A indústria leve moderna oferece ao consumidor uma grande variedade de tecidos: naturais e artificiais, densos e quase leves, lisos e com relevos de textura complexa, lisos e variados. Cada um tem características próprias e é projetado para costurar determinados tipos de roupas ou outros tecidos.
Um dos materiais mais queridos pelas mulheres é o tafetá: elegante, capaz de agregar elegância tanto ao look noturno quanto ao ambiente ao redor. Durante muito tempo, esteve disponível apenas para pessoas muito ricas e de alto status social.
Descrição do tecido
É bem fino, mas denso, tem um brilho lindo, parece caro e elegante.
Composição e propriedades
Há 100 anos, o tafetá era feito apenas com matérias-primas naturais:
- seda - a mais alta qualidade e mais cara, obtida pela primeira vez na Pérsia. É ecologicamente correto, hipoalergênico e possui maior resistência à abrasão;
- algodão. As origens da sua produção estão em Bizâncio.Permite uma melhor passagem do ar e da umidade, mas é um pouco menos resistente ao desgaste;
- combinado - baseado no entrelaçamento de fios de algodão e seda.
Com o desenvolvimento da indústria química surgiram itens feitos de rayon (viscose), poliéster e outros têxteis sintetizados artificialmente. Embora externamente semelhantes aos materiais naturais, eles se comportam de maneira diferente em operação:
- a viscose processada a partir da celulose sofre de resistência - o tecido úmido é especialmente fácil de rasgar, por exemplo, durante a fiação intensiva. Além disso, ela significativamente menos permeável ao ar e à umidade;
- o acetato é a variedade de viscose de menor qualidade; as coisas feitas com ele se desgastam rapidamente. Porém, se uma menina precisa se arrumar para uma matinê no jardim de infância, um concurso escolar ou um concerto, e o orçamento é limitado, esta é a melhor opção;
- misto - o mais comum hoje. Na maioria das vezes nas prateleiras você encontra uma combinação de poliéster e spandex. Graças a este último, o material estica se necessário, mas retorna rapidamente ao seu estado original.
O preço dos materiais sintéticos é uma ordem de grandeza inferior ao dos seus homólogos naturais, mas em termos de características de consumo, os primeiros são definitivamente inferiores aos segundos: não “respiram”, não são higroscópicos, às vezes ficam altamente eletrificados, causam desconforto na pele e até reações alérgicas. Eles podem ser bastante duráveis, mas logo perdem sua aparência apresentável.
Devido à alta densidade da tecelagem, a maioria das variedades desse tecido, principalmente as feitas de fibras artificiais, são repelentes à água.
Características da estrutura
"Tafetá" traduzido do persa significa "comitiva". A tecnologia de produção é aquela fibras naturais e (ou) sintéticas são torcidas e intimamente entrelaçadas umas com as outras em um padrão xadrez. Ao mesmo tempo, podem ser aquecidos, fazendo com que a textura se torne o mais densa possível e adquira um brilho característico.
Interessante! Durante muitos séculos, o trabalho exclusivamente manual foi utilizado para a fabricação deste material. Somente no final do século XX os índios apresentaram uma máquina que permitia fazer isso por máquina. Atualmente, a Índia é o maior fabricante e fornecedor mundial de tafetá de marca.
A espessura do tecido depende muito da matéria-prima: o mais fino é feito de seda natural.
Vantagens e desvantagens
O tafetá, como qualquer outro tecido, possui características próprias que o tornam atraente para os compradores:
- geralmente durável e dura bastante tempo;
- fácil de pintar, a cor não perde o brilho se usada corretamente;
- mantém a sua forma perfeitamente, “deita-se” em lindas dobras grandes, por isso é ideal para decoração;
- a novidade parece elegante, você pode “brilhar” em todos os sentidos da palavra em qualquer evento festivo.
As desvantagens óbvias incluem o fato de que:
- encolhe quando aquecido (lavagem em água quente, secagem extrema);
- esfarela nas bordas ao cortar o tecido;
- requer atenção muito cuidadosa.
Tipos de tecido
Além de bases puramente naturais, cada vez mais raras e artificiais, os fabricantes contam com suas diversas combinações. E não se trata mais de tecidos únicos com 100% de conteúdo de um componente de matéria-prima, mas de uma mistura de vários “ingredientes” em diferentes proporções.
Existem várias modificações nas soluções de cor e textura:
- Simples - tecelagem de fios da mesma cor.
- Shanzhan é uma combinação de fios de diferentes tonalidades, proporcionando um efeito camaleão - brilho incomum do tecido quando iluminado de diferentes ângulos.
- Impresso - um padrão contrastante é aplicado em um tecido liso usando uma máquina de escrever especial.
- Crash é tafetá, comprimido artificialmente sob a influência de altas temperaturas e de uma prensa mecânica.
