Veludos (traduzido do francês significa veludo) é uma das variedades de tecidos felpudos muito utilizados para costurar roupas caseiras e esportivas, além de fantasias teatrais. Além disso, esse tecido é utilizado na produção de móveis estofados. Esse material, claro, não é dos mais práticos (devido à sua estrutura, cabelos e manchas se fixam facilmente nele), mas é muito bonito, pelo que é valorizado.
Os tecidos de veludo são feitos de fibras naturais de algodão, seda e lã. As tecnologias modernas permitem criar veludos com características marcantes e aspecto estético não só a partir de matérias-primas naturais, mas também com adição de fibra sintética, lycra ou poliéster.
Modo de produção
Existem dois métodos utilizados na indústria têxtil para a produção de materiais de veludo, a saber:
Painel duplo. Este processo tecnológico é bastante complexo, pois envolve três sistemas, cada um dos quais inclui cinco threads. Quatro threads criam duas warps em pares.Mas o quinto é necessário para unir as bases criadas. Para finalizar, é feito um corte no meio das telas resultantes, obtendo-se duas telas com revestimento aveludado na frente e absolutamente lisas no verso. Prutkovy. Nesse caso, fibras adicionais são tricotadas em muitas voltas na base, resultando na formação de uma pilha muito grossa ao cortar o tecido. Fios adicionais são desenhados usando hastes sobrepostas. Em seguida, as hastes são removidas antes do corte.
Tipos de materiais
Com base nas características de sua aparência, os tecidos felpudos podem ser classificados em:
Alise com uma superfície uniforme. Neste caso, a pilha é posicionada estritamente verticalmente.
Em forma. As fibras deste tipo de veludo não formam uma superfície única, permanecendo lisas em alguns pontos.
Tendo gravação em relevo. Neste caso, algumas áreas da superfície felpuda são colocadas de uma determinada maneira. Assim, enfeites e desenhos são criados na tela.
Suavemente colorido. A tela é pintada em apenas uma cor. Este veludo é muito utilizado em cortinas, pois a combinação de uma superfície felpuda e uma sombra permite criar um interessante jogo de luz e sombra.
Impresso. Neste caso, a tela possui um padrão colorido.
Além da aparência, a classificação é feita com base nas matérias-primas utilizadas na produção. Por isso vale destacar os seguintes tipos de veludo:
Algodão. Neste caso, apenas fibras de algodão são utilizadas na produção. Às vezes, fios sintéticos podem ser adicionados para melhorar as propriedades.
De lã. Isso inclui cortinas e tecidos de feltro.Esses tecidos são baseados em fios de tecido, que são penteados para obter uma pilha de comprimento curto e alta densidade.
Cortina de veludo. Neste caso, utiliza-se lã da mais alta qualidade como matéria-prima. Além disso, a tecelagem de cetim é utilizada na fabricação do tecido. Tudo isso é feito com esse tipo de tecido de veludo, um material muito caro.
Mobília. São caracterizados por maior resistência aos esforços mecânicos, o que os torna um material de estofamento quase ideal para móveis e até mesmo algumas outras superfícies.
Veludo automotivo. Para melhorar as características de resistência dos tecidos, isso é conseguido impregnando as fibras com uma composição especial. Isso torna o tecido resistente à abrasão, tornando-o adequado para estofados de assentos de automóveis e outras superfícies internas.
Jacquard. Ao contrário de outros tipos de veludo, eles possuem um padrão tridimensional original. Seu pelo é longo, o que torna esse material adequado para fronhas, almofadas decorativas para complementar o interior e revestimento de colchões.
O padrão não corresponde quando construído, mas isso não é o pior. O principal é que os shorts obtidos com esse padrão sejam grandes, mas ao mesmo tempo desconfortáveis. Você não pode andar muito longe e...