Existem modelos que ficam na história da moda como símbolos de uma determinada época ou de um estilista famoso. Estes incluem o vestidinho preto da grande Coco Chanel e seus elegantes ternos bouclé. Tecido volumoso com superfície irregular mudou uma vez a maneira como os designers pensavam sobre a aparência de casacos e ternos., e desde então se enraizou tanto no guarda-roupa feminino quanto na categoria de design de interiores.
Descrição e aparência
Bouclé é facilmente reconhecível por sua superfície áspera característica com nós ou laços salientes. O tecido é bastante solto e, portanto, macio e volumoso. Dependendo da matéria-prima com que é feito, o bouclé pode ser bastante denso, destinado a casacos ou fatos de outono, leve e fino para a estação primavera-verão, aconchegante e tricotado.
Em suas versões densas a superfície do material lembra cachos de rabiscos. Não é por acaso que o próprio nome “boucle” traduzido do francês significa “enrolar”, “enrolar”, “anel”. O tecido pode ser monocromático ou multicolorido.
Onde “nasceu” esse tecido? Recursos de fabricação
O berço do bouclé é a França. Exatamente lá a lendária Chanel de meados do século 20 oferecia aos seus clientes elegantes ternos, saias e jaquetas confeccionadas em tecido novo. Aproveitando ao máximo a suavidade e a plasticidade proporcionadas pelo entrelaçamento tipo fosco de fibras de diferentes tonalidades, ela criou conjuntos de delicados tons femininos, opções de preto e branco, utilizou tons alegres de caramelo e as combinações mais ousadas.
Por falar nisso! Jacqueline Kennedy, Audrey Hepburn e Sophia Loren tornaram-se imediatamente fãs deste estilo aristocrático. Presta homenagem às modelos boucle e a Hillary Clinton.
Desde os anos 70, os casacos boucle estão no auge da moda. Karl Lagerfeld aproveitou a iniciativa da grande francesa e fez do bouclé o rosto da sua marca.
O destaque do tecido é a sua rugosidade e convexidade, que surge como resultado de uma tecnologia de fabricação especialEU. Na tecelagem do tecido utiliza-se crepe ou fio fantasia. Ao mesmo tempo, os fios da trama, e às vezes os fios da urdidura, também apresentam grandes nós ou espessamentos ao longo de todo o comprimento. São eles, ao tecer, que criam o efeito de tubérculos sobre uma superfície macia e solta.
Um boucle mais denso, destinado a agasalhos e jaquetas, é obtido a partir da tecelagem estampada de fios multicoloridos. Nesse caso, aparece um padrão no tecido. O mais popular é o famoso “dente de hounds”, muitas vezes é encontrada uma versão melange ou xadrez.
Ele estica ou não?
Os tecidos Bouclé, principalmente os confeccionados com fios de lã com adição de sintéticos, são um material bastante flexível. Devido à sua frouxidão, tem propriedade de alongamento. Claro que o bouclé não pode ser comparado a um tecido tricotado ou elástico, mas usar uma jaqueta feita com esse tecido não vai fazer você se sentir como se estivesse em uma caixa de papelão.
Composição e propriedades do bouclé
Inicialmente, o tecido bouclé era de lã. Distingue-se pela leveza, suavidade e, apesar da sua friabilidade, elevadas propriedades de poupança de calor. Hoje, tecidos macios e de textura irregular podem ser feitos de várias fibras naturais: algodão, lã, seda.
Naturalmente, o material de origem determina a finalidade do tecido bouclé. Opções leves em seda, viscose ou algodão são uma excelente solução para um guarda-roupa primavera-verão. A adição de fibras sintéticas aumenta significativamente a resistência e a resistência ao desgaste do tecido. Aqui a liderança indiscutível é do poliéster, o que torna o material bouclé indispensável para estofados de móveis, cortinas, mantas, capas, etc.
Por fim, o fio bouclé produz um produto macio e fofo, agradável à vista e que proporciona o máximo conforto.
Vantagens e desvantagens
Como qualquer outro tecido, ambos estão presentes. Mas há desproporcionalmente mais dos primeiros. Os especialistas concentram-se nas seguintes vantagens do bouclé:
- Facilidade. A aparência volumosa dos produtos boucle engana. O tecido é muito leve e confortável.
- Suavidade. Os produtos confeccionados com este material garantem uma agradável sensação tátil; não há sensação de formigamento, dureza ou irritação.
- Elasticidade, que permite criar modelos com uma silhueta justa que realça lindamente a sua figura.
- Vestido buclé cortinas bem, formando lindas dobras suaves.
- Respirabilidade simultaneamente com as propriedades de proteção térmica das opções densas.
- Resistente a rugas. Uma qualidade maravilhosa que permite que você se sinta confiante ao longo do dia, principalmente para as mulheres que são obrigadas a passar a maior parte do tempo de trabalho na mesa.
- Estética. Os produtos feitos de bouclé parecem classicamente elegantes e originais.
