O material tartan tem uma história rica que começou há muitos séculos. Sua pátria histórica é a Escócia. O primeiro material tartan foi criado no século IV. Então foi chamado de tecido tartan ou Escócia. O material foi muito utilizado pelos moradores locais para costurar kilts - vestidos nacionais. São telas grandes que lembram colchas modernas. Eles circundavam completamente a cintura, e a parte livre restante do tecido geralmente era jogada por cima do ombro. Somente no século XVIII o traje nacional foi melhorado. Os kilts ficaram menores. No início, eles ganharam popularidade entre as pessoas comuns. Os lenhadores gostaram especialmente do novo produto.
No século XIX, o material tartan tornou-se moda não só em seu país, mas também no exterior. Era usado para costurar cobertores, colchas, roupas de caça, chapéus e cachecóis. No século XX, o tartan começou a ser procurado pelos jovens representantes das tendências informais.Ao mesmo tempo, o tecido foi utilizado na confecção de ternos de negócios e trajes elegantes para a elite. Até hoje, a célula original ocupa posição de liderança entre os tecidos.
Tecido tartan - o que é isso?
Hoje, o tecido escocês é quase qualquer material que se distingue por um padrão especial - um xadrez grande. O tecido pode conter produtos sintéticos, seda ou algodão. Anteriormente, apenas as telas feitas de lã natural eram decoradas com padrões xadrez exclusivos. O nome original do tecido, tartan, é coisa do passado, assim como a composição da lã.
Para criar um padrão, utiliza-se sarja e fios coloridos. Eles são pré-pintados em diferentes tonalidades. Durante o trabalho, os fios ficam entrelaçados. Esta tecelagem exclusiva permite criar um padrão xadrez exclusivo.
A superfície do material é coberta por uma fina cicatriz. Apesar de o tecido moderno estar longe daquele produzido pelos escoceses, o desenho dele foi preservado. O tipo de tecelagem costuma ser chamado de fio escocês.
Tecido Tartan - composição, variedades
A partir do século XX, os tecidos de lã começaram a ser diluídos em acrílico, poliéster e viscose. Uma estampa da moda no século XXI adorna o tecido de linho sintético. Para garantir que o material estique bem, uma pequena porcentagem de elastano é adicionada à composição. A moda dos looks xadrez obriga os fabricantes a combinar diversos componentes para deixar o tecido o mais confortável possível. Existem vários tipos de materiais modernos, cada um com certas propriedades:
- Matéria sintética. O poliéster é usado para produção. Às vezes, a composição também contém algodão ou viscose. O padrão escocês é aplicado ao tecido acabado. Esses tecidos esticam bem, mantêm sua forma e resistem bem à lavagem.Outra vantagem é a resistência e resistência ao desgaste. Usado para costurar utensílios domésticos e roupas.
- Materiais de vestido. Utilizado para produção de saias, blusas, camisas, vestidos. O tecido taticamente agradável contém uma certa proporção de algodão em sua composição.
- Tecido de terno escocês. É caracterizado por alta densidade e suavidade. Tecido de lã, por vezes diluído com fibras sintéticas. Tecido quente, adequado para costurar jaquetas e ternos. Não sujeito a deformação.
Na versão clássica, o tartan difere não apenas nas propriedades, mas também no tipo de padrão. Na terra natal do tecido, existem mais de seis mil variações de estampas.
Tecido tartan – onde usar
Hoje, o tartan é um clássico associado ao conservadorismo, nobreza e senso de estilo. Provavelmente todas as marcas famosas já apresentaram produtos feitos com esse material pelo menos uma vez. É usado em vários campos:
- Produção de estofados para conjuntos de móveis, papéis de parede têxteis. Este desenho da casa permite recriar no interior os motivos típicos dos clássicos ingleses.
- Costurar cortinas e cortinas. O padrão xadrez escocês nas janelas enche a casa de conforto e aconchego caseiro. Para tais produtos, são utilizados preferencialmente tecidos artificiais devido ao seu baixo custo e praticidade. Cortinas em tons de azul com padrão característico são ideais para decorar quartos e quartos de crianças.
- Produção de lenços e lenços de pescoço. Os acessórios dão um charme especial ao seu look. Eles complementam casacos simples e ternos executivos.
- Costurando uniformes. O uniforme escolar xadrez é o cartão de visita de muitos liceus e escolas de elite. Combina clássicos, sofisticação e cores vivas.
Roupas xadrez criam um estilo empresarial rigoroso. Ao mesmo tempo, com sua ajuda, os designers criam imagens elegantes e cativantes. Uma saia ou vestido feito com este material é adequado para ir ao escritório, encontrar parceiros ou fazer uma entrevista. Se você complementar o look com acessórios, salto e uma bolsa estilosa, o look é adequado para uma festa ou encontro de amigos.
O xadrez escocês é um tecido que requer cuidados adequados
O tecido clássico é composto por lã pura ou combinada. Isso deve ser levado em consideração ao cuidar das coisas. Para preservar a aparência original do tecido, é necessário seguir as recomendações de manutenção das peças de lã:
- Não é aconselhável lavar agasalhos, jaquetas e ternos por conta própria. É melhor usar serviços de lavagem a seco.
- Os itens devem ser lavados à mão. Lavável na máquina apenas com um ciclo de lavagem especial para lã.
- A temperatura da água não deve ultrapassar trinta graus.
- É proibido deixar as coisas de molho por muito tempo.
- Você só pode torcer a lã com as mãos.
- Para secar as coisas, é necessária uma superfície plana e horizontal.
- Passe a ferro apenas com um pano levemente úmido.
Para remover a mancha, use uma escova macia e seca. Uma máquina especial é adequada para remover pellets. Se não tiver uma, você pode usar uma escova de dentes velha.