Tweed: que tipo de material? Propriedades, tipos, vantagens do tecido

Com a chegada do frio, você sempre quer se aquecer: em casa - vista seu cobertor preferido, e na hora de sair - vista um terno ou casaco quente, de preferência de base natural, lindo e ao mesmo tempo capaz para proteger do mau tempo. O tweed é ideal para esses requisitos - um material que há séculos goza do amor e respeito merecido dos consumidores.

Características gerais

Tweed é um tipo de lã natural, tecido bastante denso com um pequeno pelo natural. Também existe fio de tweed para tricô. Os produtos feitos com ele são quentes e duráveis.

tecido de tweed

Origem do material

Sua terra natal é considerada a Escócia - uma parte do Reino Unido, cercada em três lados por mares, com um clima fresco e úmido, onde o sol é uma raridade e não uma ocorrência constante.

O tecido era originalmente conhecido como sarja, que significa sarja.. Porém, segundo fontes históricas, um dos comerciantes ingleses, por desatenção (ou pela caligrafia ilegível do fornecedor), leu e pronunciou “tweed” em vez de “twill”, possivelmente referindo-se ao rio que atravessa o território de Grã Bretanha. Este nome foi atribuído à matéria; tem sido chamada assim há quase duzentos anos.

Estrutura de tecido

Principal A matéria-prima para sua produção é a lã de ovelha merino de lã fina.

Após a coleta, a matéria-prima é lavada, trocando-se diversas vezes a água, bem enxaguada, seca e penteada. Em seguida, são classificados por tonalidade e, se necessário, pintados. Ao girar os fios destinados à fabricação de tweed geralmente não são torcidos, por isso não são lisos, mas sim felpudos ao toque. O tecido, se for necessário dar-lhe maciez adicional, é embebido em água com sabão e “batido”.

Interessante! Antes de o processo ser automatizado, diversas pessoas participaram da “espancamento”. Eles acompanhavam suas ações com cantos rituais, cujo ritmo aumentava significativamente no final.

A “saída” é um tecido quente, denso e relativamente elástico. Sua espessura, rigidez e peso podem variar dependendo da finalidade.

Na produção moderna, para melhorar as propriedades de consumo (dureza, resistência), uma certa quantidade de componentes artificiais é adicionada às matérias-primas naturais.

garota com vestido evasê

Descrição da aparência

Tweed geralmente é uma sarja tecer de grandes fios de lã, em que um fio transversal (trama) passa por três fios de urdidura, agarra o quarto por baixo, depois “emerge” para cobrir os próximos três - e assim sucessivamente até o final da carreira.Na próxima linha, as mesmas manipulações são repetidas, mas com deslocamento de um fio. É assim que se formam os tipos clássicos de ornamentos. Por exemplo:

  • diagonal simples;
  • Espinha de peixe em forma de V;
  • grande célula contrastante;
  • tweed “local” (“árvore de Natal” em combinação com xadrez);
  • “pés de galinha” ou “presas de cachorro (lobo)”;
  • a intersecção em ângulo de 90˚ de finas linhas horizontais e verticais de cores diferentes, formando células dentro de células;
  • tartã ou tartã.

saia de tweed

Cores e estrutura

O tweed atrai pelas suas cores e padrões originais, que “surgem” pela combinação da lã “pura” e tingida num só tecido. Quanto mais tonalidades forem utilizadas, mais interessante será o resultado. O esquema de cores é geralmente caracterizado pela contenção e elegância.. As cores mais comuns são cinza, branco, preto, marrom, verde. Às vezes há combinações mais “divertidas”, mas não muito chamativas.

Essas soluções de cores e texturas tornam o tweed ideal para looks diários de escritório.

A estrutura do tecido é amplamente determinada pela espessura e grau de torção dos fios, pela força de sua tensão no tear e pela densidade de sua trama.. Dependendo desses parâmetros, a matéria pode ser desde densa e áspera até solta e delicada.

casaco de tweed

Propriedades do tweed

O Tweed é um tecido que evoca sensações táteis agradáveis, quente, não pesado, mas não muito leve. Além disso, é caracterizado por:

  • bom isolamento térmico;
  • hipoalergênico;
  • respirabilidade;
  • higroscopicidade;
  • força;
  • elasticidade;
  • resistência a vincos;
  • durabilidade.

Estas propriedades do tweed manifestam-se em maior ou menor grau dependendo da sua composição e, consequentemente, da variedade, mas em geral é um dos materiais outono-inverno mais versáteis.

desfile de moda. Tweed

Vantagens e desvantagens

O tecido tem muitas vantagens óbvias:

  • evita o frio e o vento, mesmo durante uma longa estadia ao ar livre durante a estação fria;
  • permite a passagem da umidade e do ar, mas ao mesmo tempo fica molhado por muito tempo, para que a chuva leve não prejudique o prazer de uma caminhada e não cause resfriado;
  • extremamente prático: não se suja nem enruga facilmente;
  • não desbota nem desbota devido ao uso de corantes permanentes naturais;
  • resistente ao desgaste: com os devidos cuidados pode durar décadas.

