Graças à sua aparência espetacular e luxuosa, as botas de veludo ganharam popularidade entre muitas pessoas. No entanto, cuidar deste material é muito diferente de cuidar de produtos normais de couro. Continue lendo para aprender sobre as principais características e técnicas de limpeza de veludo.
Regras para limpeza de veludo
Os sapatos de veludo têm aparência sofisticada e superfície macia e aveludada. O material requer abordagem especial e tratamento cuidadoso. Consideremos as regras básicas de cuidado:
- a limpeza de várias manchas só é permitida em superfície seca;
- os sapatos devem ser protegidos da luz solar direta para proteger a cor;
- O produto deve ser seco em temperatura ambiente e longe de aparelhos de aquecimento;
- se as botas ainda estiverem molhadas, é melhor retirar a umidade o mais rápido possível;
- Deve-se lavar a sola com cuidado para que a água não entre no veludo.
Importante! A principal recomendação é a limpeza oportuna e competente das botas.
O que você pode usar para limpar sapatos de veludo e o que não pode?
Entre os produtos profissionais, são procurados sprays, emulsões protetoras e impregnações hidrorrepelentes, além de tira-manchas. É melhor comprá-los junto com as botas, após consultar o vendedor da loja. Antes de sair com um novo par de botas, elas devem ser protegidas de sujeira, umidade e produtos químicos. Para isso, é necessário impregnar várias vezes o material.
Uma película protetora é formada na superfície que repelirá o líquido. Assim, compostos nocivos sairão da superfície e não entrarão na estrutura das próprias fibras. Esses produtos, além da função protetora, também podem possuir um pigmento corante que colore as botas em uma cor adequada. Recomenda-se escolher um spray de fabricantes comprovados e confiáveis. É expressamente proibido lavar os produtos com água.
Atenção! Entre outras receitas populares, são utilizadas ativamente soluções à base de amônia, peróxido de hidrogênio, água com sabão e leite.
Qual ferramenta devo usar?
Como ferramentas, você pode usar pincéis de vários níveis de dureza, além de borrachas para limpeza de manchas e pincéis de borracha. A poeira assenta no veludo muito rapidamente. É por isso Após cada uso, é aconselhável limpar as botas com uma escova de cerdas macias.. Os movimentos devem ir contra a pilha. Este procedimento não é fácil, pois não deve ser permitido alisar as vilosidades.
Métodos para remover manchas e sujeira de sapatos de veludo
Sujidades e manchas pesadas podem ser removidas com gasolina, que também servirá como solvente. Para isso, é necessário saturar a esponja com ela e enxaguar bem todas as áreas do sapato. Depois disso, talco ou fécula de batata são despejados na superfície do produto.Depois de uma hora, o talco é retirado e as botas limpas com escova comum de camurça. Após este procedimento, é aconselhável ventilar o produto, pois pode ficar saturado com um odor desagradável. O método exige muito trabalho, mas tem eficácia garantida.
Referência! É necessário selecionar gasolina purificada e de alta qualidade, sem impurezas estranhas.
Manchas de média complexidade podem ser facilmente removidas com álcool etílico. No entanto Antes de iniciar o processo de limpeza, é aconselhável fazer um teste em uma pequena área do produto. Para manchas mais complexas e antigas, é melhor levar as botas a uma oficina para limpeza profissional.
Uma das vantagens das botas de veludo é a sua bela aparência. Uma desvantagem significativa é que o material requer cuidados especiais e manuseio cuidadoso.. Portanto, é necessário limpar os sapatos regularmente e completamente. Em casa, você pode usar tanto produtos de cuidados especiais quanto ingredientes improvisados.