- A tapeçaria de tafetá é um tecido feito de várias (2-3) camadas de fios bem tricotados.
Diferenças de materiais semelhantes
É fácil ficar confuso com a enorme variedade de tecidos agora, muitos deles parecem iguais e é difícil para uma pessoa ignorante distinguir um do outro. É fácil confundir outros materiais brilhantes com tafetá:
- seda natural, mas é mais fina e leve;
- cetim - brilhante e macio, feito de seda e algodão, e cada vez mais de misturas artificiais. Somente um especialista experiente pode distingui-lo do tafetá;
- o cetim – traduzido do árabe como “liso” – é feito das mesmas matérias-primas, mas a tecnologia de tecelagem é diferente. A maioria dos fios da urdidura termina no lado direito e a trama termina no verso. É por isso uma superfície do cetim (exceto frente e verso) é lisa e a outra é fosca;
- brocado - idealmente intercalado com fios de metal (ouro, prata ou platina) no fio de seda. Às vezes pode ser confundido com tafetá estampado. Para tirar dúvidas, basta pegá-lo nas mãos - brocado é muito mais pesado;
- jacquard é um tecido baseado não em dois, mas em muito mais fios tricotados em um grande ornamento sofisticado, por isso é mais denso e grosso que o tafetá. O desenho pode ser criado tingindo o fio antes de ser tecido ou aplicado no tecido acabado. A segunda opção é mais utilizada para sintéticos;
- memória – tecido 100% poliéster com leve brilho fosco.Assim como o tafetá, consegue manter a sua forma, mas, ao contrário deste, pode ser facilmente alisado até à mão. Usado para costurar blusões leves.
O que é feito de tafetá?
Este material é adequado para a fabricação de produtos têxteis. Você pode costurar vários modelos de roupas com ele:
- vestido de noite, blusa, saia, qualquer traje festivo ou de carnaval. O líder aqui é o material liso e brilhante, shanzhan ou ceifador;
- um terno de negócio que, dependendo do corte, pode ser universal tanto para ir ao escritório quanto para sair.
Além disso, os alfaiates usam esse tecido como forro de agasalhos e bolsas, mas com uma condição - deve ser sem aditivos elásticos.
Os têxteis domésticos são frequentemente produzidos a partir de tafetá:
- cortinas;
- capas de almofadas;
- colchas;
- elementos decorativos - cortinas, biombos.
A matéria está em demanda e na produção de móveis. A estrutura mais densa é utilizada para cobrir sofás e poltronas. Menos comumente usado para cobrir cantos e cadeiras de cozinha.
Sutilezas de cuidado
O tafetá é bastante caprichoso na manutenção. Antes de realizar qualquer manipulação com ele, é necessário estudar cuidadosamente as informações do rótulo: temperatura da água, recursos de centrifugação e secagem, modo de cozimento a vapor. Se a etiqueta for perdida ou o item não for comprado, mas costurado, e não houver informações sobre o material, As regras gerais de “não causar danos” se aplicam:
- É preferível lavar à mão ou na máquina, mas em modo delicado a uma temperatura de 30˚;
- use detergentes líquidos em vez de pós;
- excluir alvejantes que contenham cloro, mesmo para itens simples;
- Não use rotação automática. Recomenda-se “recolher” o excesso de umidade do tecido com uma toalha de algodão ou atoalhada;
- secar naturalmente e endireitado sobre uma superfície horizontal coberta com material higroscópico limpo. Não coloque sobre um radiador, pendure perto de dispositivos de aquecimento ou perto de fogo aberto.;
- passe com ferro quente pelo avesso para não estragar a cor e o brilho. Altas temperaturas podem levar ao encolhimento do material, na melhor das hipóteses, e a sérios danos térmicos, na pior.
Importante! A fiação não é contra-indicada para tafetá amassado, pois pequenos vincos são seu diferencial. Além disso, não requer engomar.
Na hora de guardar é melhor não dobrar, mas enrolar o tecido, se possível pendure as roupas em cabides e cubra com uma capa protetora (mas não a vácuo).
O material artificial é mais fácil de cuidar do que o material natural, mas se seguir todas as recomendações, vai durar muito e vai virar destaque no guarda-roupa de qualquer fashionista ou no interior do seu apartamento preferido.
No século 21, qualquer pessoa pode comprar este tecido. Ao escolhê-lo, você deve se guiar pelas preferências pessoais e capacidades financeiras. O tafetá feito com ingredientes naturais proporciona maior conforto e é absolutamente seguro. O único problema - Preço Alto, o que reduz um pouco a demanda por ele entre a maioria dos compradores.
Análogos artificiais e mistos são mais acessíveis e não geram transtornos, principalmente se o produto não for usado constantemente e a pele não for hipersensível. Em geral, é um material interessante e bastante prático que pode tanto decorar uma imagem quanto dar brilho ao interior.