para a superfície do material por meio de rolos especiais com padrão. Atualmente, o processo de tingimento é totalmente mecanizado, o que possibilita a produção de tecidos com os mais variados padrões.
O chintz acompanha as pessoas desde o século XII, mas mesmo no século XXI continua a ser um material relevante e moderno e, graças às suas vantagens, compete com confiança com os novos tecidos.
Natural e ecológicob é a vantagem mais importante do material.
A principal vantagem do tecido chintz hoje em dia é a sua composição. Hoje, quando os compostos químicos cercam uma pessoa, tudo o que é natural se torna o mais valioso. O chintz, que é 100% algodão, chama a atenção por esse motivo.
A composição natural dotou o tecido de qualidades benéficas ao ser humano.
Tem chita e várias desvantagens.
Conselho! Para evitar que a tinta de uma peça de algodão desbotada estrague outras peças, será útil lavar a peça pela primeira vez em água fria, separadamente das demais peças.
Às vezes, a desvantagem dos itens de chita é o vinco do material. O tecido leve de algodão enruga-se facilmente. Mas esta desvantagem é contrabalançada pela sua vantagem: o material é fácil de passar sem muito esforço.
Desde o nascimento vivemos em um mundo de chita.
Uma grande variedade de artigos infantis são confeccionados com materiais ecologicamente corretos: fraldas, conjuntos para carrinhos e berços, roupas infantis, desde a infância.
Os adultos também gostam de usar roupas de algodão. Vestidos de verão, vestidos, blusas, camisas, saias, shorts, calças leves - esta é uma lista incompleta de roupas de verão feitas de chita. É também indispensável na produção de roupa para a casa (roupões, fatos para a casa), roupa de dormir (camisolas, pijamas), roupa de cama e têxteis para o lar (cortinas, colchas, toalhas de mesa, etc.).
E o chita é o material preferido das costureiras. Apliques de tecido, peluches, bonecos caseiros, retalhos feitos de chita permitem que você expresse plenamente sua criatividade e transforme a fantasia em realidade.
No que diz respeito ao cuidado, os tecidos de chita surpreendem pela sua falta de exigência e simplicidade. São fáceis de lavar, secam rapidamente e passam sem problemas.
Chintz lava bem à mão e na máquina de lavar. Para a lavagem você vai precisar de água morna (não mais que 50°), um detergente neutro que não danifique as fibras e a tintura.
Conselho! Ao trabalhar com tecidos de chita, é melhor não usar alvejantes, que só servem para peças brancas.
Chintz seca rapidamente. As peças de chita são penduradas para secar e cuidadosamente esticadas para facilitar o engomar.
Antes de alisar, recomenda-se umedecer as peças de chita (polvilhar com água, tratar com vapor de ferro). Depois disso, nenhum vestígio de hematoma permanecerá no tecido.
O chintz alegre e leve pode fazer muito: proporcionará conforto, preservará a saúde e criará um visual moderno e moderno.