Por falar nisso! Se aparecer uma baforada no material, basta puxá-la em direções diferentes da área danificada, e as fibras voltarão à posição original e o tecido voltará à sua aparência original.

Também tem algumas desvantagens. Ele:

  • vai crescer, então os jovens precisam selecionar cuidadosamente o estilo e completar o conjunto geral;
  • demora muito para secar após a lavagem, como qualquer outro tecido quente e grosso;
  • atraente para as mariposas. No armário onde ficam as peças de tweed, deve haver sempre um remédio especial contra esse “voraz” amante da lã;
  • Não é barato – cerca de mil rublos por metro quadrado. m.

Importante! O tecido de lã original pode desgastar-se em determinados locais, por exemplo, no ombro, devido ao transporte constante de uma bolsa.

Jaqueta Coco Chanel

Tipos de materiais e suas características

Combinações de um determinado padrão, cor e espessura formam variedades de tweed, que possuem seus próprios nomes comerciais:

  1. Cheviot é um material denso e relativamente fino obtido da lã de ovelhas Cheviot de cor escura, semelhantes a Merino.
  2. Harris é um tecido de tweed tecido à mão feito de acordo com padrões especiais, oficialmente consagrados em lei aprovada pelo Parlamento do Reino Unido. Muito forte e à prova d'água. A cada 50 metros da tela original há um carimbo de cera confirmando 100% da qualidade do produto.
  3. Donegal é um tecido de lã denso e áspero com um efeito melange característico - nós multicoloridos intercalados em uma base lisa.
  4. Covercoat é um tipo de casaco de tweed, geralmente com adição de algodão. O padrão geralmente é pequeno, discreto, formado pela tecelagem de fios de três cores.
  5. Chambray é uma versão paletó, sem corantes artificiais. É baseado em um tecido com enfeite de fios em tons naturais.
  6. O cordão Bedford é o membro mais grosso, mais quente, mais durável e resistente ao desgaste da “família do tweed”. Tem a maior repelência à água.
  7. Houndstooth é um terno de tweed com um padrão brilhante em preto e branco ou com um padrão sobreposto ao outro (por exemplo, um grande xadrez contrastante sobre um fundo houndstooth).
  8. O tweed rendado é um tecido muito macio e um tanto solto, que lembra um pouco a renda. Leve e volumoso, consiste em uma bizarra combinação de fios em cores vivas. A opção mais adequada para experimentos de design.

tweed

Área de utilização do tecido

As roupas de tweed são populares há mais de 150 anos. Inicialmente, por sua textura áspera e rígida, o tecido era utilizado para costurar exclusivamente jaquetas fechadas masculinas, trajes de caça e lazer.

O material conquistou o coração das mulheres na década de 40 do século passado graças à personalidade cult na história da moda mundial - Coco Chanel, que “roubou” muitas peças do guarda-roupa de um homem e as adaptou para a metade justa. Ternos elegantes de tweed, incluindo jaqueta justa e saia estreita, tornaram-se um símbolo de autossuficiência, mas ao mesmo tempo de sofisticação e feminilidade.

Além disso, o tweed é a base para a produção:

  • roupas para esportes, caça e pesca;
  • uniforme militar;
  • toucados - boinas, chapéus, bonés de vários estilos;
  • têxteis-lar – cobertores, tapetes, capas;
  • sapatos (tênis);
  • bolsas

vestido de verão de tweed

Como limpar e lavar?

O mais gentil e, portanto, A melhor maneira de cuidar dos produtos de tweed é na lavagem a seco. Esse procedimento pode ser feito em casa com uma escova macia para roupas ou recorrer aos serviços de um ponto especializado. Isso se aplica principalmente a itens pesados ​​​​e grandes - casacos, jaquetas.

Se o tecido não for de grandes dimensões, Pode ser lavado, mas apenas à mão. A pré-imersão não é recomendada. A temperatura da água para lavagem e enxágue não deve ultrapassar 30º, pois em temperaturas mais altas a lã encolhe.

Importante! Não se pode usar detergentes em pó comuns contendo grânulos - eles podem não se dissolver completamente, ficar presos nas fibras e deixar manchas no tecido. É melhor usar detergentes líquidos ou em gel especiais para lavar peças delicadas de lã. Como último recurso, você pode usar gel de banho.

Você não deveria distorcer as coisaspara não deformá-los. A secagem, como as coisas molhadas são muito pesadas, só pode ser feita na posição horizontal, colocando-o sobre um substrato de tecido bem absorvente.O tweed libera umidade lentamente, por isso o ambiente deve ser bem ventilado.

Quando o produto estiver quase totalmente seco e não esticar com o próprio peso, pode-se pendurá-lo em cabides de tamanho adequado e, se necessário, tratá-lo com vaporizador. Passar a ferro não é recomendado.

Roupas confortáveis ​​e quentes não são um luxo, mas sim uma parte necessária do guarda-roupa de qualquer pessoa. Casaco, terno, cocar e outros produtos de tweed proporcionam um passeio confortável ao ar livre, ajudam a mantê-lo aquecido na estação fria e proporcionam maciez, conforto e aconchego.

Críticas e comentários

Materiais

Cortinas

Pano