A escolha do uniforme escolar é uma questão de muita responsabilidade e deve ser abordada com toda a responsabilidade. Se tudo é simples com as cores dos tecidos: são aceitos padrões de cores uniformes (cinza, azul, bordô, preto e verde escuro), então no que diz respeito à escolha do material para costura, existem opções.
Quais requisitos o material para um uniforme escolar deve atender?
Considerando que a criança passa a maior parte do dia na escola, a segurança do tecido escolar em contato com seu corpo é muito importante.
O tecido para uniformes escolares deve atender aos seguintes requisitos de higiene:
- Tenha um certo grau de respirabilidade. Isso é necessário para que a criança não sue e se sinta confortável.
- A ausência de eletricidade estática no tecido é um critério importante na escolha do tecido escolar.
- A presença de higroscopicidade do material. Para os tecidos naturais esse valor é sempre alto, mas para os sintéticos é mínimo. Além dos requisitos higiênicos, também existem requisitos químicos:
- Maiores exigências são colocadas na solidez da cor do material. Os corantes usados para pintura devem ser seguros para crianças. E mais um tipo de requisitos - operacionais:
- O tecido deve ser resistente ao desgaste e elástico. Para atender a esses requisitos, é necessário escolher tecidos com baixo teor de fibras sintéticas. Eles tornarão o material mais elástico, confortável de usar e garantirão sua preservação a longo prazo sem esticar ou deformar.
- Fácil de cuidar. As roupas escolares devem ser lavadas com frequência, secar rapidamente e não amassar muito.
Composição de tecido para uniformes escolares
Vamos considerar esse problema com mais detalhes. Todo mundo sabe que os tecidos sintéticos não permitem a boa passagem do ar e ficam eletrificados. Portanto, a maioria dos pais optaria por materiais naturais. No entanto, eles também têm desvantagens:
- Preço Alto;
- Tendência a esticar, formar pellets, baixa resistência ao desgaste.
A saída para esta difícil situação é combinar fibras naturais e sintéticas. O resultado é um tecido barato, resistente ao desgaste, durável e sem tendência a rugas. O principal aqui é escolher a proporção certa.
Uma proporção composta por lã + até 40% de fibra de poliéster + 30% de fios de náilon é considerada muito boa. Adições de lavsan ou fibra de viscose até 50% são aceitáveis.
O tecido das blusas e camisas deve ter 65% de fibras naturais ou viscose.
De que tecidos são feitos os uniformes escolares?
Os seguintes tipos de tecidos são escolhidos para uniformes escolares:
- O tecido Pikachu é um tecido de malha sintética que pode esticar em duas direções. Composição: 90% viscose + 10% elastano. Material macio, denso e bem drapeado, ajusta-se perfeitamente à figura e tem um preço acessível.
- Tecido prático – poliviscose.A composição inclui poliéster 70% e fibras de viscose 30%. Atende a todos os requisitos de materiais para uniformes escolares. Ele vem em fosco e brilhante.
- Tecido para saia escolar, jaqueta, vestido de verão – xadrez. É feito de fios de sarja com fibras de lã e algodão. A adição de fios artificiais agrega as qualidades necessárias de resistência ao desgaste e evita vincos. A composição permite 60% algodão, 20% viscose, 20% acrílico.
- Outro tecido é o gabardine. É uma mistura de lã e poliéster. Tecido denso, macio e forte com pequenas nervuras.
Seguindo as recomendações do nosso artigo, você poderá escolher corretamente, levando em consideração todas as exigências regulamentares, o material para costurar o uniforme escolar do seu filho.