Cada segundo artigo sobre veludo começa com a mensagem de que este termo traduzido literalmente do francês significa “veludo”. Porém, na realidade tem origem no latim “villosus” - “shaggy”.
A ironia é que a produção do veludo utiliza uma tecnologia um pouco diferente da do veludo, e com isso o tecido sai com pelo mais comprido, ou seja, bem desgrenhado. Graças a esta estrutura, o material revela-se surpreendentemente macio e ao mesmo tempo de elevada manutenção.
Lavagem - instruções detalhadas
Após a revolução tecnológica, o veludo outrora caro passou a ser amplamente utilizado para diversos fins. Hoje eles produzem vários tipos:
- algodão - durável, ideal para costurar roupas infantis;
- lã - com pelo grosso, utilizada na fabricação de casacos e jaquetas;
- o veludo drapeado é uma alternativa ao veludo caro;
- móveis - densos, duráveis e resistentes à abrasão;
- O veludo automotivo é o resultado de uma combinação única de fios naturais e artificiais, além de impregnações especiais, que aumentam a durabilidade do material.
Porém, apesar da abundância de opções, há uma característica que une todo o veludo - ele suja e, se usado de maneira inadequada, rapidamente se torna inutilizável.
Regras básicas de lavagem
- Manuais - neste caso, não deve ficar de molho por muito tempo, caso contrário corre o risco de estragar a estrutura do tecido.
- Máquina - Escolha sempre o modo “delicado” e não ajuste a temperatura acima de 30 graus.
- Pó - deve ser macio para itens coloridos. Você pode substituí-lo por detergentes especiais para tecidos fofos.
- Água sanitária e outras substâncias que contenham cloro não devem ser utilizadas.
- pontos, se forem poucos, remova-os com uma solução de sabão, simplesmente tratando a área desejada. para não lavar todo o produto.
Importante! Se você usar uma máquina de lavar, certifique-se de definir o ciclo de centrifugação para uma configuração suave, caso contrário, você corre o risco de obter um pano luxuoso e não seu item favorito. É melhor secar os itens ao ar livre, mas evite a exposição direta à luz solar.
Após a lavagem, o veludo, como muitos outros tipos de tecido, fica enrugado, porém os fabricantes não recomendam passar roupas de veludo. Como último recurso, você pode passar a peça virando-a do avesso, mas seria muito melhor usar um vaporizador.
Cuidando do veludo artificial
Ao contrário da fibra natural, sua base de fio é mais resistente a diversas cargas agressivas. Na verdade, isso sugere que esse tecido pode ser lavado com pós mais ativos e a uma temperatura de 40 graus.Porém, você não deve ser muito zeloso, pois quanto mais cuidado você tratar o tecido, mais tempo ele lhe servirá. Isso significa que algo feito de veludo irá deliciá-lo com sua maciez e conforto por muito tempo.