Os amantes de sapatos caros e luxuosos certamente terão pelo menos um par de veludo em seu guarda-roupa. Este é um material verdadeiramente requintado e luxuoso com o qual são feitos diferentes tipos de sapatos. Eles combinam excelente aparência e boas características de desempenho e combinam perfeitamente com a maioria dos itens clássicos do guarda-roupa.
O que é veludo para sapatos?
O material é uma pele natural de pequenos bovinos ou suínos domésticos, que é curtida de forma especial, conferindo-lhe elasticidade e resistência. Ele é muito É semelhante à camurça, mas tem uma diferença significativa: seu lado interno é coberto por fibras curtas e duras, e o segundo é totalmente liso, ao contrário de ambas as camurças felpudas.
É possível obter esse material por meio de moagem e curtimento. O couro é mantido em substâncias especiais para lhe conferir elasticidade e resistência.A parte frontal é então cuidadosamente lixada para que fique lisa e bonita.
Importante! Esses calçados têm um custo menor ao contrário das botas de camurça natural. Isso se deve à baixa resistência ao desgaste dos calçados.
Além da produção de botas e sapatos, o veludo também é utilizado na produção de chapéus, bolsas e artigos de retrosaria. Na confecção de calçados de veludo, ele é tratado com impregnações especiais que podem aumentar a vida útil do produto..
Definição e características
Segundo dados disponíveis nos dicionários, o veludo é um material de couro obtido pelo curtimento de peles de pequenos bovinos e suínos. Muitas vezes, para a produção de produtos, são retiradas peles com defeitos externos, pois devido ao lixamento cuidadoso, podem ser disfarçados e utilizados com sucesso na produção de roupas.
Existe também o conceito de veludo de pele. Este é um material tecido produzido por fiação. Freqüentemente usado para fazer roupas, inclusive para crianças pequenas. Possui extraordinária suavidade e conforto.
As principais características do veludo são:
- maciez e conforto (o material é muito agradável ao corpo, atraente na aparência);
- bom isolamento térmico (conseguido graças a uma camada densa e tratada de couro e pelo fofo com bom subpêlo);
- resistência (graças a tecnologias modernas e impregnações aprimoradas, é possível obter bom desempenho de operação);
- ecologicamente correto (pessoas com pele sensível podem adquirir esses sapatos com segurança, eles têm boa respirabilidade e não irritam a pele);
- praticidade (os calçados não requerem conhecimentos especiais de cuidados, são bastante fáceis de limpar e, com os devidos cuidados, conservam por muito tempo suas qualidades e propriedades externas).
Importante! Vale a pena entender que o veludo ainda não é um material de alta qualidade e é visivelmente diferente da camurça natural. É por isso que os sapatos de veludo são mais acessíveis e baratos.
Que tipos existem?
Variedades de material surgiram graças aos métodos de processamento:
- bakhtyrmyan (o lado externo é felpudo e o lado interno polido);
- frontal (material com superfície frontal polida);
- veludo de couro split (material de couro com a camada frontal removida e sem medida artificial, que é utilizado para costurar sapatos e roupas);
- pele (couro revestido com pelo curto; os produtos feitos com esse material são chamados de pele de carneiro).
Importante! Existem também variedades de tecidos, mas não é prático utilizá-las na produção de calçados.
Do que é feito o veludo natural?
Conforme mencionado acima, o veludo natural para confecção de calçados é obtido pelo curtimento de peles de animais. Na maioria das vezes, para isso, são utilizadas peles de cabra ou matérias-primas obtidas de bezerros. As peles desses animais caracterizam-se pela boa resistência a fatores externos, principalmente se o processo de fabricação for selecionado e realizado de acordo com todas as normas.
Como distinguir entre veludo natural e artificial?
Os especialistas dão várias recomendações sobre como distinguir o veludo verdadeiro do couro artificial ou camurça. Existem várias regras básicas para isso:
- dobrar o material (com essa manipulação, o couro natural é dobrado em arco, enquanto o artificial se quebra);
- aplique a mão (coloque a mão na superfície frontal e mantenha-a bem pressionada por algum tempo; se o tecido for artificial, a mão ficará molhada e ficará uma marca);
- inspeção do corte (pode dar uma resposta clara à pergunta sobre a naturalidade do material; a imitação sempre tem base de tecido);
- uma gota d'água (a umidade não é absorvida pelo material natural, enquanto uma mancha úmida permanecerá no material artificial).
Você também pode distinguir facilmente o veludo da camurça. Para fazer isso, basta passar o dedo sobre o material. As fibras do tecido aveludado permanecerão perturbadas e não voltarão ao seu lugar, enquanto a camurça ficará perfeita. Além disso, o tecido de veludo tem pêlo em apenas um lado, enquanto a camurça tem pêlo em ambos os lados.