Um material de lã lindo e quente que parece aconchegante, caseiro, fofo, mas ao mesmo tempo rigoroso e estiloso - o tweed. É ideal para proteção contra vento e frio e, por isso, é muito utilizado na costura de casacos, jaquetas, cardigãs e muitos outros tipos de roupas e produtos para o lar. Na versão clássica, o tweed é um tecido natural, muito pesado e com pelo curto.
Os cientistas ainda estão discutindo sobre quando apareceu o tecido de tweed. No entanto, a maioria concorda que isso aconteceu no século XVIII. Naquela época, na Escócia e na Irlanda, os agricultores usavam roupas feitas com esse material quente. No século XIX, as roupas de tweed tornaram-se populares entre os aristocratas: eles as usavam para golfe, passeios a cavalo e caminhadas.
No século XX, vários produtos foram costurados com esse tecido de lã. Já naquela época era utilizado na fabricação de colchas e cobertores quentes.Na primeira metade do século, o tweed deixou de ser considerado um material para os aristocratas: então começaram a costurar com ele o chamado “boné de oito peças” - um boné usado tanto por fashionistas europeus ricos quanto por motoristas, pequenos comerciantes, entregadores de jornais, trabalhadores comuns e até bandidos. No entanto, a moda desse cocar passou rapidamente, mas não desapareceu completamente - ainda hoje, às vezes é produzido um cocar de oito peças.
Em meados do século XX, as jaquetas de tweed tornaram-se populares. Curiosamente, tanto homens quanto mulheres os usavam naquela época. No mundo moderno, quando as tendências da moda mudam na velocidade da luz, esse material também não é esquecido. Além disso, os produtos feitos a partir dele são usados por representantes de diversas gerações, independentemente das diferenças sociais ou de gênero.
O tweed é feito de lã merino, uma ovelha de lã fina. As matérias-primas são primeiro coletadas, depois lavadas e a água é trocada mais de uma vez. Depois de lavada, a lã é seca, penteada, separada por cor e às vezes tingida.
O material acabado, embora macio ao toque, é felpudo e definitivamente não pode ser chamado de liso. Isso se deve ao fato de os fios de lã não serem torcidos na confecção do tweed. Anteriormente, um produto feito com esse tecido costumava ser “espinhoso”, era impossível usá-lo sem roupa íntima grossa (camisa, camiseta). Hoje quase nunca se produz tweed totalmente natural, os fios de lã são necessariamente misturados com fibras sintéticas. Graças a isso, o produto acabado fica ainda mais macio, dura muito mais tempo, não forma bolinhas nem encolhe após a lavagem.
O Tweed é um tecido único cujas propriedades cativam muitos conhecedores de têxteis de qualidade. Então, esse material dura muito e praticamente não enruga.É muito quente, mas permite a boa passagem do ar e não causa reações alérgicas. Além disso, os produtos de tweed parecem elegantes, mesmo que pareça que não se enquadram nos padrões da moda moderna.
O tecido tweed parece muito interessante: se você olhar de perto, notará que os fios estão entrelaçados. Além disso, existem outros tipos incomuns de tecelagem:
Tweed também pode ser para mulheres ou homens. Se o primeiro for mais suave, a tecelagem costuma ser complexa e sofisticada, então o segundo é mais rígido e clássico.
O material também varia em densidade: existe um bem fino, adequado para costurar lenços ou jaquetas pouco volumosas. Há também um tweed mais grosso e pesado, muito procurado na costura de casacos e alguns outros tipos de agasalhos.