- Diversidade paleta de cores e padrão.
- Relevo de superfície irregular até certo ponto corrige possíveis erros cometidos durante a costura.
Quanto às desvantagens, uma delas causa grandes transtornos na hora de costurar um produto e não atrapalha em nada a mulher que vai usar casaco ou vestido bouclé. Esse desgaste do tecido ao cortar e costurar. Portanto, os especialistas recomendam processar imediatamente as bordas da peça após o corte.
Proprietários de ternos e vestidos elegantes com superfície em relevo deverão escolher as joias com muito cuidado, prestar atenção nas pulseiras, relógios e na presença de cadeados na bolsa. O fato é que neste tecido puffs se formam com muita facilidade, o que confere imediatamente ao produto uma aparência desleixada.
E mais um fator que definitivamente deve ser levado em consideração: o tecido boucle pode aumentar visualmente o volume. Portanto, na hora de escolher o estilo do modelo, você deve pensar em quais locais precisam ser enfatizados com o bouclé e onde esse tecido terá que ser abandonado.
Tipos de bouclé
Ao longo do último meio século, o tecido popular mudou significativamente e hoje surpreende pela sua diversidade. A aparência da superfície varia dependendo da tecnologia de tecelagem, das fibras utilizadas e do esquema de cores:
- A versão clássica é caracterizada pela presença de bolinhas, cachos ou nós e é obtida com fios com nós.
- O corte bouclé parece muito interessante, caracterizado por um efeito fofo como o pêlo de pêlo curto, em cuja superfície sobressaem fios cortados. A espessura do bouclé varia de muito grosso, destinado a agasalhos, até bouclé de seda fino, com o qual são costuradas roupas caras de verão.
- O esquema de cores também pode ser diferente. Opções possíveis:
- Cor monocromática.
- Tecido liso intercalado com fios brilhantes e contrastantes.
- Cor melange.
- Pé de galinha ou ganso.
- Célula.
- Faixa.
Compare com outros tecidos
Claro, outros materiais também são usados para costurar ternos, jaquetas e casacos. Comparando-os com o bouclé, alguns pontos podem ser notados.
Tweed é um tecido muito comum para ternos e casacos. Via de regra, é obtido por tecelagem diagonal de fios de lã em sarja, o que proporciona uma superfície rugosa ao material, diferente densidade muito maior que o bouclé. Não há necessidade de falar em suavidade, plasticidade e leveza em relação ao tweed. É por isso que é usado principalmente para costurar roupas masculinas.
A versão feminina do tweed envolve a adição de fios de linho, seda, algodão ou sintéticos, o que o torna mais leve.
Gabardine é muito popular. Este tecido é feito de seis ovelhas Merino em trama diagonal, resultando em uma nervura enviesada na superfície lisa. Este tipo de material de fantasia compartilha com o bouclé boa maleabilidade, leveza e resistência a rugas.
O que eles estão costurando com esse material?
- Em primeiro lugar - elegante “saia + jaqueta” de duas peças no estilo Chanel. Uma opção tradicional de tecido bouclé em xadrez ou houndstooth.
- Variedades grossas de lã bouclé destinam-se a casacos de diversos cortes, ponchos e capas de meia estação. Pode ser um ótimo complemento para o seu visual boina e cachecol confeccionados em tecido macio com padrão de arabescos.
- Variedades finas de boucle feitas de fios de algodão ou seda são transformadas em uma grande variedade de roupas de verão: vestidos, vestidos de verão, saias, terninhos etc. Vale a pena prestar atenção ao bouclé feito de seda natural. Este tecido caro é usado na confecção de vestidos de noite para ocasiões especiais.
- O escopo de aplicação dos tecidos bouclé feitos de fibras sintéticas é muito amplo. Em primeiro lugar, é lindo estofamento de móveis. Eles não parecem menos convincentes cortinas e cortinas.
- As variedades mais densas são utilizadas na produção de calçados para acabamento e costura de chinelos.
Nuances de cuidado
As recomendações de cuidados variam significativamente dependendo da composição do tecido:
- Versão clássica do bouclé de lã elimina lavagem. A solução ideal é a lavagem a seco. Em casa, você pode remover a sujeira com uma escova macia.
- Outros tipos de tecido encaracolado podem ser lavados no ciclo delicado em temperatura não superior a 30-40°. A função de centrifugação automática deve ser abandonada realizando este procedimento manualmente, sem torcer ou esticar o produto.
- Você deveria secar roupas bouclé no estado desdobrado e endireitado. Caso seja necessário passar a ferro, este procedimento é realizado de dentro para fora, a uma temperatura mínima através do suporte.
Importante! A lavagem na máquina é feita separadamente das demais peças.Ao carregar o produto, certifique-se de que todos os zíperes e botões estejam fechados para evitar que se prendam. A opção ideal é usar um saco de roupa suja.
Seguir estas recomendações simples garantirá o uso a longo prazo de seus itens favoritos em seu guarda-roupa.